sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Enferrujou? Confira dicas imperdíveis para limpar:

Enferrujou? Confira dicas imperdíveis para limpar: (Foto: Divulgação)
Saiba como manter seus objetos longe da ferrugem, usando produtos naturais acessíveis (Foto: Divulgação)
Para remover a ferrugem de um carro, peça de mobília, panela e demais utensílios pode ser usada uma solução ecológica, isto é, sem adquirir produtos químicos para o fazê-lo, apenas tem de decidir quais destas dicas "verdes" vai experimentar.
Bicarbonato de sódio:
Um dos melhores produtos de limpeza naturais que existe, o bicarbonato de sódio interage com as moléculas orgânicas da ferrugem, fazendo com que esta se dissolva de forma fácil e rápida. A melhor maneira de aplicar o bicarbonato de sódio nas manchas de ferrugem é misturá-lo com água até obter uma pasta consistente; espalhando-a depois sobre a área em questão, deixando atuar durante alguns minutos antes de a retirar com um pouco de água ou um pano húmido.
Bebidas gaseificadas:
Também são extremamente eficazes na remoção da inestética ferrugem. Porquê? Porque este tipo de bebida contém ácidos cítricos que são eficazes na prevenção e eliminação das manchas de ferrugem. Embebeda um pano com um pouco da bebida e esfregue bem sobre a ferrugem, de forma a retirá-la por completo. Se ficar muito pegajoso, basta lavar o objeto ou área com água e sabão e secar bem no final.
Vinagre branco:
Para além de ser um produto de limpeza ecológico, o poder do vinagre branco é indiscutível, sendo tão eficaz na eliminação de bolor, como na remoção de marcas de ferrugem. O processo é muito simples: embebede um pano com vinagre e passe-o sobre a mancha de ferrugem; com uma lixa comece a remover a ferrugem. Quanto mais ferrugem existir, provavelmente mais vinagre terá de aplicar. Se não tiver ou não quiser usar a lixa, junte sal ao vinagre, para conseguir o mesmo efeito. No final, passe água fresca na mancha de ferrugem, agora extinta! Para pequenos objetos, mergulhe-os num recipiente com vinagre de um dia para o outro para eliminar qualquer vestígio de ferrugem, lavando e secando por completo o objeto.
Limão:
Aromático e 100% natural, o sumo de limão pode ser utilizado em todo o tipo de limpezas, incluindo a remoção de ferrugem. O ácido cítrico presente nesta fruta é muito potente na remoção das manchas de ferrugem e basta cortar um limão a meio e esfregá-lo diretamente na área a tratar até conseguir o resultado desejado. Para casos mais complicados, salpique a área ou o objeto enferrujado com sal e limão e deixe repousar de um dia para o outro antes de lavar e secar convenientemente. O seu carro ou as suas panelas ficarão mais brilhantes e este é apenas um pequeno exemplo de como se pode, muito facilmente, viver uma vida mais verde.
Lima:
Se não tiver limões, as limas são igualmente eficazes na luta contra as desagradáveis manchas de ferrugem, basta espremer o seu sumo sobre a área a tratar. Se quiser, junte um pouco de sal para conseguir um efeito lixa – o que torna esta dupla verdadeiramente imbatível. Tal como os limões, também as limas são indicadas para casos mais graves: salpique a área ou o objeto enferrujado com sal e sumo de lima e deixe repousar de um dia para o outro antes de lavar e secar.
Batata:
Pode parecer pouco comum, mas a verdade é que também as batatas são eficazes no combate à ferrugem. Corte uma batata a meio e esfregue-a sobre a área de ferrugem a tratar. Em casos mais difíceis, mergulhe a batata em sal grosso antes de esfregar, para que este possa fazer o papel de lixa. O resultado? Objetos livres de ferrugem de forma ecológica, ou seja, sem o uso de produtos químicos nocivos.
(Pararijos NEWS com informações de Dica Verde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário