quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Aprenda a fazer repelentes caseiros e naturais

Aprenda a fazer repelentes caseiros e naturais (Foto: Divulgação)
Afaste o mosquito com fórmulas fáceis e baratas de fazer! (Foto: Divulgação)
Em tempos de zika vírus, o cuidado com os mosquitos deve ser redobrado. No mercado existem muitos repelentes, seja em forma de spray, cremes, e  fumacê. O problema, além do custo alto, é a química usada nesses produtos, muitas vezes não indicada para uso em crianças, idosos e alérgicos, por exemplo.
O Pararijos NEWS organizou algumas dicas de repelentes para você testar na sua casa e no seu ambiente de trabalho. Confira a experimente. A maioria é sustentável.
1. Citronela: pode ser cultivada em casa. Só não pode fazer o chá com essas folhas, pois é muito  tóxico. Caso não consiga plantar, óleos essenciais de citronela em difusores já ajudarão bastante.
A citronela tem um alto poder repelente.
2. Hortelã: também é facilmente plantada em qualquer jardim e repele formigas e outros. Para evitar que formigas entrem em casa, basta despejar um pouco do óleo essencial da planta, que isso será resolvido.
Hortelã
3. Manjericão:  repelente natural de mosquitos e moscas. Misture um pouco de seu óleo essencial ao álcool.
Manjericão
4. Lavanda: o óleo essencial cheira muito bem e é um repelente eficaz, especialmente se diluído em outro óleo como semente de damasco, amêndoa doce ou óleo de coco.
5. Você também tem a opção de ingerir alguns alimentos para afastar os mosquitos. Quer saber como funciona? Assista ao vídeo da nutricionista Tatiana Zanin que explica melhor sobre isso: 
6. Receita para borrifar no corpo
Utilize 500 ml de álcool; 2 colheres de sopa de cravo da índia; 100 ml de óleo de amêndoas doce.
Coloque o álcool numa garrafa de vidro de 1 litro e adicione cravos. Deixe o cravo no álcool por 4 a 8 dias, agitando algumas vezes durante o dia – quanto mais agitado e infuso, tempo, mais concentrado fica. Dessa forma, o álcool extrai o óleo essencial do cravo. Depois do tempo determinado, acrescente o óleo e coe tudo. Ponha em frascos com tampa borrifadora e aplique em determinadas regiões, as mais expostas, do corpo. A reaplicação deverá ser realizada de 6 em 6 horas.
Gostou das dicas? Já experimentou? Se tiver outras mande para a redação que o Pararijos NEWS vai compartilhar. 
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário