sábado, 16 de janeiro de 2016

Lancha facilita locomoção de milhares de pessoas


A acadêmica de Direito Fernanda Rodrigues mora no Distrito de Icoaraci e precisa sair de casa, para pegar o ônibus, pelo menos duas horas antes do início de sua primeira aula. Ela estuda em uma faculdade no centro de Belém e todo dia enfrenta o trânsito movimentado da cidade. Mas essa realidade vai mudar para melhor a partir desta segunda-feira, quando Fernanda poderá se locomover para Belém em apenas 20 minutos a bordo da lancha que vai ligar o Ver-o-Peso a Icoaraci.
Fernanda ficou feliz com a notícia. “Sem dúvidas, vai ser uma melhoria sensacional. Icoaraci estava precisando de um meio de transporte alternativo, pois o trânsito dificulta até mesmo pela distância. A lancha vai facilitar muito o acesso para quem precisar ir para o distrito”, comemora.
Ontem à tarde foi realizada a viagem inaugural do serviço saiu do Terminal Hidroviário de Belém levando o prefeito Zenaldo Coutinho, a superintendente Executiva de Mobilidade Urbana, Maisa Tobias, autoridades e imprensa.
“É uma viagem rápida e a vantagem dessa lancha é que é uma espécie de táxi do rio. A idéia é ampliar o serviço ainda mais, pois é alternativa de transporte importantíssima e uma excelente opção, ainda mais pela oportunidade de apreciar a paisagem indo pelo rio”, elogia o prefeito Zenaldo Coutinho. “Estamos preparando linhas de ônibus para alimentar o porto de Icoaraci e no centro de Belém está sendo reestudada a possibilidade de integrar linhas ao sistema hidroviário, para melhorar ainda mais a qualidade de vida das pessoas”, completou.
A empresa responsável pelo transporte é a Tapajós Expresso Hidroviário, que vai disponibilizar uma lancha, estilo catamarã, com ar condicionado, poltronas confortáveis, banheiro, lanchonete, wifi, televisores e tomadas e com a capacidade de transportar 133 passageiros. “Até março a ideia é ter duas lanchas, para uma dar apoio a outra. A viagem é mais rápida, pois o motor é maior e com mais capacidade. Queremos proporcionar uma viagem com mais conforto para a população”, explicou o gerente geral da empresa Tapajós Expresso, César Quadrado.
O serviço vai funcionar de segunda a sexta-feira com partidas de Icoaraci às 7h e às 15h35 e do centro de Belém das 17h às 18h10, com valor do serviço executivo de R$ 10, sem direito a gratuidades nem ao transporte de carga, exceto bicicletas
.“Muito emocionante poder dar início a esse primeiro serviço, estamos satisfeitos pela receptividade e participação das pessoas e pela animação com essa nova possibilidade de deslocamento. É um serviço experimental e executivo. Com isso o trânsito vai ficar mais tranquilo, pois muita gente que tem carro também vai usar o serviço. Além de melhorar o trânsito, vamos colaborar para uma cidade mais sustentável”, pontuou Maisa Tobias.
BARCO
Também na segunda, 18, a Prefeitura de Belém vai lançar o edital de licitação de um barco para fazer o mesmo trajeto da lancha, com capacidade para 300 pessoas, direito a gratuidades e transporte de carga. A viagem vai ser um pouco mais demorada em comparação com a feita pela lancha, pois o percurso deve ser feito em 60 minutos.
O comerciante José dos Santos, morador de Icoaraci, acredita que as alternativas são essenciais para a população. “Com certeza as pessoas vão vir mais para o distrito, pois com  viagem mais rápida, tranquila e segura as pessoas vão sentir mais vontade de visitar nossa orla, vai ser como uma passeio turístico e mais prático”, comentou. (Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário