sábado, 9 de janeiro de 2016

Ataque aéreo russo deixa 39 mortos

Ataque aéreo russo deixa 39 mortos (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
O ataque aéreo da aviação russa contra um edifício usado pela Al Qaeda como prisão, no Noroeste da Síria, deixou pelo menos 39 mortos, cinco deles civis, segundo informações do Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
“Pelo menos 39 pessoas morreram no ataque da aviação russa contra um edifício utilizado pela Frente Al Nusra, o braço sírio da Al Qaeda, como prisão e tribunal em Maaret Al Noomane”, na província de Idleb, disse a organização.
O primeiro balanço provisório do OSDH indicava dez mortes, a maioria de rebeldes presos pela Frente Al Nusra. Entre as vítimas estão também guardas de prisões, membros da frente. Há ainda cinco vítimas civis, entre elas uma criança.
Aviões russos têm feito ataques aéreos contra o Estado Islâmico e outros grupos terroristas na Síria desde 30 de setembro.
(Pararijos NEWS/Agência Brasil)

21 servidores públicos são expulsos no Pará

21 servidores públicos são expulsos no Pará (Foto: Divulgação)
Segundo a CGU, havia práticas de atos relacionados à corrupção. (Foto: Divulgação)
Em 2015, o Executivo expulsou 541 servidores por infrações à lei que rege o funcionalismo público, de acordo com levantamento da CGU (Controladoria-Geral da União) divulgado ontem. O principal motivo para os desligamentos, de acordo com o órgão, foi a corrupção, justificativa para a saída de 332 dos 541 servidores.No Pará, foram afastados 21 servidores no ano passado. No ano anterior o número foi mais expressivo: 30. Desde 2003, segundo a CGU, 228 trabalhadores empregados em órgãos federais, no Estado, foram desligados por conduta indevida.

Além de servidores da ativa, o cálculo total inclui 53 cassações de aposentadorias e a saída de 41 ocupantes de cargos em comissões. Não estão contabilizados, entretanto, funcionários expulsos de empresas estatais, como a Petrobras e a Caixa Econômica Federal. Em 2015, o principal Estado a ser atingido com as expulsões foi o Rio de Janeiro, que registrou 97 casos, seguido de São Paulo (78) e Distrito Federal (59). O governo federal divulga desde 2003 a quantidade de servidores expulsos de seus quadros. Desde então, 5.659 funcionários públicos da ativa e aposentados foram expulsos dos quadros.

Os servidores apenados, nos termos da Lei Ficha Limpa, ficam inelegíveis por 8 anos. A depender do tipo de infração cometida, também podem ficar impedidos de voltar a exercer cargo público. Em todos os casos, as condutas irregulares ficaram comprovadas após condução de Processo Administrativo Disciplinar (PAD).

(Pararijos NEWS/Folhapress)

Remo apresenta oficialmente o novo elenco

Remo apresenta oficialmente o novo elenco (Foto: Diego Beckman/DOL)
A nova equipe do Remo foi apresentada na manhã deste sábado (9), em um palco montado no meio do gramado do estádio do Baenão. (Foto: Diego Beckman/DOL)
Com oito jogadores já contratados e a perspectiva da chegada de pelo menos mais três caras novas, o Clube do Remo apresentou, hoje pela manhã, no Baenão, o seu elenco para o início da temporada, quando o time terá quatro competições oficiais pela frente: Campeonato Paraense, Copa Verde, Copa do Brasil e Brasileiro da Série C. As novas aquisições do Leão se juntam aos atletas remanescentes do ano passado e a algumas poucas crias da casa, oriundas das divisões de base. Esse foi o primeiro contato dos profissionais azulinos, inclusive do técnico Leston Júnior e seu auxiliar, Gustavo Shirone, com a torcida do atual bicampeão paraense.

O encontro dos jogadores e comissão técnica com o Fenômeno Azul iniciou por volta das 8h30, com livre acesso do público ao estádio. Cerca de quatro mil torcedores estavam presentes, acompanhando cada um dos integrantes da equipe azulina ser chamado pelo nome até um palco no centro do gramado. Após a apresentação, os novos contratados, finalmente, vão poder conceder entrevista à imprensa, de acordo com informação passada pela assessoria do clube. Grande parte dos novatos está em Belém desde o começo da semana, sem qualquer contato com os jornalistas, conforme orientação passada pela gerência remista.

Os jogadores se submeteram aos exames e testes de praxes e, em seguida, assinaram contrato com Remo. Quase todos firmaram vínculos com duração de um ano. A exceção é o volante Michel, de 34 anos, que fechou por quatro meses, com a possibilidade de ter o compromisso prorrogado, a depender da produção apresentada por ele em campo.

(Pararijos NEWS/Nildo Lima/Diário do Pará)

Saiba quem poderá substituir Mônica Iozzi

Saiba quem poderá substituir Mônica Iozzi (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Monica Iozzi vai deixar a bancada do "Vídeo Show" para se dedicar às novelas. Para substituir a morena, que se emocionou ao falar sobre sua saída do programa, alguns nomes já realizaram testes para ocupar a cadeira ao lado de Otaviano Costa, que confirmou ter participado de alguns deles com várias atrizes, sendo a maioria ligada à comédia. O apresentador contou em entrevista ao UOL que deu apenas uma dica para cada uma: "Sejam vocês mesmas!".
Quem já passou pela avaliação de Boninho, diretor de núcleo do programa das tardes da TV Globo, foram Heloisa Perissé, Dani Calabresa, Júlia Rabello, Fabiana Karla, Mariana Santos, Letícia Lima, Fernanda Souza e Maíra Charken, a "delegata" da novela "Babilônia". Monica Iozzi deve deixar o "Vídeo Show" no dia 29 de janeiro.
Segundo a avaliação do futuro companheiro de trabalho, os testes tiveram um resultado posiitivo. "São excelentes atrizes e que não foram para brincar". "Elas estão ali para ficar. Agora se a escolhida vai permanecer na bancada por muito ou pouco tempo é uma questão de destino, de proposta e de mercado. Não sei se existe uma preocupação da direção do programa que a próxima queira depois sair para fazer novela. Cada pessoa tem o direito de escolher o que é melhor para a sua vida", disse Otaviano, durante a coletiva de impresa da próxima novela das seis, "Êta Mundo Bom".
(Pararijos NEWS/DOL com informações do MSN)

Ronda Rousey aparece nua com pintura corporal





A ex-campeã peso-galo (61 kg) do UFC estrelará a nova capa da revista Sports Illustrated Swimsuit, onde aparecerá nua e coberta apenas por uma pintura corporal que simula o desenho de um maiô. Os bastidores foram captados pelo site TMZ. (Pararijos NEWS)

Camisa de Lugano já é a mais vendida do São Paulo

O zagueiro Diego Lugano nem chegou ao São Paulo e já tem a camisa mais vendida do clube. Com a aposentadoria do goleiro Rogério Ceni, o ídolo uruguaio assumiu o primeiro lugar em vendas de uniformes na loja oficial do tricolor paulista pela internet.
Apesar de ainda não ter assinado o seu contrato com clube, as vendas da camisa de Lugano já representam quase 20% do total na loja São Paulo Mania. O jogador de 35 não vem mais ao Brasil nesta sexta-feira, mas deve chegar nos próximos dias para ser jogador do são-paulino.

Lugano voltou a vestir o uniforme do SPFC na despedida de Ceni (Paulo Pinto/saopaulofc.net)
A primeira passagem de Lugano pelo tricolor foi entre 2003 e 2006, conquistando um Brasileiro, uma Libertadores e um Mundial de Clubes. Após passar por Fenerbahce (TUR), PSG (FRA), Málaga (ESP), West Bromwich (ING), Häcken (SUE) e Cerro Porteño (PAR), ele está de volta ao São Paulo dez anos depois. (Pararijos NEWS)

Ellen Rocche garante: ‘Não faço eventos particulares’

Ellen Rocche, 36, está acostumada com o assédio. Em conversa com Rafinha Bastos, 39, em um programa na internet, a atriz da TV Globo contou que fazia sucesso desde o início da adolescência.
“Sempre tive um corpão. Desde os 13 anos já recebia cantadas”, disse a loira que não se incomodava na época. “Até os 20 anos eu fui muito ingênua. As pessoas me cantavam e eu não via com malícia, sempre fui simpática. Esse tipo de coisa não chegava a me incomodar, não, a não ser que fosse uma coisa mais agressiva”, acrescentou.
Atualmente como a personagem Dona Capitu no humorístico “A Escolinha do Professor Raimundo - Nova Geração”, Ellen também declarou que já foi vítima de muitas propostas indecentes. “Já aconteceu de me chamarem para fazer despedida de solteiro, de pessoas querendo orçar minha presença. Eu não faço eventos particulares, não. Já tentaram me contratar várias vezes”, falou ela. (Pararijos NEWS)

Pai da minissaia morre aos 92 anos

Pai da minissaia morre aos 92 anos (Foto: Reprodução )
O estilista e umas peças criadas por ele nos anos 60 (Foto: Reprodução )
O estilista francês André Courrèges faleceu, aos 92 anos, em casa, perto de Paris, anunciou nesta sexta-feira (8) a "maison" que leva o nome do criador. Ele é considerado o pai da minissaia, símbolo da revolução indumentária dos anos 60.
De acordo com o anúncio, ele morreu na quinta-feira (7), após uma batalha de 30 anos contra o Mal de Parkinson.  
Até o fim da vida, o estilista - que vestiu famosas como Françoise Hardy, Audrey Hepburn e Catherine Deneuve - considerou a moda "um estilo de vida" fora das convenções.
O começo no mundo da moda foi ao lado do estilista Cristobal Balenciaga, nos anos 40, com quem colaborou por 11 anos.
(Pararijos NEWS/DOL)

Cota de patrocínio do Parazão é a mesma de 2015

Cota de patrocínio do Parazão é a mesma de 2015 (Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará)
(Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará)
Com a proximidade do início do Campeonato Paraense 2016, os representantes dos clubes, da Federação Paraense de Futebol (FPF) e do Governo do Estado se reuniram, na manhã de ontem, para fechar o acordo das cotas de patrocínio destinadas aos times. A reunião aconteceu na sede da Casa Civil do Governo. Até o início do regional, eles irão se encontrar de novo para assinar o que foi acordado.

Na conversa inicial, ficou acertado que os valores repassados serão os mesmos do último Parazão. Deste modo, a quantia total a ser distribuída entre as equipes é de mais de R$ 6 milhões. A Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), detentora dos direitos de transmissão do campeonato, manterá o apoio de R$ 2,9 milhões, divididos de acordo com a cota destinada a cada agremiação.

O Banpará vai repassar a Remo e Paysandu R$ 54,5 mil reais por mês, ao longo deste ano. Já os outros times receberão mensalmente R$ 19,8 mil.

Foi feita uma solicitação por parte dos diretores dos clubes do interior para que sejam adiantadas três parcelas deste apoio, o que foi aceito por todas as partes.

Foi discutido também o aumento da taxa de manutenção do Mangueirão, que pode chegar a R$ 10 mil, dependendo do jogo. A decisão foi de manter o valor, mas alterá-lo quando as catracas eletrônicas forem instaladas no estádio. A previsão é que até fevereiro, tudo seja resolvido. Entretanto, para o Campeonato Brasileiro e Copa Verde, as taxas serão reajustas, em nova reunião com os times classificados para estas competições.

(Pararijos NEWS/Café Pinheiro/Diário do Pará)

Pararijos NEWS


Otaviano Costa define como tem de ser a substituta de Monica Iozzi no ‘Vídeo Show’: ‘Alguém do humor e do improviso’

 
Otaviano Costa comemora a boa fase do programa da Globo, no ar há 33 anos. Foto AgNews
Monica Iozzi já avisou no ar que fica só até o dia 29 de janeiro próximo na bancada do “Vídeo Show” ao lado de Otaviano Costa. Ela vai fazer a novela “Haja Coração” e vai se dedicar ao novo trabalho. Com isso, estão rolando desde o mês passado os testes para a substituta dela no posto. Fernanda Souza, Letícia Lima, Julia Rabello, Mariana Santos, Heloísa Périssé e Fabiana Karla, entre outras, tentaram a sorte.
Em entrevista ao Yahoo!, Otaviano não quis dizer qual é sua preferida para a vaga, mas traçou o perfil dela. “Tem que ser alguém do humor e o improviso. O programa já está brifado. É um caminho sem volta. Deu muito certo a minha química com a Monica. É um caminho pronto, já trilhado e tem que se manter assim. E tem que ser da pessoa, não um personagem”, explicou o apresentador do vespertino. “Os testes já terminaram. Não digo minha preferida pois não quero gerar expectativa errada. Cada uma, foram sete ou oito mulheres, tem seu jeito de ser”, completou.
Ele está ansioso pela decisão. “A direção da casa ainda não decidiu. Estou ansioso para saber também. Mas estou muito feliz com o resultado. Criamos uma nova identidade, boa para o público, que está se divertindo. Depois de 33 anos, ser reconhecido, receber prêmios e sem mudar a essência, já que continuamos a mostrar os bastidores da TV, é muito bom”, reconhece Otaviano. (Pararijos NEWS)

STF abre inquérito contra deputado

Éder Mauro tem processo no Supremo e foi autuado em dezembro de 2015Éder Mauro tem processo no Supremo e foi autuado em dezembro de 2015
O Supremo Tribunal Federal abriu um inquérito para investigar o deputado federal Éder Mauro (PSD-PA) pelos crimes de extorsão e tortura. A relatoria do processo está nas mãos do ministro Edson Fachin. O deputado foi autuado em dezembro.
Integrante da chamada “bancada da bala”, Éder é delegado no Pará e foi o deputado do Estado mais votado nas eleições de 2014. O processo, remetido pelo Tribunal de Justiça do Pará ao STF em setembro, envolve pai e filho - uma criança de 10 anos - como supostas vítimas. O crime teria ocorrido em 2009.
Em um outro episódio, o deputado e cinco policiais então subordinados a ele foram denunciados também por tortura e por forjar um flagrante de extorsão contra uma mulher. Ela teria sido atraída ao escritório do então prefeito da cidade de Santa Izabel do Pará, Marió Kató (PMDB), para ser paga por uma dívida contraída pelo juiz do município, Augusto Cavalcante, quando foi abordada e agredida pelos policiais.
A vítima e dois filhos que a acompanhavam teriam sido ameaçados de execução sob a mira de armas de fogo. O relatório do Ministério Público sobre o episódio menciona “intensa sessão de espancamento” e “violento sofrimento físico e mental, conforme comprovado pelo exame de corpo de delito realizado nas vítimas”. (Pararijos NEWS)

Marina Ruy Barbosa lembra episódio de assédio: "chorei muito"

 
Marina Ruy Barbosa relembrou um episódio de assédio (Reprodução/ Instagram)
Marina Ruy Barbosa, que é capa da revista ‘Marie Claire’ de janeiro, relembrou um caso de assédio que sofreu aos 18 anos em entrevista à publicação. A atriz contou que se sentiu culpada pelo ocorrido e que chorou muito ao se ver exposta.
“Quando visto saia ou vestido nos eventos de trabalho, costumo a usar um short por baixo para evitar cliques indiscretos. Numa das poucas vezes em que não fiz isso, um cara se aproximou fingindo ser jornalista. Ele estava com uma câmera e, sem que eu percebesse, filmou por baixo da minha saia. Pouco tempo depois, as imagens da minha calcinha estavam espalhadas na internet. Chorei muito, fiquei me culpando por não ter colocado o short, como sempre. Foi horrível, porque toda mulher acha que a culpa é dela. E não é!”, revelou Marina Ruy Barbosa.
Solteira desde o fim de seu namoro com o empresário Caio Nabuco, a atriz contou que se irrita com os boatos de falsos affairs que lhe são atribuídos, e que gosta mesmo é de namorar. “Nunca fui de sair para beijar na boca, pegar na balada. Não sou dessas! Adoro ter alguém, criar intimidade e sei que na hora certa vai aparecer. Tenho só 20 anos”, afirmou Marina Ruy Barbosa. (Pararijos NEWS)

Anitta leva ‘bronca’ de Ana Maria Braga na TV

 
Funkeira participou do “Mais Você” ao vivo (Reprodução/Instagram)
A cantora Anitta, 22, participou do programa “Mais Você” desta quinta-feira (7) e passou por uma saia justa ao vivo. Antes de comentar que não tem tempo para se dedicar ao corpo e aos exercícios físicos, ela tomou uma “chamada” de Ana Maria Braga, 66.
“Olha pra mim quando a gente fala, me dá uma aflição”, disparou a apresentadora para a sua convidada. “Ah, é que eu fico olhando pra galera, para o povo de casa”, respondeu Anitta. “Você olhando para mim está olhando para a galera toda”, emendou a global. 
Sobre beleza, a artista revelou: “Não tenho tempo para cuidar do corpo. Fiz mais de 20 shows mês passado, cadê o tempo? Não sobra não! Cuido da minha carreira, canto, faço eventos. Cada um tem que ser feliz com o corpo que tem, é isso é o que importa”.
Bem humorada, a famosa ainda confessou que tem celulite e que não se preocupa muito com o assunto. “Tenho celulite mas não ligo não. A gente faz truque para foto, para TV e passa creme para dar uma tapeada”, disse ela. “Amo comer. Comer é a melhor coisa da vida, a gente se realiza. Adoro doces, massas, comida japonesa, gosto de tudo”, brincou Anitta. (Pararijos NEWS)

Homem teve as mãos amarradas antes de ser baleado




Marcelo Quaresma da Silva, de 29 anos, dormia com a esposa, por volta das 4 horas de ontem, quando dois homens armados invadiram a residência do casal, localizada na rua Santos dos Santos, na rodovia do Tapanã. Os criminosos dispararam vários tiros e mataram Marcelo, mas a esposa dele não foi alvejada. A equipe da Divisão de Homicídios de Icoaraci deve ficar responsável pelas investigações, mas até a manhã de ontem a ocorrência não tinha tramitado para a unidade especializada.
A equipe do sargento Ricardo, da Polícia Militar, foi a primeira a chegar ao local do crime. Ele disse, porém, que poucas pessoas falaram a respeito da execução. O policial informou, ainda, que os dois homens armados separaram o casal antes de abrir fogo. Marcelo foi levado para outro compartimento e teve as mãos amarradas para trás. Não foi informado quantos tiros atingiram a vítima.
Depois de matar Marcelo, a dupla fugiu do local e a esposa dele, desesperada, pediu ajuda aos vizinhos. Também não foi informado no local se Marcelo tinha algum envolvimento com crimes.
Quem tiver informações a respeito dos criminosos pode colaborar com a polícia por meio do Disque-Denúncia (181). A ligação é gratuita e não é preciso se identificar. (Pararijos NEWS)

Mais 278 mil famílias podem perder tarifa social

Mais 278 mil famílias podem perder tarifa social (Foto: Cezar Magalhães)
Para não perder a tarifa social de energia elétrica, o beneficiário deve atualizar o seu cadastro (Foto: Cezar Magalhães)
Um total de 278.104 famílias paraenses de baixa renda podem perder o benefício da tarifa social de energia elétrica. O motivo é a não atualização do Cadastro Único (CadÚnico), realizado junto aos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). O recadastramento deve ser atualizado a cada 2 anos pelos beneficiários do programa. A gestora do processo na Celpa, Ana Paula Barbosa, afirma que as famílias que perderem o benefício por não terem atualizado seus dados junto ao Cras podem recuperá-lo a qualquer tempo. “Estas famílias ainda podem procurar o Cras mais próximo de sua residência para efetivar a atualização cadastral”. 
A tarifa social, que garante descontos de 10% a 65% na conta de energia elétrica, é destinada a consumidores residenciais com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário mínimo por pessoa, ou seja, R$ 440. Também tem direito ao benefício idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência de qualquer idade. 

ATENDIMENTO
Famílias com renda mensal de até 3 salários mínimos só poderão ser beneficiadas se tiverem entre os seus membros pacientes em tratamento de saúde domiciliar que requeira uso de equipamentos hospitalares. Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 091 0196.
(Pararijos NEWS/Diário do Pará)

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Enferrujou? Confira dicas imperdíveis para limpar:

Enferrujou? Confira dicas imperdíveis para limpar: (Foto: Divulgação)
Saiba como manter seus objetos longe da ferrugem, usando produtos naturais acessíveis (Foto: Divulgação)
Para remover a ferrugem de um carro, peça de mobília, panela e demais utensílios pode ser usada uma solução ecológica, isto é, sem adquirir produtos químicos para o fazê-lo, apenas tem de decidir quais destas dicas "verdes" vai experimentar.
Bicarbonato de sódio:
Um dos melhores produtos de limpeza naturais que existe, o bicarbonato de sódio interage com as moléculas orgânicas da ferrugem, fazendo com que esta se dissolva de forma fácil e rápida. A melhor maneira de aplicar o bicarbonato de sódio nas manchas de ferrugem é misturá-lo com água até obter uma pasta consistente; espalhando-a depois sobre a área em questão, deixando atuar durante alguns minutos antes de a retirar com um pouco de água ou um pano húmido.
Bebidas gaseificadas:
Também são extremamente eficazes na remoção da inestética ferrugem. Porquê? Porque este tipo de bebida contém ácidos cítricos que são eficazes na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem. Embebeda um pano com um pouco da bebida e esfregue bem sobre a ferrugem, de forma a retirá-la por completo. Se ficar muito pegajoso, basta lavar o objeto ou área com água e sabão e secar bem no final.
Vinagre branco:
Para além de ser um produto de limpeza ecológico, o poder do vinagre branco é indiscutível, sendo tão eficaz na eliminação de bolor, como na remoção de marcas de ferrugem. O processo é muito simples: embebede um pano com vinagre e passe-o sobre a mancha de ferrugem; com uma lixa comece a remover a ferrugem. Quanto mais ferrugem existir, provavelmente mais vinagre terá de aplicar. Se não tiver ou não quiser usar a lixa, junte sal ao vinagre, para conseguir o mesmo efeito. No final, passe água fresca na mancha de ferrugem, agora extinta! Para pequenos objetos, mergulhe-os num recipiente com vinagre de um dia para o outro para eliminar qualquer vestígio de ferrugem, lavando e secando por completo o objeto.
Limão:
Aromático e 100% natural, o sumo de limão pode ser utilizado em todo o tipo de limpezas, incluindo a remoção de ferrugem. O ácido cítrico presente nesta fruta é muito potente na remoção das manchas de ferrugem e basta cortar um limão a meio e esfregá-lo diretamente na área a tratar até conseguir o resultado desejado. Para casos mais complicados, salpique a área ou o objeto enferrujado com sal e limão e deixe repousar de um dia para o outro antes de lavar e secar convenientemente. O seu carro ou as suas panelas ficarão mais brilhantes e este é apenas um pequeno exemplo de como se pode, muito facilmente, viver uma vida mais verde.
Lima:
Se não tiver limões, as limas são igualmente eficazes na luta contra as desagradáveis manchas de ferrugem, basta espremer o seu sumo sobre a área a tratar. Se quiser, junte um pouco de sal para conseguir um efeito lixa – o que torna esta dupla verdadeiramente imbatível. Tal como os limões, também as limas são indicadas para casos mais graves: salpique a área ou o objeto enferrujado com sal e sumo de lima e deixe repousar de um dia para o outro antes de lavar e secar.
Batata:
Pode parecer pouco comum, mas a verdade é que também as batatas são eficazes no combate à ferrugem. Corte uma batata a meio e esfregue-a sobre a área de ferrugem a tratar. Em casos mais difíceis, mergulhe a batata em sal grosso antes de esfregar, para que este possa fazer o papel de lixa. O resultado? Objetos livres de ferrugem de forma ecológica, ou seja, sem o uso de produtos químicos nocivos.
(Pararijos NEWS com informações de Dica Verde)

Escola oferece quatro cursos este mês

Escola oferece quatro cursos este mês (Foto: Arlen Keuffer/Divulgação)
Annelise D'Angiolella vai ministrar as aulas de dança do ventre. (Foto: Arlen Keuffer/Divulgação)
Quem tem tempo de sobra durante o mês de janeiro pode aproveitar para cair na dança. É que o Espaço Experimental de Dança inicia hoje uma programação de cursos de férias, que segue até o dia 31, com aulas em diferentes estilos, tento premiados profissionais da dança como professores.

As aulas começam com uma turma de Hip hop e Street jazz, com aulas que vão de hoje até o dia 13, tendo como ministrante a bailarina, intérprete e criadora Silvia kamilla, formada pela UFPA e especialista em Danças Urbanas. Ela foi vencedora de batalhas all styles no país e atualmente integra, como bailarina, o Grupo de Jazz Primeiro Ato, em Belo Horizonte. Com o forte em Urbanas.

Do dia 14 a 17, o tema é dança de salão, com o professor e dançarino Gerson Frank. Já do dia 18 a 21, as aulas serão de dança do ventre, com a baiana Annelise D’Angiolella. Com formação em balé, sapateado e jazz desde a infância, há 15 anos ela se especializou em dança do ventre. Radicada em Belém desde 2008, ela ministra aulas no estilo, como professora independente, e também é diretora e coreógrafa da Cia Anwar de Danças Árabes.

A bailarina Janaína Pontes, formada pela UFPA e pela Royal Academy Of Dance, ministra as aulas de balé clássico livre, no período de 25 a 31 de janeiro. Ela foi considerada bailarina destaque da Oficina de Ballet Clássico Juvenil de Toshie Kobayashi, participou de diversos festivais e recebeu diversos prêmios. 
Serviço:
Hip Hop Street Jazz
Quando: 7 a 13, de 19h às 20h30
Dança de Salão
Quando: 14 a 17, de 19h às 20h30
Dança do Ventre
Quando: 18 a 21, de 19h às 20h30
Balé Clássico livre
Quando: 25 a 31, de 17h às 18h30
Local: Espaço Experimental de Dança (Rua Domingos Marreiros, 1775).
Informações: (91) 3246.4698
(Pararijos NEWS/Diário do Pará)

Três pessoas da mesma família são assassinadas em casa

Três pessoas da mesma família foram assassinadas dentro da própria casa, em Altamira, sudeste paraense. O crime ocorreu na madrugada desta quinta-feira (7). Duas vítimas foram asfixiadas com fitas adesivas e uma enforcada com um cadarço de sapato. A polícia investiga a motivação do crime.
Foto: Reprodução/ FacebookFoto: Reprodução/ Facebook
As primeiras informações apuradas pela polícia davam conta de que seriam cinco mortos, mas polícia corrigiu a informação posteriormente. Cinco pessoas estavam no imóvel, localizado na Rua Anchieta, área comercial da cidade. Três, o casal e um dos filhos, foram assassinados. Um outro casal de filhos, que foi trancado no banheiro pelos bandidos, conseguiu fugir e pedir ajuda.
Segundo os relatos de testemunhas feitos à polícia, pelo menos quatro homens teriam invadido a casa da família. Eles teriam usado fita adesiva para imobilizar e depois asfixiar as vítimas. O casal foi asfixiado com fita adesiva e o filho deles foi morto enforcado com um cadarço de sapato.

Imagens de circuitos de segurança de residências vizinhas mostraram que um veículo foi usado na fuga, mas não foi possível identificar a placa.
A suspeita é que o crime fosse direcionado ao casal, que atua na área de comércio, sendo proprietário de lojas na cidade. Nada foi roubado da casa. A polícia investiga a motivação do crime. (Pararijos NEWS)

Casal é amarrado a grades após assaltar ônibus em Belém

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução
Um casal foi amarrado às grades do prédio da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), no bairro do Reduto, em Belém, no início da tarde desta sexta-feira (8), após assaltar com um comparsa um ônibus da linha 40 Horas/Ver-o-Peso na avenida Governador José Malcher.
Os dois são adolescentes e o comparsa fugiram após o assalto em direção à avenida Visconde de Souza Franco, a Doca. Eles foram perseguidos por três vítimas do assalto.
Já na Doca entraram em um táxi no ponto localizado em frente ao supermercado Líder e saíram em fuga. Outros taxistas do ponto saíram atrás do veículo para impedir que o colega fosse feito refém.
O táxi foi alcançado na esquina da Doca com a rua Boaventura da Silva. Um dos bandidos saiu do carro empunhando uma arma, ameaçou os taxistas e conseguiu fugir. O adolescente e a mulher estavam desarmados e chegaram a ser agredidos pelos taxistas e populares que passavam pelo local. Após a agressão, ambos foram amarrados com cordas à grade da Seplan e a Polícia Militar foi chamada.
Os PMs desamarraram a dupla e os levaram para a Seccional de São Brás, de lá os dois foram encaminhados para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data). O grupo roubou bolsas, mochilas e telefones celulares dos passageiros do ônibus. (Pararijos NEWS)

Taxistas protestam contra reajuste de passagem da balsa

Foto: Fernando Araújo/ Arquivo O LiberalFoto: Fernando Araújo/ Arquivo O Liberal
O reajuste no preço da travessia de balsa da vila de Penhalonga, em Vigia, para a ilha de Colares, localizada a 93 quilômetros da capital paraense, nordeste paraense, teria provocado manifestação de dezenas de taxistas, nesta sexta-feira (08), que fecharam a estrada de Colares não permitindo com que os veículos que desembarcam da balsa seguissem caminho. O protesto foi iniciado às 6h30 da manhã e só foi encerrado no meio da tarde, segundo informou a Polícia Militar. Passageiros informaram que o transporte via balsa só foi normalizado no final da tarde.
Segundo uma condutora de um dos veículos que, desde 6h45, acompanhada de sua mãe, Maria Auxiliadora, 71 anos, tentava atravessar da vila para Colares, além de idosos, vários veículos com pessoas doentes, entre elas diabéticas, que precisam tomar insulina, e crianças, tiveram dificuldade para fazer a travessia da vila para Colares.  "Todos sofrem com essa situação, em especial essas pessoas, pois tem uma senhora que precisa tomar insulina a cada três horas e corre atrás de gelo para conservar o material. Há crianças de colo, que ainda estão mamando, e vários idosos. Meu carro ainda está na balsa, ainda não saiu de lá. Tenho que levar minha mãe para Colares e voltar para Belém. Mesmo que meu carro saia balsa, os taxistas não deixam ninguém seguir estrada, há uma fila enorme de carro, porque eles fecharam a via", afirmou pela manhã Kátia Marinho, 39 anos, filha da idosa Maria Auxiliadora.
Ainda segundo ela, os taxistas protestaram contra o aumento abusivo da travessia de balsa e não deixam nenhum carro passar. 'Só ambulância, funeral e carro da polícia já passaram. Tinha um carro da Polícia Civil Reservada, mas não fez nada. Tinha a Polícia Militar na vila de Penhalonga, mas eles disseram que não podem fazer nada porque Colares não é área de abrangência deles e há Polícia Militar em Colares, mas não negociam nada. Alguém, alguma autoridade tem que tomar uma atitude para resolver esse problema', reclamou Kátia Marinho, enquanto aguardava no local.
Em nota a Arcon Agência de Regulação de Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) informou que o protesto foi encerrado no meio da tarde e que uma equipe da Polícia Militar esteve no local para ajudar a resolver o impasse. A Arcon marcará uma reunião para discutir o reajuste e ouvir a sociedade.
A Agência esclarece que o reajuste das tarifas na travessia de balsa em Penha Longa, que dá acesso à ilha/município de Colares, foi publicado no Diário Oficial do Estado no dia 28 de dezembro de 2015 e a empresa operadora teve três úteis para colocá-lo em prática.
Segundo o órgão, esse reajuste foi autorizado pelo Conselho Estadual de Regulação e Controle de Serviços Públicos (Conerc) em reunião em outubro de 2015, e depois homologado pela Agência de Regulação de Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA). A Arcon explica que o Conerc conta com representantes de todos os segmentos envolvidos no transporte de passageiros intermunicipal, como empresários, servidores da Agência, de sindicatos e também os usuários.
Ainda segundo a Arcon, essas tarifas não eram reajustadas desde fevereiro de 2014 e o reajuste do setor hidroviário é feito segundo planilhas que são encaminhadas ao Conerc pelas empresas operadores de transportes. (Pararijos NEWS)

Pararijos NEWS


Bregaço festeja dois anos neste sábado

Bregaço festeja dois anos neste sábado (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
A ideia era fazer uma festa que valorizasse a música brega feita no Pará em suas várias vertentes, desse espaço aos artistas e contemplasse um público ávido por ver suas bandas e cantores preferidos ao vivo, com direito a muita dança. Assim surgiu o Bregaço, realizado pelo menos uma vez por mês no Mormaço.
A proposta deu tão certo que amanhã o Bregaço celebra dois anos de sucesso, em grande estilo, com a presença das bandas Fruto Sensual, Xeiro Verde e Bregaço, além das participações especiais de Kim Marques, Josiel (M’Synck) e Rebeca Lindsay.
Desde 2014, a festa cresceu, conquistou um público fiel e acabou gerando todo um movimento de retomada das festas de brega em Belém, abrindo alas para que outras programações surgissem. Um fato que merece ser comemorado com um show especial. “Para nós, nada melhor do que celebrar ao som das bandas que estão conosco desde o início do projeto e exaltam o brega em todo o Brasil tornando-o cada vez mais popular”, diz o organizador da festa, Antônio Carlos dos Santos.
A festa começa às 21h, com a banda Bregaço, liderada pela vocalista Michelle Amador. Criada há 7 meses, explora um repertório que inclui todos os estilos e épocas do brega. Em seguida tem Fruto Sensual. E no que depender da vocalista Valéria Paiva, a “rainha das aparelhagens”, o show será animado, com músicas já conhecidas do público, como “Está no Ar”, “Problema é Seu” e “Luxuoso Jacksom”. A noite se completa com a Xeiro Verde de Hellen Patrícia, que faz show de divulgação do DVD de 21 anos de carreira, com bregas repaginados pelas batidas modernas das guitarras e samples eletrônicos. No set list, músicas como “Beba Doida”, “Só Por Uma Noite de Amor”, “Voo do Águia”, “Não Sou Tua”, “Beijo Bom”, “Pura Emoção” e “Varejeira”. Além dos shows, o público também ganha um presente pela comemoração: um CD com as melhores músicas que tocaram durante as festas de brega do Mormaço.
Serviço:
Mais informações através do site ou 91-981211377/984214646. 
(Pararijos NEWS/Diário do Pará)

Dilma mira na aposentadoria


A presidente Dilma afirma que “não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja de 55 anos”A presidente Dilma afirma que “não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja de 55 anos”
A presidente Dilma Rousseff disse ontem que o governo vai “perseguir” neste ano uma reforma da Previdência aumentando a idade média para a aposentadoria. A proposta colide com o que é defendido pelo PT, que vê a mudança como “suicídio político” num ano de eleições municipais.
“Não é possível que a idade média de aposentadoria no Brasil seja de 55 anos”, afirmou a presidente, em café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto. Na primeira entrevista do ano, Dilma garantiu que, mesmo com as alterações pretendidas, o governo não mexerá em direitos adquiridos. “O Brasil vai ter de encarar a questão da Previdência. Essa é uma equação que atinge todos os países desenvolvidos e emergentes. Todos eles buscaram aumentar a idade de acesso (para obtenção do benefício)”, insistiu. Para a presidente, é possível discutir também um modelo que mescle a idade com tempo de contribuição, a chamada fórmula 85/95 progressiva.
Além dos direitos adquiridos, Dilma disse ser necessário observar um outro ponto importante. “É o problema do tempo de transição. Ninguém vai fazer uma reforma dessas - porque ela implica razões técnicas e também consenso político - sem que você considere um período de transição que leve em conta tanto direitos adquiridos quanto expectativa daqueles que já estão no mercado de trabalho”, argumentou a presidente.
Dilma afirmou que vai abrir o debate sobre o tema chamando o “Fórum de Trabalho e Previdência”, formado por trabalhadores, empresários, governo e Congresso, além de levar a discussão ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, o Conselhão, que será reativado. “A base para que uma reforma da Previdência seja sustentável no Brasil é o diálogo, é perceber os diferentes segmentos, tendo clareza de que há um problema real e que a solução não pode passar por você se esconder, mas por enfrentar”, insistiu a presidente. (Pararijos NEWS)

Pipas continuam a ser ameaça à rede elétrica

Empinar pipa perto de rede elétrica é risco à criança, ao consumidor e à CelpaEmpinar pipa perto de rede elétrica é risco à criança, ao consumidor e à Celpa
Brincadeira muito tradicional entre as crianças e adolescentes, empinar pipas é muito comum nesta época do ano. Porém, se certas regras não forem respeitadas, acidentes podem aconter. Um dos maiores perigos é o contacto da pipa com a rede elétrica que pode ocasionar descargas elétricas, curto circuito, e incêndios, levando a criança à morte e ocasionando sérios acidentes nas residências que estiverem o cabo elétrico ou do transformador ligados ao poste.
De acordo com o gerente da área de Manutenção da Celpa, Kléber Barros, é importante que a prática seja realizada o mais longe possível da fiação elétrica. “O ideal é que as pessoas procurem campos abertos, com boa visibilidade, para empinar pipas. O que acontece é que o brinquedo pode ficar enroscado nos fios e é feito um esforço para soltá-los. Isso não deve ser feito em hipótese alguma, pois há o risco de uma descarga elétrica, que pode levar à morte, além de causar transtornos como a falta de energia”, alerta o gerente.
O gerente da concessionária orienta ainda que barras de ferro, trilhos de cortina e outros materiais que são condutores de eletricidade jamais devem ser usados para retirar as pipas dos fios. “Esse procedimento aumenta o risco de um curto-circuito ou uma descarga elétrica fatal”. (Pararijos NEWS)

Prefeitura perde recurso de R$ 2 mi para reforma

Prefeitura perde recurso de R$ 2 mi para reforma (Foto: Jader Paes/Diário do Pará)
(Foto: Jader Paes/Diário do Pará)
Prestes a completar 400 anos, Belém não tem muito o que comemorar. Faltando poucos dias para o aniversário, uma triste notícia chegou ao conhecimento: a prefeitura perdeu um recurso de R$ 2 milhões para reformar do Ver-o-Peso.
No ofício assinado por Wanderson Lima, chefe da assessoria parlamentar substituto, detalha que “considerando o não fornecimento de informações básicas pela Prefeitura de Belém para coveniamento, pelo Iphan, de emenda relativa à recuperação do “Mercado do Ver-o-Peso”, torna-se inviável a manutenção do objeto pretendido”.
(Foto: reprodução)
A informação foi divulgada pelo deputado Edmilson Rodrigues, nesta sexta-feira (08). Em sua página no Facebook, ele publicou o ofício do Ministério da Cultura, do dia 30 de dezembro de 2015, informando o não recebimento do recurso. 
“É com imensa tristeza que recebo este ofício do Ministério da Cultura informando que Belém não receberá os R$ 2 milhões em recursos destinados, pelo nosso mandato, à reforma do Mercado do Ver-o-Peso, por não ter oferecido informações básicas para a viabilização do convênio. É lamentável que este completo descaso ocorra a poucos dias de nossos 400 anos num patrimônio que é um dos símbolos de nossa cidade”, escreveu o deputado.
O DOL entrou em contato com a Prefeitura de Belém e aguda retorno.
(DOL/Pararijos NEWS)

Nunes assume a CBF

Pela primeira vez um paraense, Antonio Carlos Nunes de Lima, assume a CBF, maior entidade do futebol brasileiro Pela primeira vez um paraense, Antonio Carlos Nunes de Lima, assume a CBF, maior entidade do futebol brasileiro
Depois de tirar Marcos Vicente da presidência da CBF, Marco Polo Del Nero convocou uma reunião na entidade para comunicar que entrará novamente de licença do cargo. Para o seu lugar, Del Nero indicou o coronel Antônio Carlos Nunes de Lima, que assumirá a entidade como presidente em exercício. Ele é o presidente da Federação Paraense de Futebol e foi eleito vice-presidente no dia 16 de dezembro, no lugar de José Marin Marin, que está preso nos Estados Unidos acusado de envolvimento no escândalo de corrupção da Fifa. O novo afastamento de Del Nero começa a partir de hoje, 8, e durará até 150 dias. As informações são do Globoesporte.com.
“A Confederação Brasileira de Futebol comunica que o Dr. Marco Polo Del Nero, por motivos de ordem pessoal, se licenciará, voluntariamente, a partir do próximo dia 8 de janeiro, do cargo de presidente desta Confederação pelo período de até 150 dias e designou o vice-presidente, Sr. Antônio Carlos Nunes de Lima, para substituí-lo interinamente”, informou a CBF, em nota.
Del Nero havia pedido licença do cargo em dezembro do ano passado. Mas voltou na terça-feira apenas para afastar Vicente. O dirigente conseguiu eleger em dezembro o coronel Nunes, de 77 anos, três a mais que o vice-presidente mais velho até então, Delfim Peixoto, opositor do dirigente, e que assumiria, como manda o estatuto da CBF. (Pararijos NEWS)

STF suspende pagamento de pescador

O presidente do STF, Ricardo Lewandowski, derrubou decreto aprovado em dezembroO presidente do STF, Ricardo Lewandowski, derrubou decreto aprovado em dezembro
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu ontem derrubar um decreto legislativo aprovado em dezembro pelo Congresso que garantia aos pescadores o pagamento do seguro-defeso, benefício previdenciário concedido pelo governo durante o período de proibição da pesca. As informações são do Portal G1.
Numa decisão liminar (provisória), que ainda deverá ser confirmada ou rejeitada pelo plenário da Corte, Lewandowski atendeu a um pedido do governo para manter suspenso o defeso por 120 dias e, assim, o pagamento aos pescadores afetados pela medida.
Conforme a própria ação apresentada na quarta pela presidente Dilma Rousseff, o pagamento do benefício traria um impacto de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos, que seriam pagos a partir da próxima segunda-feira (11), além de outros R$ 3 milhões em custos operacionais.
Cada pescador beneficiado com o seguro-defeso recebe um salário mínimo mensal por até cinco meses como forma de compensação pelo período de proibição da pesca artesanal. (Pararijos NEWS)

Clubes apresentam candidatas

Twitter Google+ Email Compartilhar
 
ais duas candidatas entraram na disputa pelo título de Rainha das Rainhas do Carnaval 2016, concurso promovido pelas Organizações Romulo Maiorana (ORM). A apresentação, ontem à noite, foi na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).
A representante da AABB no concurso é Thalita Aires dos Santos Feio, de 22 anos. Já a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Pará (Aeapa) será representada por Viviane Ribeiro da Silva, de 20 anos. O evento de ontem teve como anfitriões os presidentes das duas agremiações: Abraão Damous, da AABB; e Amintas Brandão, da Aeapa.
Thalita Aires Feio destaca que gosta muito de dança. A representante da AABB é graduada em licenciatura em dança, pela UFPA, e pós-graduanda em neuropsicopedagogia, sendo esta uma das razões pela qual sempre acompanhou o Rainha das Rainhas do Carnaval, “por ser uma promoção que envolve dança e coreografia, atividades com as quais me identifico perfeitamente”, diz.
Thalita conta que acompanha o Rainha das Rainhas desde sua infância e sempre sonhou um dia se ver na passarela do concurso. Ao ter sido convidada para representar a AABB neste ano, clube do qual é associada, não pensou duas vezes para aceitar o convite, pois se sente preparada para enfrentar o desafio. O estilista da fantasia de Thalita é Zandro Gurjão; Cristina Lobato será sua coreógrafa.
Viviane Ribeiro da Silva, rainha da Aeapa, conta que também sempre sonhou em participar do Rainha das Rainhas. “Acho que toda jovem que gosta de desfilar sonha um dia ter a oportunidade de participar desta grandiosa promoção. Já havia sido convidada antes, mas não me sentia preparada para enfrentar a passarela. Mas agora decidi aceitar e pretendo levar pela primeira vez o título para o meu clube”, afirma.
Viviane cursa Educação Física e adora dança e malhação, “razão pela qual este concurso sempre me atraiu, pois tem o seu alvo principal na dança”. Ela tem certeza de que vai conseguir ter uma excelente participação no concurso: “Quem sabe levarei o carro que será ofertado à vencedora?”. A fantasia de Viviane é do estilista Eloi Rodrigues; o coreógrafo é Leonardo Azevedo.
O colunista Adenirson Lage, que coordena a promoção junto com a professora de danças Clara Pinto, enfatizou o grande acesso que a promoção vem tendo por meio da página do Rainha no Portal ORM News, que agora está veiculando também um vídeo que passou a ser gravado com todas as candidatas no dia seguinte a suas apresentações.
Adenirson lembrou que a eleita ganhará um carro Fiat ofertado pela Mônaco Veículos e as princesas serão presenteadas com passagens aéreas ofertadas pela Valeverde Turismo. Ele também convidou para os lançamentos da próxima segunda-feira, quando serão conhecidas as representantes do Clube dos Advogados e do Tênis Clube, na sede do Clube dos Advogados, às 20 horas. (Pararijos NEWS)

Homem executado em uma parada


Demir Cardoso do Carmo, de 27 anos, foi assassinado ontem à tarde, em uma parada de ônibus perto do Aeroporto Internacional de Belém. O assassino, que estava num Celta prata, chamou pela vítima e abriu fogo. Ainda não há pistas de suspeitos. O homicídio será investigado pelos policiais civis da seccional da Marambaia.
A vítima foi reconhecida por equipes da Polícia Militar. Demir residia no CDP, no bairro de Val-de-Cães, e era conhecido como “Carioca”. De acordo com policiais, ele havia sido preso por roubo e pode ter participado do assalto a uma casa lotérica na tarde de anteontem, no bairro da Sacramenta.
O cabo Jeferson Gaia, da Companhia de Turismo da Polícia Militar, foi informado por testemunhas que Demir não teve chance de defesa e que nada foi levado dele. Por causa disso, não há dúvidas de que o crime foi uma execução. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionada, mas Demir não resistiu aos ferimentos e morreu no local, após a chegada da equipe de resgate.
Uma equipe de peritos criminais do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves foi acionada para analisar o corpo da vítima. Demir estava com uma bolsa de viagem e dentro dela havia algumas peças de roupa, comida e uma bíblia. No corpo havia uma bolsa de colostomia.
O subtenente Marco Mota, oficial de interativo do 1° Batalhão da Polícia Militar, afirma que imagens do circuito de segurança do aeroporto foram cedidas pela Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). As imagens mostram a vítima dentro do aeroporto. Ainda não se sabe se Demir faria alguma viagem, mas ele permaneceu no local por duas horas. Às 15h04 ele saiu e seguiu para a parada de ônibus.
Na parada de ônibus havia várias pessoas. Alguns testemunhas disseram à polícia que um Celta prata já tinha passado pela rotatória da avenida Júlio César várias vezes. Após a chegada de Demir, o veículo se aproximou e o ocupante o chamou pelo nome. Demir conhecia o assassino. Quando se aproximou, ele levou pelo menos cinco tiros de pistola. Em pânico, as testemunhas correram em direção ao aeroporto e ninguém conseguiu anotar a placa do Celta. O crime atraiu muitos curiosos e o trânsito ficou lento no local. (Pararijos NEWS)

Começa neste domingo o defeso do caranguejo-uçá

Começa neste domingo o defeso do caranguejo-uçá (Foto: Arquivo/Agência Pará)
(Foto: Arquivo/Agência Pará)
O defeso do caranguejo-uçá é definido por instrução normativa do governo federal e, este ano, ele ocorrerá em seis semanas não consecutivas ao longo dos próximos três meses, sendo duas semanas a cada mês. Durante o defeso fica proibido o transporte, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie de caranguejo Ucides Cordatus (caranguejo-uçá) nos estados do Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
O primeiro período de defeso começa neste domingo, 10, e vai até o dia 15 de janeiro. No dia 16 o defeso é suspenso e volta a vigorar na semana de 24 a 29 de janeiro. No mês de fevereiro a proibição vai valer nas semanas de 9 a 14 e de 23 a 29. E em março, no período de 9 a 14 e de 24 a 29.
O defeso foi criado para proteger os animais durante o período reprodutivo, conhecido como “andada”. “O período de reprodução é chamado assim porque nessa época os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal, para reprodução e liberação de ovos, momento este em que o crustáceo fica mais vulnerável e suscetível à pesca indevida, o que acarreta danos ao meio ambiente e possibilidade de comprometer o estoque do recurso pesqueiro”, explica Patrick Passos, técnico em pesca e aquicultura da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A época de reprodução do caranguejo coincide, na maioria dos manguezais do Estado, com os períodos de lua cheia e de lua nova dos três primeiros meses do ano.
As pessoas que atuam na captura, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização e comercialização da espécie poderão realizar essas atividades durante os períodos de defeso desde que forneçam, até o último dia útil que antecede cada período de defeso, uma declaração de estoque de animais vivos, congelados, pré-cozidos, inteiros ou em partes. 
As declarações poderão ser obtidas e entregues no Ibama-PA ou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), nas áreas onde existem Unidades de Conservação Federais. Quem for transportar e comercializar os estoques declarados deverá, ainda, solicitar a Guia de Autorização de Transporte e Comércio, emitida pelo Ibama, e a Guia de Trânsito Animal (GTA), emitida pela Adepará.
(Agência Pará/Pararijos NEWS)

Um dia só de expectativas


A quinta-feira foi de silêncio sobre novas contratações do Paysandu. Até se esperava uma contratação de impacto, apoiado em  uma situação curiosa: um porta voz oficial do clube, que é a conta Paysandu no microblog Twitter, chegou a anunciar uma nova aquisição para as próximas horas. Mas a postagem foi eliminada quase que imediatamente. A reportagem apurou que o nome seria do atacante Bruno Veiga, no entanto, o acordo não foi sacramentado, como estava inicialmente previsto. Por enquanto, os números permanecem apontando 12 atletas contratados.
E a maior novidade foi o retorno do zagueiro Gualberto, já em Belém, depois de férias em São Paulo. Gualberto foi um dos responsáveis pela campanha bicolor positiva realizada no Campeonato Brasileiro da Série B. No final, acabou afastado por conta de uma contusão que o tirou da reta final do nacional. A confirmação da reintegração de Gualberto é considerada chave em um momento de reformulação do plantel. Não há certeza, porém, do quadro clínico do beque, que aparentemente está recuperado da lesão, tendo participado de um trabalho físico na tarde desta quinta-feira, dia 7, na academia do Estádio da Curuzu.
Ainda de acordo com a assessoria de imprensa do Paysandu, Gualberto passará por avaliação rigorosa dos médicos do clube para saber como está fisicamente. Ele chegou a ser alvo de uma cirurgia no menisco joelho direito, ainda no início de dezembro, em decorrência de um baque na partida contra o América-MG, pela 35ª rodada da Série B, dia três de novembro.
Enquanto Gualberto está integrado, há certa expectativa com relação a outro atleta que ainda não deu as caras na Curuzu. O atacante Betinho não definiu com precisão quando retorna a Belém. Alega-se que o período de férias a mais foi por conta de problemas pessoais, acertado anteriormente com a direção. Segundo o Paysandu, o centroavante deve se reapresentar em breve. Betinho é o único remanescentes do plantel de 2015 que ainda não reapareceu pela Curuzu.
O plantel do Papão vai iniciar oficialmente a pré-temporada na próxima segunda-feira, dia 11. A delegação deverá ficar em um hotel localizado na Avenida Mário Covas, em Ananindeua, até o dia 23, realizando treinos nos campos do Kaza e da Desportiva.
Grupo contará com acompanhamento de nutricionista
Se não teve reforços para o plantel, a diretoria do Paysandu resolveu direcionar a “artilharia’ para a comissão técnica. Na temporada 2016, os jogadores serão assistidos por uma nutricionista, que é Cecília Guimarães.  O trabalho será realizado ao lado em conjunto com a comissão técnica, liderada pelo treinador Dado Cavalcanti, e com o Departamento Médico do Paysandu.
De acordo com a profissional, a ideia é que o trabalho seja amplo envolvendo toda a alimentação do grupo de jogadores. “Vamos trabalhar focado na melhora de rendimento dos jogadores, supervisionando todo o setor da alimentação. Vou trabalhar na pré-temporada do Paysandu na parte do hotel, estabelecendo a alimentação que os atletas irão ter e, quando o CT do clube estiver pronto, estarei trabalhando diretamente na alimentação deles”, disse.
Cecília terá a responsabilidade de fazer um acompanhamento específico para cada atleta. “O acompanhamento vai ser diário, e estamos também com a intenção de cuidar da alimentação dos jogadores foras das atividades do clube, estabelecendo dietas balanceadas de acordo com a necessidade de cada jogador”, afirmou.
A ideia não é apenas auxiliar, como também conferir presencialmente se as recomendações estão sendo cumpridas.“Vou estar presente nas refeições, principalmente no café da manhã, almoço e jantar. Estarei vendo de perto se o jogador está cumprindo com aquilo que foi estabelecido e periodicamente eles estarão indo ao consultório para a gente avaliar e acompanhar de perto todo esse trabalho”, disse.
O trabalho é mais uma maneira de provar a reestruturação do clube, oferecendo aspectos profissionais “Esperamos que todo esse trabalho reflita em vitórias dentro de campo, pois tudo isso irá melhorar o condicionamento físico dos atletas nos jogos e dará uma condição de vida melhor a eles”, finaliza.
Clube anuncia mudança no fornecedor de material esportivo
O presidente do Paysandu, Alberto Maia, pronunciou-se para definir que o Paysandu terá outra novidade dentro de campo. Não são exatamente reforços. Diz respeito ao fornecedor de material esportivo do clube. O Paysandu vai romper com a atual marca, como foi anunciado no fim do ano passado. “Nação Bicolor, decisão tomada: nova marca de Material Esportivo do Paysandu Sport Club está chegando. Batido o martelo, aguardem o lançamento”, esquivou-se Alberto Maia, instigado por vários seguidores no microblog twitter.
De acordo com informações não oficiais, porém, é possível cravar que o clube vai lançar uma marca própria, com autonomia de design e na distribuição dos produtos. A tendência é que a parceria com a Bomache se estenda. A fornecedora, no entanto, vai apenas produzir a camisa, adotando a palavra ‘Payxão’ como base. A diretoria definiu a nova forma de comércio depois de declinar propostas de fornecedores famosos, mas que ofereciam menos de 20% do valor da camisa. A previsão é que o torcedor conheça os novos produtos até o início do Campeonato Paraense, dia 31 de janeiro.
Outra situação nova é que o Paysandu vai lançar um aplicativo próprio para smartphones e tablets, que vai circular informações a respeito do calendário de jogos, do elenco e notícias variadas. (Pararijos NEWS)

Estelionatária é presa em flagrante em Belém

Estelionatária é presa em flagrante em Belém (Foto: Reprodução)
A acusada foi presa em flagrante por envolvimento no golpe do cartão de crédito. (Foto: Reprodução)
Andreza de Souza Castillo, de 22 anos, foi presa em flagrante no bairro do Marco, em Belém, acusada de envolvimento no golpe do cartão de crédito.
A prisão foi realizada por policiais da Divisão de Investigações e Operações Especiais (DIOE), no momento em que a acusada - que se apresentava como representante de uma agência bancária - pretendia pegar um cartão de banco na casa de um idoso.
De acordo com o diretor da DIOE, o delegado Neyvaldo, o golpe já vinha sendo investigado há alguns meses.
Na delegacia, a acusada disse ter ido à casa do idoso de ônibus para receber uma encomenda, mas imagens da câmera de segurança do prédio onde a vítima mora registrou a acusada chegando ao local de táxi.
“Sequer temos a certeza se esse é o real nome dela, já que ela não apresentou qualquer documento de identidade”, disse o delegado.
Na Delegacia, outras duas vítimas reconheceram a acusada. (Foto: Polícia Civil / divulgação)

Além do idoso, outras duas vítimas também reconheceram a golpista na delegacia. Em um dos  casos, um idoso de 83 anos teve a quantia de R$ 30 mil sacada de sua conta em novembro do ano passado, após entregar o cartão para a acusada.
Saiba como o golpe é aplicado:
Um integrante do grupo liga para a casa da vítima, passando-se por representante de um banco e garante que o cartão da conta está clonado e, posteriormente, informa a vítima a necessidade de recolher o cartão para enviá-lo para perícia.
O golpista diz que vai mandar um funcionário do banco para recolher o cartão e ressalta a necessidade de informar a senha pessoal.
(Pararijos NEWS/DOL com informações da Polícia Civil)

Leticia malha de top decotado e ganha elogios




A ex-BBB Leticia Santiago malha usando top decotado e com barriga de fora. Recém-casada, a ex-participante do “Big Brother Brasil” em 2014 se exercitou na noite de anteontem, em uma academia em Belo Horizonte, Minas Gerais.
“Porque para usar biquininhos sem medo, tem que suar! Nada cai do céu!”, escreveu Leticia na legenda da foto que publicou em seu perfil no Instagram. O post rendeu elogios à gata como “maravilhosa”, “linda” e “princesa”.
Leticia Santiago se casou com o deputado federal Miguel Corrêa Junior no último dia 22, em Belo Horizonte, numa cerimônia intimista para 70 convidados. “Estou muito feliz. A gente resolveu antecipar o civil para passarmos o Natal e a virada (de ano) casados e com a família presente. Ele é o amor da minha vida e não poderia estar mais feliz”, contou ela ao site “Ego”. (Pararijos NEWS)

Modelo exibe as curvas em foto de biquíni e ganha elogios


Bárbara Evans voltou a receber elogios pelas suas curvas ao postar ontem, em sua conta no Instagram, uma foto onde aparece de biquíni. “Reforçando o bronze”, escreveu ela, que foi elogiada: “Deusa”, escreveu um fã. “Quando crescer quero ser igual a você”, disse outro.
Na quarta-feira (6), Bárbara já havia sido paparicada pelos seguidores ao fazer outra selfie se bronzeando, exibindo a barriga sequinha. A gata, por sinal, está determinada a manter a cor que conquistou durante as férias na Austrália. Desde que voltou de viagem, a modelo tem batido ponto na piscina e postado fotos nas redes sociais, para alegria dos fãs.
Enquanto você está trancado no escritório trabalhando, Bárbara Evans está aproveitando o tempo ensolarado, no Rio, para manter o bronzeado em dia, diz, toda serelepe. A modelo compartilhou em seu Instagram como anda seu dia: de biquíni e mostrando a boa forma, ela aparece se bronzeado à beira da piscina. Na legenda, escreveu: “Solzinho.” Horas depois, Bárbara se cansou do sol e mostrou mais uma foto à beira da piscina: “Chega por hoje”, escreveu. (Pararijos NEWS)