sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Pipas continuam a ser ameaça à rede elétrica

Empinar pipa perto de rede elétrica é risco à criança, ao consumidor e à CelpaEmpinar pipa perto de rede elétrica é risco à criança, ao consumidor e à Celpa
Brincadeira muito tradicional entre as crianças e adolescentes, empinar pipas é muito comum nesta época do ano. Porém, se certas regras não forem respeitadas, acidentes podem aconter. Um dos maiores perigos é o contacto da pipa com a rede elétrica que pode ocasionar descargas elétricas, curto circuito, e incêndios, levando a criança à morte e ocasionando sérios acidentes nas residências que estiverem o cabo elétrico ou do transformador ligados ao poste.
De acordo com o gerente da área de Manutenção da Celpa, Kléber Barros, é importante que a prática seja realizada o mais longe possível da fiação elétrica. “O ideal é que as pessoas procurem campos abertos, com boa visibilidade, para empinar pipas. O que acontece é que o brinquedo pode ficar enroscado nos fios e é feito um esforço para soltá-los. Isso não deve ser feito em hipótese alguma, pois há o risco de uma descarga elétrica, que pode levar à morte, além de causar transtornos como a falta de energia”, alerta o gerente.
O gerente da concessionária orienta ainda que barras de ferro, trilhos de cortina e outros materiais que são condutores de eletricidade jamais devem ser usados para retirar as pipas dos fios. “Esse procedimento aumenta o risco de um curto-circuito ou uma descarga elétrica fatal”. (Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário