sábado, 19 de dezembro de 2015

Cigano promete nocaute


Sem lutar há um ano, Junior Cigano voltar a pisar no octógono com sede de vitória. O brasileiro enfrenta, na madrugada de domingo, o holandês Alistair Overeem, na co-luta principal do UFC Orlando, e quer presentear os fãs com uma das melhores performances de sua carreira, que conta com 20 vitórias, sendo 12 por nocaute.
“Eu me sinto muito motivado para essa luta, pois não piso no octógono há muito tempo. Me sinto renovado para competir de novo. Quero relembrar as pessoas como é ver o Junior Cigano dentro do octógono. Sou um cara que quer o nocaute e vou procurar por isso o tempo todo. O Alistair é um cara muito perigoso, muito forte, avança (quando deixam ele avançar) de uma forma muito eficaz contra seus adversários. Mas, realmente, ele tem um queixo não tão forte e eu vou tentar explorar isso. Acho que tenho condições sim de acertar aquele queixo e é isso que eu vou buscar: bons golpes, andando para frente  o tempo todo, fazendo a luta acontecer”, declarou durante os treinos abertos realizados na quinta-feira.
Combate - O Canal Combate, disponível para os assinantes da ORM Cabo, transmite o “UFC: Dos Anjos x Cerrone” a partir das 18h15 (horário de Brasília).
Dos Anjos encara cerrone na luta principal
Campeão peso-leve do UFC, Rafael dos Anjos vem sendo alvo constante das provocações de Donald Cerrone, seu adversário na luta principal do UFC Orlando, que acontece hoje à noite, na cidade americana. (Pararijos NEWS)

Site diz que Rentería está negociando com o Papão

Site diz que Rentería está negociando com o Papão (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Na Colômbia, onde defendeu no último semestre a equipe do La Equidad, Wason Rentería, ex-atacante de Internacional, Atlético-MG, Santos e seleção colombiana, teria recebido proposta para defender o Paysandu. Em nota do portal “El Espectador”, sobre futebol colombiano, o atacante é apontado como em vias de assinar contrato para defender “o clube da Amazônia na Série B”, mediante um “ousado projeto de marketing”.

Wason Libardo Rentería Cuesta tem 30 anos de idade e foi revelado pelo Boyacá Chicó, em 2004. O atacante ganhou notoriedade mundial com o título sul-americano sub-20 e o vice-campeonato no mundial da categoria, que disputou com a seleção colombiana em 2005. Em 2006, foi contratado pelo Internacional e participou da conquista da Libertadores e Mundial. Dali em diante sua carreira foi de altos e baixos. Em 2015, defendeu por seis meses o La Equidad no Campeonato Colombiano, mas seu desempenho foi apagado e marcou apenas dois gols. Atualmente está sem clube.

O diretor de futebol do Paysandu, Vitor Sampaio, tomou conhecimento das informações, mas alega que são meramente boatos. “A negociação nunca existiu”, afirmou o dirigente. É sabido que o clube busca um nome de peso para seu elenco na próxima temporada, mas o colombiano não seria esse jogador.

(Pararijos NEWS/Taion Almeida/Diário do Pará)

Polícia estoura pontos de jogos de azar em Belém

Polícia estoura pontos de jogos de azar em Belém (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
Policiais apreenderam 120 máquinas “caça-níqueis” em 14 locais, com autorização do Tribunal de Justiça do Estado. (Foto: Divulgação/Polícia Civil)
A Polícia Civil deflagrou, nesta sexta-feira, 18, a operação “Vintém”, com objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em 14 pontos de exploração de jogos de azar, localizados em seis bairros do centro e da periferia de Belém. No total, 120 máquinas eletronicamente programadas, mais conhecidas como “caça-níqueis”, foram apreendidas nos endereços levantados durante as investigações.

A operação foi efetuada por policiais civis da Diretoria de Polícia Metropolitana, Grupo de Pronto-Emprego (GPE) e Núcleo de Inteligência Policial. Vinte pessoas, que estavam nesses locais, assim como as máquinas apreendidas, foram conduzidas para a sede da Delegacia-Geral. Segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Rilmar Firmino, a operação foi deflagrada a partir de investigações que culminaram em levantamentos prévios sobre as atividades ilegais praticadas nos locais.
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Paysandu empata com Esmac e leva título no futsal

Paysandu empata com Esmac e leva título no futsal (Foto: Ronaldo Santos/ Paysandu)
(Foto: Ronaldo Santos/ Paysandu)
O Paysandu é o campeão paraense de futsal adulto. A equipe bicolor, nesta sexta-feira (18), comprovou seu favoritismo sobre o time da Esmac e quebrou um jejum de 36 anos sem levantar o troféu da competição.
O jogo terminou empatado em 3 a 3. Porém, como no jogo de ida, promovido na sexta-feira (11), o Papão havia vencido por 4 a 1, o empate já consagraria o Paysandu.
(Divulgação/Paysandu)
E foi o que houve na quadra do Ginásio de Esportes Abacatão, em Ananindeua, que foi tomado pelos torcedores bicolores após o apito final.
(DOL/Pararijos NEWS) 

Fruta Quente a banda símbolo de Belém

O primeiro DVD da banda Fruta Quente será gravado hoje e está previsto para sair até o Carnaval, marcando os 25 anosO primeiro DVD da banda Fruta Quente será gravado hoje e está previsto para sair até o Carnaval, marcando os 25 anos
Completar 25 anos de carreira artística no momento em que a música paraense vive um momento singular, com valorização em escala nacional e internacional, e ainda quando os paraenses se preparam para a sequência das festas do Natal, Ano Novo e os 400 anos de fundação da Cidade de Belém não é para qualquer um. E a banda Fruta Quente não é mesmo qualquer um. Com uma pegada musical própria que tem a cara de Belém, ou seja, tocando e cantando o jeito de ser dos paraenses que gostam de dançar no suingue dos ritmos latinos, o Fruta Quente conquistou fãs dentro e fora do Pará. Para os integrantes da banda chegou a hora de comemorar o jubileu de prata de sucesso e com um parceiro imprescindível: o público.
Por esta razão, a partir das 23 horas de hoje, no Café Del Mar, o Fruta Quente gravará um CD e DVD ao vivo, comemorativo dos 25 anos de estrada, com a participação especial do músico e compositor Ximbinha. O primeiro DVD da banda está previsto para sair até o Carnaval, mas desde já, tem gente com água na boca para participar desta festa.
Quem quiser conferir ou reencontrar a energia da banda Fruta Quente pode adquirir ingressos nas Centrais Bis dos shoppings e Brás de Aguiar. Se vale a pena? Então, vejamos. Fruta quente para os paraenses pode ser o açaí, a manga, um prato de maniçoba, de pato no tucupi, cuia de tacacá, o Ver-o-Peso, o Theatro da Paz... (Pararijos NEWS)

Ladrão é achado no mato morto


Um adolescente de 16 anos foi encontrado morto com dois tiros na cabeça, na manhã de ontem, numa área de mata localizada perto de um igarapé, no bairro do Aurá, em Ananindeua. Suspeita-se que o crime tenha ocorrido na noite de anteontem, quando os moradores do conjunto Anita Gerosa ouviram disparos. Naquele momento, ninguém se atreveu a olhar o que havia ocorrido no matagal. Ainda não há pistas sobre as identidades dos assassinos.
O sargento João Santiago, da 3ª Companhia do 29º Batalhão de Polícia Militar (BPM), explicou que o local não tem iluminação à noite. Os moradores ouviram disparos, mas, com medo, preferiram esperar até o dia seguinte para verificar o que havia ocorrido. Porém, como o local é de difícil acesso, a vítima só foi localizada por volta do meio-dia.
Os policiais militares responsáveis pelo policiamento na comunidade foram chamados, isolaram a área e aguardaram o reconhecimento do corpo pelos familiares da vítima. Apenas a esposa do garoto, que também é adolescente, apareceu. A menina está grávida e passou mal ao ver o cadáver do companheiro, que havia desaparecido na noite anterior. Não foram fornecidos detalhes que pudessem ser úteis às investigações. Não foi informado, por exemplo, se a vítima tinha dívidas ou recebeu ameaças.
Foi descartada a hipótese de latrocínio porque, aparentemente, nada foi levado do adolescente. De acordo com a polícia, o crime tem caraterísticas de um acerto de contas, já que o garoto era conhecido pelos assaltos que fazia. Vizinhos também revelaram que ele comercializava drogas. “Ele não morava aqui. A casa dele é no Marighella, no início da estrada do Aurá. Não sei quem foi que trouxe ele aqui, ouvimos apenas os tiros”, disse uma testemunha que prefere não ter a identidade revelada.
“O que sabemos é que ele praticava assaltos na área. Não era fácil vê-lo por aí. Por conta do envolvimento (com crimes), ele não andava de dia, saía com bastante cautela”, disse o sargento João Santiago. O crime será investigado pela delegacia do Aurá. Uma equipe do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves foi acionada e o corpo da vítima foi removido do local. (Pararijos NEWS)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Câmara de Santarém abre concurso público

Câmara de Santarém abre concurso público (Foto: Fernando Nobre/Seduc)
(Foto: Fernando Nobre/Seduc)
A Câmara Municipal de Santarém/PA avisa da realização do Concurso Público destinado ao preenchimento de vagas, mais cadastro de reserva, do quadro pessoal efetivo nos níveis: superior, médio e fundamental.
O certame será executado pela Inaz do Pará - Serviços de Concursos Públicos Ltda-EPP, ficando as nomeações condicionadas à disponibilidade orçamentária - financeira da Câmara Municipal de Santarém/PA. O período das inscrições iniciou no dia 16/12 e vai até o dia 29/01/2016.
O Edital Completo, os anexos e o cronograma do concurso público estão disponíveis na internet
(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Papão x Esmac decidem título do futsal adulto

Papão x Esmac decidem título do futsal adulto (Foto: Ronaldo Santos/Paysandu)
Papão da Curuzu tem boa vantagem para conquistar o título na categoria adulto (Foto: Ronaldo Santos/Paysandu)
O Futsal adulto do Pará vai conhecer o campeão na noite desta sexta-feira (18). Paysandu x Esmac decidem o título da temporada 2015 no ginásio do Abacatão, em Ananindeua.
A vantagem é bicolor, pois no primeiro duelo entre as equipes, o Paysandu venceu por 4 a 1 e pode até perder por dois gols de diferença que garante o troféu de campeão. O título poderá por fim ao jejum de quase 40 anos sem a conquista do futsal adulto bicolor.
Resta ao time de Ananindeua a vitória no tempo normal e na prorrogação para ficar com o título.
A bola rola às 20h30 e os ingressos para a decisão vão custar R$ 10.
(DOL/Pararijos NEWS)

Eduardo Ramos faz tatuagem polêmica nas costas

Eduardo Ramos faz tatuagem polêmica nas costas (Foto: Mário Quadros)
(Foto: Mário Quadros)
Agora é o oficial: Eduardo Ramos tatuou um leão nas costas! Há algum tempo imagens circularam na internet com uma tatuagem do animal na perna, mas foi desmentida pelo atleta que tenha sido dele. Porém, hoje (18), uma imagem foi divulgada com a tatuagem nova do meia.
Eduardo já queria fazer uma tatuagem com um leão, mas a decisão de fazer se tornou mais forte depois que vestiu a camisa do Clube do Remo.
O desenho durou dois dias, sendo finalizado ontem.
Veja a imagem:
(Bruna Dias/Parararijos NEWS/DOL)

Lamentos alcoólicos de um amor não vivido


Foto de Palheta De Breves Pararijos. “Somos aquilo que escolhemos ser”, essa premissa é interessante, soa quase como verdade absoluta, se não soubéssemos que nossas vidas são regidas pelas ações do destino; sejam elas nos atos da natureza ou dos outros indivíduos que a este mundo pertencem.
Acredito que todos nós já fomos alvo dessas incógnitas arteiras que a vida adora nos pregar, nos arremessando para lá, e para cá, como uma criança brincando com a sua bolinha de gude que acabara de ganhar de seu pai. Ora ajudando, outrora atrapalhando, nas decisões e planejamentos que tomamos diariamente. Sei que é difícil de aceitar, mas não temos controle sobre nossas vidas, por mais que a nossa humanidade não aceite esses fios do ventríloquo chamado ‘destino’.
O amor é um dos sentimentos mais afetados por essa peripécia da vida. Quantos, neste momento, não estão balbuciando lamentações pela perda de um amor, afogando-se em álcool devido uma paixão não concretizada, esgueirando-se na escuridão da traição para poder viver um sentimento proibido.
É triste saber que todos nós somos ligados ao acaso. Que estamos fadados a não termos um sonho realizado devido a fatos que estão além do nosso controle. Que para viver um amor temos que estar cientes de que a outra pessoa também deve assim desejar. Que as escolhas dela poderão afetar a relação. Que a vida pode fazer de tudo para que aquele sentimento não se concretize, e permaneça na dimensão dos sonhos e desejos de uma mente apaixonada.
Aquele sorriso puro e olhar curioso foram o que me chamou a atenção. Uma beleza singular, diferente daquilo que encanta a mente encharcada de hormônios de tantos homens. Igual a uma flor que acabara de desabrochar, que fascina pela simplicidade e delicadeza, sem o mínimo de esforço para isso.
A aproximação desejada houve, mas o afastamento imposto pela vida não pôde ser evitada. Seguimos estradas diferentes, que algumas vezes, pelo sádico humor do destino, cruzavam-se em curvas silenciosas, que logo se afastavam e adentravam na escuridão do esquecimento.
Porem, o mesmo acaso que rege nossa vida contra, ou a favor, de nossos desejos fez encontrarmo-nos em um momento de êxtase artístico. Em um sarau eu a vi e, diante de tantas lindas poesias emanadas naquele momento, ela era os versos mais sublimes que me anestesiavam de romantismo.
A aproximação, mais uma vez, foi concretizada e deste reencontro houve um encontro, tão primoroso quanto os mais belos sonhos já vividos em uma noite adormecido ao luar. Caricias foram trocadas, e o no fim veio à certeza de que, finalmente, nossas estradas seguiriam juntas, mesmo não tendo revelado a ela meus profundos sentimentos.
Neste momento você deve estar querendo me perguntar se já revelei a esta moça que sou apaixonado por ela e o que aconteceu. Bom, em um belo dia, um dos meus mais inspiradores amigos poetas presenteou-me com uma poesia dedicada as musas que possuíam o mesmo nome que tinha a minha amada. Revelei-lhe que era apaixonado por uma mulher com o mesmo nome e ele me perguntou se eu já a tinha dito. Responderei a vocês o mesmo que respondi a ele: Sim! E ela voltou para o ex.
Como vos disse, caros amigos, não temos controle sobre nossos destinos. Quando achamos que um de nossos mais encantadores sonhos será realizado, acabamos levando uma tapa da vida.
Desejo a todos a felicidade almejada e, enquanto ficarão por ai conectados lendo noticias ou postagens alheias, ficarei por aqui, esgueirando-me na escuridão, balbuciando as lamentações com uma garrafa de cerveja em mãos.
Pelo menos até a próxima postagem.
Renan Medeiros
Canto do Coruja
renanmedeiros_costa@yahoo.com.br

Mais uma Vitoria do Azulão do Marco! (Musa da pelada 2015)


Elas foram avaliadas por um júri especializado que definiu as cinco primeiras colocadas do Musa da Pelada edição 2015. A primeira colocada foi a representante do Azulão, Reyla Recio. Ela levou uma moto, um book fotográfico, além de um ano de cortesia de utilização da estrutura da Academia Machida. Reyla teve uma das torcidas mais animadas do concurso. “Estou muito feliz e agradeço à organização do concurso, além do meu time e minha torcida maravilhosa”, falou, já com a faixa de musa da pelada 2015.
"Adorei assistir o time, jogadores nota mil e a torcida nem precisa comentar a mais Top", disse Reyla Recio.

PRF apreende madeira ilegal em Capanema

PRF apreende madeira ilegal em Capanema (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam aproximadamente 38 metros cúbicos de madeira que estavam sendo transportados ilegalmente em um caminhão, durante a madrugada de hoje (18), em Capanema, região nordeste do Pará.
O crime ambiental ocorreu em flagrante quando os agentes abordaram um caminhão trator, tracionando um semi reboque com placas do estado da Paraíba.
Durante a fiscalização, Inácio Soares da Silva, 52 anos de idade, condutor do veículo, não apresentou a guia florestal, somente um Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica- DANFE, mas após realizarem consultas, os agentes da PRF constataram que as informações não eram compatíveis com a carga transportada de 38 m3 metros cúbicos de madeira serrada de diversas espécies transgredindo assim, o parágrafo único do Artigo 46 da lei 9.605/98 .
O condutor foi questionado sobre a madeira transportada ilegalmente, afirmando que havia efetuado o carregamento em duas madeireiras no município de Tailândia/PA e teria como destino a cidade de Boqueirão, no estado da Paraíba e que receberia 800 reais pelo transporte.
A carga e o caminhão foram apreendidos no posto da PRF em Capanema ficando à disposição dos órgão ambientais e o condutor foi detido e liberado após ter assinado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo posteriormente a comparecerem em juízo.
(DOL, Pararijos NEWS com informações da PRF)

Divulgação do resultado do concurso da Caesa é adiado em Macapá

Cronograma alterado: Divulgação do resultado do concurso da Caesa é adiado
DA REDAÇÃO – 
O número grande de recursos ao gabarito preliminar das provas do concurso público da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) resultou na alteração no cronograma previsto no Edital.
As notas das provas objetivas e o resultado preliminar que seria divulgado nesta sexta-feira, 18, será publicado no dia 22 de dezembro. Até o dia 28 deste mês, a Intelectus divulgará o resultado final com a lista definitiva dos aprovados no concurso público para ambos os cargos.
A divulgação das respostas aos recursos foi adiada para a próxima segunda-feira, 21 de dezembro. Também será publicado no dia 21 o gabarito definitivo das provas para encanador e agente de saneamento.
As retificações e cronograma podem ser acompanhados no site da banca organizadora: http://www.intelectus-ap.com.br (Pararijos NEWS/Salesnafes.com)

Musas disputam título

As candidatas, que concorrem a uma motocicleta zero quilômetro, vão desfilar sua beleza no Café Del MarAs candidatas, que concorrem a uma motocicleta zero quilômetro, vão desfilar sua beleza no Café Del Mar
A grande final do concurso Musa da Pelada está marcada para hoje, a partir das 19h30. No espaço Café Del Mar (antigo African Bar), localizado na avenida Marechal Hermes, estão programadas variadas premiações, conferindo títulos de melhor time, melhor torcida, artilheiro, craque do campeonato, entre outros, para as equipes envolvidas na Copa Pará Amazônia, campeonato de pelada, organizado pelas Organizações Romulo Maiorana.
Como “cereja do bolo”, a organização do evento ainda programou um desfile das 12 musas de cada agremiação. Na verdade, o desfile terá um caráter de concurso. “As meninas terão dois momentos de desfile. O primeiro com a roupa tradicional do concurso, short curto e top. O outro será com a utilização biquíni”, explica Felipe Cunha, executivo de contas das ORM.
Cinco jurados, cujos nomes são mantidos em sigilo, vão apreciar todas as candidatas. Em um primeiro momento, serão eliminadas nove meninas e restarão três finalistas na disputa. A primeira colocada levará uma motocicleta zero quilômetro, um book fotográfico, além de um ano de cortesia na Academia Machida. A vice-campeã ganhará uma bicicleta e seis meses de Academia Machida gratuitamente. A terceira colocada levará uma bicicleta, além de três meses de academia. (Pararijos NEWS)

Polícia do AP vai incinerar 70 quilos de drogas nesta sexta, 18

Maconha: Polícia vai incinerar 70 quilos de drogas nesta sexta, 18
DA REDAÇÃO –
A Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) vai incinerar nesta sexta-feira, 18, cerca de 70 quilos de drogas apreendidas este ano no Amapá, a maior parte maconha. Outros 300 quilos já foram destruídos no primeiro semestre deste ano.
A incineração está marcada para as 9h em uma cerâmica localizada no fim da principal avenida do Bairro Zerão.
Nas primeiras incinerações deste ano, a maior parte das drogas era cocaína (quase 200 quilos) e crack. Na remessa que será destruída nesta sexta-feira, 60 quilos são de maconha.
As primeiras incinerações   destruíram mais de 300 quilos. Fotos: Arquivo
As primeiras incinerações destruíram mais de 300 quilos. Fotos: Arquivo
O delegado titular da DTE, Ronaldo Coelho, explicou porque as incinerações costumam demorar.
“São muitas apreensões ao logo do ano, algumas pequenas e outras maiores. A gente precisa deixa volume se acumular e depois esperar autorização judicial para fazer a incineração”.
Delegado Ronaldo Coelho: principal porta de entrada continua sendo Santana
Delegado Ronaldo Coelho: principal porta de entrada continua sendo Santana
Ainda de acordo com o delegado, a principal porta de entrada de drogas no Amapá continua sendo a Área Portuária do município de Santana, a 17 quilômetros de Macapá. Ele não acredita que com a abertura da Ponte Binacional a fronteira com a Guiana Francesa passe a ser também um corredor de entrada de entorpecentes.
São 100 quilos de pedra bruta que resultaria em 350 quilos de droga nas ruas
100 quilos de pedra bruta de cocaína que resultariam em 350 quilos de droga nas ruas
“Com a ponte bem vigiada isso não vai ocorrer. Os crimes na fronteira são geralmente tráfico de armas”, explicou.  (SalesNafes.com/Pararijos NEWS)

Macaulay Culkin vive versão adulta do seu personagem em “Esqueceram de Mim”

Exatos 25 anos após o lançamento do filme “Esqueceram de Mim”, o protagonista do longa, Macaulay Culkin, volta a viver o seu personagem Kevin num vídeo maravilhoso na internet.
O vídeo em questão mostra o personagem adulto nos dias atuais e, claro, cheio de problemas psicológicos que viveu quando criança – afinal, por mais que o filme seja algo engraçadinho para o Natal, o garoto sofreu um puta trauma, né? Quem ficaria bem sendo esquecido pela família em pleno fim de ano?
Para todo mundo entender do que se trata, o vídeo é o primeiro lançamento da websérie “:DRYVRS”, do ator Jack Dishel, que brinca com motoristas bizarros de aplicativos como o Über.
No segmento, o problemático Macaulay Culkin se enfurece com o assaltante e começa a torturar o cara. (Pararijos NEWS)

Senado decide impeachment

Supremo Tribunal Federal deu vitória ao governo ao definir rito a ser seguido pelo pedido de impedimento da presidenteSupremo Tribunal Federal deu vitória ao governo ao definir rito a ser seguido pelo pedido de impedimento da presidente
A presidente Dilma Rousseff obteve ontem uma vitória importante no Supremo Tribunal Federal (STF), com o reconhecimento da autonomia do Senado para barrar o impeachment contra a petista, mesmo após eventual aprovação do processo na Câmara. Oito dos onze ministros da Corte admitiram a tese governista de que os deputados apenas autorizam o andamento do processo, mas a decisão não vincula a instauração do impeachment no Senado. Pela decisão, somente a aprovação por maioria simples dos senadores instaura o procedimento, o que geraria afastamento de Dilma do cargo por 180 dias.
Antes mesmo do final do julgamento, com o indicativo favorável, o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams, já comemorava o resultado: "O trem entrou nos trilhos. E os trilhos são retos e não tortos", afirmou o ministro. O advogado do PT, Flávio Caetano, disse que o STF definiu as regras do jogo e invalidou "atos arbitrários" do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Para o governo, deixar nas mãos do Senado a definição sobre o impeachment traz um alívio inicial no processo porque joga para o futuro o eventual afastamento de Dilma - decisão mais drástica e considerada praticamente irreversível - e ainda deixa espaço para discussões políticas na Casa. (Pararijos NEWS)

Polícia descobre submarino que transportaria drogas


Foto: Divulgação / Polícia CivilFoto: Divulgação / Polícia Civil
Um submarino que estava em construção na costa de uma ilha no município de Vigia, nordeste paraense, foi descoberto por uma equipe da Polícia Civil nesta quarta-feira (16). A polícia suspeita que o veículo seria utilizado para transportar drogas do Pará para fora do país.
Veja imagens feitas pelos policiais: 
A Polícia Civil chegou até o submarino após uma denúncia anônima recebida na última segunda-feira (14). Pelas imagens feitas pelos investigadores, é possível ver que o submarino está pronto e conta com um painel que facilitaria a navegação. Nas imagens também é possivel ver que o veículo marinho tinha motores e cabos instalados.
Foto: Divulgação / Polícia CivilFoto: Divulgação / Polícia Civil
Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi enviada ao local para auxiliar na remoção do submarino. Equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes, da Divisão de Repressão ao Crime Organizado e da Delegacia de Polícia Fluvial participam da operação.  (Pararijos NEWS)

Lançada 70ª edição de disputa das Rainha das Rainhas


A 70ª edição do concurso Rainha das Rainhas foi lançada ontem à noite durante coquetel.
O evento será realizado na noite do dia 29 de janeiro no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. No total, 22 clubes vão participar. As apresentações das candidatas estão programadas para ocorrer de 5 de janeiro a 21 de janeiro de 2016.


O coordenador do concurso, Adenirson Lage, destaca que o evento é um grande acontecimento durante o período de Carnaval do Brasil. “Será realizado no dia 29 de janeiro e estamos preparando uma grande apresentação. Os clubes começam a apresentar as candidatas no dia 5 de janeiro até o dia 21 de janeiro. 22 clubes estão programados para participar do concurso, que é o maior do Norte e Nordeste e completa 70 anos”, destaca.
A Rainha das Rainhas de 2015 foi Dayane Dourado Marcos, representante da Tuna Luso Brasileira. Ela desfilou com a fantasia “Abracadabra”. Dayane participou ontem do lançamento da 70ª edição do concurso. Para ela, as candidatas ao título precisam treinar muito, fortalecendo as pernas, tórax e ombros, e também ensaiar bastante.



Agenda de apresentações
05/01 - Cassazum/ Asalp
06/01 - Asbep/ COPM/ Monte Líbano
07/01 - AABB/ AEAPA
11/01 - Clube dos Advogados/ Tênis Clube
12/01 - Pará Clube/ CEPE
13/01 - Paysandu/ Assubsar/ Astcemp
14/01 - Clube do Remo/ Clube de Engenharia
18/01 - Bancrevea/ Caixaparah/COCB
19/01 - Grêmio Literário Português
20/01 - Assembleia Paraense
21/01 - Tuna Luso
(Pararijos NEWS)

Eurico Miranda anuncia Yago Pikachu no Vasco por 3 anos


Algo que já era esperado, foi confirmado nesta quarta-feira (16). O presidente do Vasco, Eurico Miranda, anunciou a contratação do lateral-direito Yago Pikachu, de 23 anos, que se destacou pelo Paysandu em 2015.  Seu contrato será válido por 3 anos. Yago está no Rio de Janeiro, onde realizou exames médicos em São Januário.
Depois de muitas especulações e movimentações de mercado, Yago Pikachu vai realizar o sonho de jogar no futebol carioca, segundo seus representantes, que viajaram com ele para o Rio. O lateral estava há quatro anos no Paysandu, clube que o revelou, e foi um dos destaques do time na campanha na Série B. Ele fez 20 gols em 59 jogos na temporada. A diretoria do Papão da Curuzu chegou a fazer campanha para convencer o atleta a renovar.
Pikachu chega para disputar posição com Madson, titular do Vasco durante toda a temporada de 2015. Além da dupla, o Cruz-Maltino conta para o setor com Bruno Ferreira e Nei, que tem contrato até o fim de janeiro. O clube ainda vai divulgar data para apresentar o reforço. (Pararijos NEWS)

Nestor Cerveró diz que pagou propina a Jader Barbalho

Foto: Cristino Martins/ Arquivo O LiberalFoto: Cristino Martins/ Arquivo O Liberal
O portal do jornal "Folha de S. Paulo" publicou ontem à noite que o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró disse, em seu acordo de delação premiada, que pagou US$ 6 milhões em propina ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e ao senador Jader Barbalho (PMDB-PA). O senador petista Delcídio do Amaral (MS), preso desde 25 de novembro, também teria sido destinatário de outros US$ 2 milhões, conforme Cerveró.
Os pagamentos não viriam de uma única obra, mas de um emaranhado de propina arrecadada em vários contratos da diretoria internacional, de acordo com Cerveró. Entre os contratos da área internacional sob suspeita de corrupção estão a construção dos navios-sonda e a compra da refinaria de Pasadena (EUA).
Embora a área internacional fosse feudo político do PMDB, Nestor Cerveró disse que foi nomeado para o cargo graças ao peso político de Delcídio - de quem havia sido braço-direito na área de gás da estatal entre 1999 e 2001. Outro delator da operação, o lobista Fernando Soares, o Fernando Baiano, tem uma versão parecida com a de Cerveró. Segundo Baiano, Renan e Jader teriam recebido US$ 6 milhões de propinas em contrato de navio-sonda, enquanto Delcídio teria ficado com uma "comissão" de US$ 1,5 milhão referente à compra de Pasadena.
As acusações do lobista já são investigadas no curso de um inquérito que corre em segredo de Justiça no Supremo Tribunal Federal (STF). O ex-diretor concedeu depoimentos por quatro dias durante a semana passada, na superintendência da Polícia Federal de Curitiba. Ele está preso desde janeiro.
Já Delcídio está preso sob suspeita de tentar atrapalhar as investigações da Lava Jato. O petista foi detido após ter sido gravado em uma conversa com Bernardo Cerveró, filho do ex-diretor, onde propôs um plano de fuga e o pagamento de uma mesada em troca do silêncio do agora delator.
O presidente do Senado nega a imputação feita pelo delator. Renan Calheiros afirma que sua relação com empresas públicas e privadas nunca ultrapassaram os "limites institucionais", segundo sua assessoria de imprensa. De acordo com a "Folha", as defesas de Jader Barbalho e de Delcídio do Amaral não responderam à reportagem na noite de ontem. (Pararijos NEWS)

Agronegócio paraense é reconhecido com premiação no Pará

Agronegócio paraense é reconhecido com premiação (Foto: Jader Paes/Diário do Pará)
(Foto: Jader Paes/Diário do Pará)
Valorizar um dos setores que mais impulsionam a economia paraense e do Brasil, o agronegócio, foi o principal objetivo da premiação AgroPará, criada pelo DIÁRIO DO PARÁ. A primeira edição do Prêmio teve cerimônia realizada na noite desta quinta-feira (17), no auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa).
Além da importância econômica que o agronegócio ganha no país, a vocação que estado do Pará possui no setor torna ainda mais necessária a exploração desse potencial.
Um dos objetivos esperados é que o setor receba mais incentivos – pelas diversas esferas do poder público – a exemplo do que ocorre em estados como Paraná e Mato Grosso. A segurança jurídica dos produtores também é um fator essencial, que deve ser garantida, por exemplo, com o cumprimento dos mandados de reintegração de posses que tramitam no estado.
Com os investimentos e a atenção necessários, o setor pode alavancar a geração de riquezas e rendas para o estado. “Acreditamos que quanto mais o Agronegócio prosperar, mais impulsionará o Estado rumo a uma melhor distribuição de renda e maior qualidade de vida”, afirma Jader Filho.
PREMIADOS
O AgroPará premiou empreendimentos de 15 categorias do agronegócio. Na Produção Animal, as divisões foram Bovinos, Bubalinos, Equinocultura, Ovinocultura e Suinocultura, Avicultura, Piscicultura e Apicultura.
Já na Produção Vegetal as categorias foram Soja e Milho, Palma, Citros, Açaí, Cacau, Madeira e Mandioca e Feijão Caupi. As empresas foram divididas por categoria de receita líquida e avaliadas pelo aspecto financeiro, de gestão corporativa.
(Foto: Jader Paes/Diário do Pará)
Confira os vencedores do prêmio:
Bovinos – Winston Diamantino
Bubalinos – Nilson Gusmão
Equinos, Asininos e Muares – Severino Ramos de Moura e Maria Ilza Leal de Moura
Ovinocultura e Suinocultura – Pagrisa
Avicultura – Yasuhida Watanabe
Exportação da Pecuária – Minerva S.A
Piscicultura – Gilberto Santos Vaz
Apicultura – Gerson de Morais
Soja e Milho – Toni Filter
Palma – Mejer Agroflorestal Ltda
Citros – Junior Zamperlini, da Citropar
Açaí – Nazareno do Point
Cacau – João Nicolau Loff
Madeira – Grupo Concrem
Mandioca e Feijão – Benedito Dutra Luz Souza
(DOL/Pararijos NEWS com informações Leidimar Oliveira/Diário do Pará)

Mari Alexandre e Zilu vão a show da dupla Jorge e Mateus

Mari Alexandre em show em São Paulo (Foto: Araújo e Eduardo Martins/ Azzi Agency/ Divulgação)
A atriz Mari Alexandre e Zilu Camargo, ex-mulher do cantor Zezé Di Camargo, escolheram vestidos curtos e justos para ir ao show da dupla Jorge e Mateus. O cantor Latino também curtiu a apresentação dos sertanejos na madrugada desta sexta-feira, 18, na casa de espetáculos Villa Country, em São Paulo. (Pararijos NEWS)

Homem que traiu é perdoado pela mulher

Homem que traiu é perdoado pela mulher  (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)
Após ser flagrado com a mulher do melhor amigo num motel em Betim, em Belo Horizonte (MG), Léo Emerick foi obrigado a revelar o caso para a própria mulher. O vídeo do flagrante da traição se tornou um dos virais mais acessados no Brasil e tem movimentado as redes sociais desde terça-feira (15).

A esposa de Léo não só perdoou a infidelidade do marido, como os dois já estão com uma viagem para o EUA. A família só deve voltar em meados de 2016.

Léo Emerick é um dos homem mais ricos da região e é acostumado a ostentar carros luxuosos e até mesmo helicópteros nas redes sociais. Ele afirmou que não vai cobrar nada pelo conserto do carro destruído por Carlos Eduardo de Andrade, marido traído.

O casal de amantes, Léo e Fabíola, saía do motel quando foi surpreendido por Carlos Eduardo e um colega que filmava toda a cena.
(DOL,Pararijos NEWS com informações do R7)

Nove são denunciados pela morte do Cabo Pet

Nove são denunciados pela morte do Cabo Pet (Foto: Reprodução/Facebook)
CPI apontou que Cabo Pet era integrante de um grupo de milícia (Foto: Reprodução/Facebook)
O juiz da 1ª Vara Penal de Belém, Edmar Pereira, recebeu nesta quarta-feira (16), denúncia contra nove pessoas acusadas de participação na execução de Antônio Marcos da Silva Figueiredo, conhecido por "Pet", integrante da Polícia Militar, morto em novembro do ano passado.
De acordo com o Tribunal de Justiça do Pará (TJ/PA), "Pet" era integrante de um grupo de milícia denominada “Irmãos de Farda”, que atuava nos bairros do Guamá e Terra Firme, em Belém.
Ainda segundo o TJ, cada denunciado será citado para, em seguida, apresentarem suas respectivas defesas, pelo prazo de dez dias.
A audiência de instrução do processo deverá ocorrer entre os meses de fevereiro e março de 2016. 
O promotor de justiça José Rui de Almeida Barbosa denunciou John Herbert Santos da Silva, “o Grug”; Mauro Alexandre Nunes dos Passos, “Mauro Gordo”; Adriano de Andrade dos Santos Neto, “Panturrilha”; Moisés dos Santos Silva, “Moises Taxista”; Shelldon Roberto Nobre Gouveia, “Japa”; Alexsandro Brito de Azevedo, “Nego Alex”; Moisés da Silva Gomes, “Poeta”, Túlio Novaes dos Santos e Josicleide Pureza da Costa.
Conforme a denúncia, os indiciados integram facção criminosa denominada "Rex", cuja atividade principal é o tráfico de drogas na Região Metropolitana de Belém.
Ainda conforme denúncia a facção "Rex" é rival da milícia “Irmãos de Fardas”, que teria em sua composição policiais civis e militares. 
Na denúncia, há relato que integrantes da facção "Rex" responsabilizam integrantes da milícia "Irmãos de Farda" pelas mortes de Tandar, Adriano Nascimento, o “Narigudo”, e André Nascimento, o “Dedé”. A morte de "Pet" teria sido para vigar essas mortes.
Moisés da Silva Gomes, o “Poeta”, que atualmente está recolhido na penitenciária de segurança Catanduvas/PR, teria ordenado a morte de um dos integrantes da milícia “Irmãos de Farda”, através de Josicleia Pureza da Costa, companheira de Poeta.
A execução teria contado com a ajuda de Túlio Novaes dos Santos, que ficou responsável de verificar o movimento das viaturas policiais na área.
Os cinco primeiros denunciados teriam se encontrado numa passagem do bairro da Terra firme, por volta das 19h, do dia 4 de novembro de 2014. (Pararijos NEWS)

O Concurso Musa da Pelada/Amazônia 2015 teve uma noite de gala na última quarta-feira. O público lotou a boate Café Del Mar e as torcidas das 12 candidatas se comportavam de forma a engradecer o evento. Muitos portavam bandeira, como Ariel Rodrigues. “Esse clima de confraternização é único e percebemos que o nível do concurso foi altíssimo”, considerou o estudante universitário. Além disso, shows de pagode animaram a festa. Mas foi um desfile das 12 candidatas o ponto máximo da festa. O desfile teve três momentos, com as candidatas se apresentando individualmente e coletivamente.
Elas foram avaliadas por um júri especializado que definiu as cinco primeiras colocadas do Musa da Pelada edição 2015. A primeira colocada foi a representante do Azulão, Reyla Recio. Ela levou uma moto, um book fotográfico, além de um ano de cortesia de utilização da estrutura da Academia Machida. Reyla teve uma das torcidas mais animadas do concurso. “Estou muito feliz e agradeço à organização do concurso, além do meu time e minha torcida maravilhosa”, falou, já com a faixa de musa da pelada 2015.
A vice-colocada, que foi Paloma Paiva, representante da agremiação Fusão, ganhou uma bicicleta e seis meses de Academia Machida gratuitamente. A terceira colocada foi Nayara Costa, do Flamenguinho. Ela levou uma bicicleta, além de três meses de academia. O concurso premiou a quarta e a quinta colocada, respectivamente, Larissa Pires (os Cobras) e Gislane Enara (América).
Guarany Júnior, diretor de marketing do grupo ORM, foi quem entregou o envelope com o nome das ganhadores. Ele considerou a iniciativa válida e elogiou o público do projeto. “Nós queremos agradecer a vocês pelo comportamento, aplausos. Sem vocês, a Organização Romulo Maiorana não existiria”, disse. Felipe Cunha, executivo de vendas do jornal Amazônia, enfatizou que a edição de 2015 foi um amplo sucesso comercial. “Nós alcançamos o objetivo traçado e podemos considerar o evento bem sucedido. Vamos continuar no ano que vem, sempre buscando melhorias.”
O projeto, cuja idealização foi das Organizações Romulo Maiorana, está na sua terceira edição. A ideia prioritária é promover o encontro entre os 12 times principais times de pelada do Estado. Para serem selecionadas, jogadores, diretores e pessoas ligadas aos diversos clube avaliaram um grupo de belas garotas.
As participantes foram: Gislane Enara (América CN8), Elen Pantoja (Art Soccer), Reyla Recio (Azulão), Ane Larrissa Melo (Colorado), Nayara Costa (Flamenguinho), Paloma Paiva (Fusão), Adrielle Souto (Gavião Real), Larissa Pires (Os cobras), Andressa Benassuly (Paulo Cícero), Brenda Tanks (Santo André), Erika Macedo (Sucatão), Áurea Nascimento (Treze de Maio). (Pararijos NEWS)

Pirão quer segunda chance


Um ano depois de ser derrotado por Pedro Minowa na primeira eleição direta para o cargo de presidente do Clube do Remo, o vereador Zeca Pirão (SDD) aposta alto para voltar ao cargo máximo do Leão Azul.
Lançado como candidato à presidência na última segunda-feira (14) pelo ex-vice Marco Antônio Pina, Pirão costura alianças e busca apoio para voltar ao posto de presidente, ainda quer por um mandato tampão, que vai até novembro de 2016.
Zeca Pirão se reuniu com Helder Cabral, outro pretendente ao cargo, visando uma parceria. Helder foi o primeiro nome a surgir como pré-candidato, vem em campanha e conta com a simpatia de alas do clube. Ele ainda não indicou seu vice de chapa, e recebeu o convite de Zeca Pirão para uma dobradinha, mas pediu um dia para dar uma resposta. A ideia, conforme indicado ao ex-presidente, é consultar a base de apoio antes de fechar uma parceria.
Pirão também tentou articular um acordo com André Cavalcante, considerado candidato da situação. Mas o advogado viajou para o Rio de Janeiro a serviço do Remo e só volta a Belém no fim de semana.
Morto - Zeca Pirão, desde a derrota para Pedro Minowa, “sumiu” do Remo, e chegou a pedir que o esquecessem. “Eu não vou mais comentar nada sobre o Remo, não quero que me liguem para saber de nada relacionado ao clube. Faz de conta que eu morri”, disse na época. Agora, diante da possibilidade de voltar ao cargo, Pirão está de volta à cena, inclusive contribuindo financeiramente com as obras do Baenão. “No fim, levo a culpa. Ainda hoje tem radialista me acusando de ser responsável pela atual situação do estádio. Aposto que se tivesse continuado como presidente, o Baenão já estaria pronto”, afirmou em entrevista.
Segundo ele, já existe um grupo de empresários interessados em investir e construir os camarotes e cadeiras do Baenão, cobrança antiga dos sócios compradores (entre eles está o ex-presidente do Remo, Pedro Minowa, que diz ter comprado camarote e nunca ter recebido). (Pararijos NEWS)

Para Paes, Dilma está 'muito feliz' com decisão do STF sobre impeachment

A presidente Dilma Rousseff, acompanhanda do prefeito do Rio, Eduardo Paes, e do governador Luiz Fernando Pezão, inaugurou na noite desta quinta-feira (17) o Museu do Amanhã, um dos símbolos da revitalização da Região Portuária do Rio. (Foto: Alexandre Brum/Agência O Dia/Estadão Conteúdo) 
A presidente Dilma Rousseff, acompanhada do prefeito do Rio, Eduardo Paes, inaugurou o Museu do Amanhã (Foto: Alexandre Brum/Agência O Dia/Estadão Conteúdo)
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse que a presidente Dilma Rousseff parece "muito feliz" com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de anular a escolha, pelo plenário da Câmara, de deputados não indicados por líderes partidários para a comissão especial que vai analisar o pedido de impeachment. A declaração foi dada nesta quinta-feira (17), após a inauguração do Museu do Amanhã no Rio.
"Eu acho que a presidente está muito feliz. Todos nós estamos muito felizes, porque a decisão do Supremo hoje acalma um pouco o processo político. A política brasileira precisa voltar a dialogar. Nós todos, Brasília principalmente, o grau de radicalização e de conflitos está muito acima do aceitável. Acho que se botou um pouco de agua na fervura", disse o prefeito ao ser perguntado se a presidente havia comentado a decisão – Dilma não deu entrevistas. (Pararijos NEWS)

Supremo muda rito do impeachment: entenda o que acontece agora

Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (17) alterar o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, iniciado no dia 2 de dezembro pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O pedido foi feito pelo PC do B, partido da base aliada do governo (Veja os votos dos ministros).
1) Comissão especial: indicada por líderes partidários e eleita com voto aberto
A decisão do STF derrubou a eleição da comissão especial da Câmara, realizada em 8 de dezembro. A comissão é responsável por decidir se abre ou não processo contra a presidente. No pedido, o PCdoB questionou o rito adotado por Cunha. Ele permitiu a participação da chapa avulsa, formada pela oposição e dissidentes da base e eleita por 272 votos contra 199 em votação secreta.
Com a decisão desta quinta, a Câmara terá de definir uma nova comissão, obedecendo o novo rito: chapa única indicada pelos líderes e votação aberta.
Por 6 votos a 5, os ministros determinaram que qualquer votação do impeachment a partir de agora deverá ser aberta.
Os ministros também definiram que não poderá mais haver chapas alternativas. Ou seja, caberá aos líderes de cada partido ou bloco indicar os nomes para a comissão – formada por 65 membros de todas as legendas, proporcional às bancadas.
Essa definição, porém, deve ficar para 2016. O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), anunciou nesta quinta o fim do ano legislativo e disse que não convocará os parlamentares durante o recesso – de 23 de dezembro a 2 de fevereiro.
Resultado do julgamento do Supremo sobre o rito de impeachment de Dilma Rousseff votos dos ministros (Foto: Arte/G1)
2) Defesa de Dilma
Depois de instalada a comissão, a presidente da República será notificada e terá prazo de 10 sessões para se manifestar sobre o processo.
O PC do B queria que o Supremo determinasse uma defesa prévia, para que Dilma pudesse se manifestar antes do recebimento da denúncia por Eduardo Cunha -- o que ocorreu em 2 de dezembro. Como o STF negou esse pedido, Dilma poderá se defender, conforme já era previsto, após a eleição da comissão especial.
Depois da defesa, a comissão terá cinco sessões para votar o relatório final, que definirá pela continuidade ou não do processo e precisará ser votado no plenário da Câmara.
3) Papel do Senado e afastamento de Dilma
Se o plenário da Câmara decidir aprovar o pedido de impeachment, o processo vai para a análise do Senado, mas Dilma só poderá ser afastada se os senadores decidirem receber o pedido.
Pelo rito anterior, aprovado o impeachment pela Câmara, a presidente seria afastada de imediato. Isso porque se entendia que o Senado não tinha poder para barrar o impeachment.
O STF decidiu que o Senado tem poder para decidir se continua ou não com o trâmite do impeachment. Assim, caberá aos senadores dar prosseguimento ao pedido para que a denúncia seja analisada pelo plenário. Essa decisão se dará por maioria simples, conforme entendimento do Supremo.
4) Decisão final
Se o Senado decidir receber o impeachment, afastando Dilma do cargo, começa um processo que terá, ao final, um julgamento sobre se a presidente deve ser condenada ou não.
Poderão ser apresentadas provas, testemunhas, advogados e será feito um relatório resumido da denúncia e das provas da acusação e da defesa pelo presidente do Supremo, que é quem preside todos os trabalhos no Senado.
Os senadores, então, irão votar em duas fases. Na primeira, por maioria simples, sobre os crimes de que ela é acusada, a pronúncia. Na segunda, sobre o mérito da condenação ou absolvição da presidente. Nesta, a votação terá um quórum qualificado, de dois terços dos senadores, para decidir.
Se for condenada, a presidente perde o cargo e assume o vice. Se absolvida, continua no cargo até o fim do mandato. (Pararijos NEWS)

Ação pede R$ 71 mi em indenizações por naufrágio

Ação pede R$ 71 mi em indenizações por naufrágio (Foto: Via/WhatsApp)
Naufrágio ocorreu no dia 6 de outubro e no acidente milhares de bois morreram afogados (Foto: Via/WhatsApp)
Dois meses depois do naufrágio do navio Haidar, em Barcarena, no Pará, 3.900 carcaças de bois dentro da embarcação, permanecem no porto de Vila do Conde, contaminando a água.
Vários laudos comprovam danos sociais e ambientais provocados pelo desastre que gera um valor mínimo de R$ 71 milhões em indenizações.
O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA), o Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA), a Procuradoria Geral do Estado e a Defensoria Pública do Estado do Pará ajuizaram ontem, 16 de dezembro, na Justiça Federal, em Belém, ação civil pública que pede, além do pagamento das indenizações, seja dado um prazo máximo de 48 horas para que os responsáveis pelo naufrágio apresentem uma solução definitiva para a retirada das carcaças.
“A demora na retirada do óleo e das carcaças foi uma opção deliberada da empresa de salvatagem (contratada pelos donos da carga e do navio)”, diz a ação judicial, acusando os responsáveis de optarem, sem comunicar aos órgãos ambientais, por esperar a carga apodrecer totalmente porque a retirada somente das ossadas é mais barata. “Resta clara a opção preponderantemente econômica de manter a integridade do navio em detrimento do meio ambiente, porque passados muito mais de dois meses do acidente (que ocorreu no dia 6 de outubro), as carcaças do deque inferior continuam mergulhadas no rio Pará”.
A maior parte das indenizações pedidas pelos entes públicos é para reparar os danos aos municípios de Barcarena e Abaetetuba, os mais atingidos pela contaminação.
Para Barcarena, a ação judicial pede o pagamento de R$ 35 milhões em danos. Para Abaetetuba, o cálculo é de R$ 1,4 milhão. Em danos morais coletivos, o total seria de R$ 20 milhões e pelos maus-tratos e crueldade com animais, os responsáveis deverão pagar R$ 15 milhões.
Os pagamentos, de acordo com os pedidos feitos à Justiça Federal, devem ser revertidos para uma lista de políticas públicas e investimentos a serem feitos pelos beneficiários.
Mas o valor deve ser maior do que R$ 71 milhões, porque serão somadas as indenizações individuais a todos os moradores da região afetados pela contaminação. Depois do naufrágio, os odores da putrefação da carga de mais de 5 mil bois se espalharam pela região.
Foram feitos 113 atendimentos de moradores com sintomas causados pelos odores. Ribeirinhos, pescadores e donos de barracas – a região mais afetada foram as praias de Barcarena, destino turístico e fonte de renda de centenas de moradores. As praias permanecem interditadas. (Pararijos NEWS)

Garoto é perseguido e morto


Um adolescente de 16 anos foi morto a tiros por volta das 16h30 de ontem, no bairro da Pedreira, em Belém. O crime ocorreu dentro de uma vila de casas, localizada na travessa do Chaco. De acordo com informações obtidas pela polícia, o garoto foi perseguido e executado por dois homens. Antes disso, houve troca de tiros e um dos homicidas foi baleado na perna pela vítima. A Polícia Militar fez buscas em hospitais e, pouco mais de uma hora depois, um suspeito foi encontrado no Hospital de Pronto-Socorro Municipal (HPSM) do Guamá.
O adolescente morava na travessa Curuzu, próximo do local do crime. Ele estava no canal da Visconde de Inhaúma quando foi surpreendido pelos assassinos. A vítima estava armada e reagiu ao ataque. Durante a troca de tiros, conseguiu atingir um dos homicidas. Em seguida, o garoto correu, mas foi alcançado pelos matadores. Testemunhas contaram que ele foi perseguido por dois homens e morto dentro de uma vila de casas. A vila São José está localizada na travessa do Chaco, entre Duque e Visconde.
Várias pessoas testemunharam o crime. Elas preferem não se identificar, mas afirmam que o adolescente era conhecido pelos assaltos que fazia no bairro. Algumas pessoas que estavam no local, inclusive, disseram ter sido vítimas dele. Para a polícia, os autores do crime eram conhecidos da vítima e moram na Pedreira. Nem as caraterísticas físicas deles foram descritas pelas testemunhas.
O sargento Araújo, da Ronda Tática Metropolitana (Rotam), esteve no local do crime. Ele contou que a polícia foi informada sobre a troca de tiros e, quando uma equipe chegou ao local, o adolescente já estava baleado. Os militares acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Os familiares do garoto chegaram à vila rapidamente, mas preferiram não conversar com a imprensa. Para a polícia, a mãe disse que o rapaz cumpria medida socioeducativa - porque foi apreendido por porte ilegal de arma de fogo -, mas havia fugido recentemente do centro de internação. Um revólver calibre 38 foi encontrado com o adolescente e apreendido pela polícia. (Pararijos NEWS)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Mineirinho conquista sonhado título e ainda fatura Pipe em final com Medina

Missão dada é missão cumprida. Primeiro brasileiro a liderar o ranking mundial e um dos grandes responsáveis por abrir os caminhos para o "Brazilian Storm" dominar o surfe, Adriano de Souza batalhou por dez anos para realizar o sonho de uma vida inteira. Desde que apareceu na elite, o menino do Guarujá, conhecido no mundo do surfe como "Capitão Nascimento", pelo jeito sério e determinado, se acostumou a quebrar barreiras e sempre foi apontado como o surfista que traria o tão almejado título mundial para o país. A façanha veio com Gabriel Medina no ano passado, triunfo que provou que o sonho era possível. E nesta quinta-feira, o projeto de vida de Mineirinho não só foi concluído com êxito, como superou todas as suas expectativas, com direito a vitória inédita para o país na famosa etapa de Pipeline, última parada do Circuito Mundial em 2015.
Adriano de Souza é carregado pela torcida após se tornar Campeão Mundial de Surfe em 2015 (Foto: Divulgação)Adriano de Souza é carregado pela torcida após se tornar Campeão Mundial de Surfe em 2015 (Foto: Divulgação)
Após a queda de Mick Fanning para Gabriel Medina pelas semifinais, Adriano nem precisaria vencer o Pipe Masters para ficar com o seu primeiro título. A conquista foi assegurada com a vitória na semifinal, contra o havaiano Mason Ho. Mineirinho foi carregado desde a água até a areia pelos torcedores brasileiros presentes no Havaí e dedicou o título ao amigo Ricardo dos Santos, assassinado no início do ano, e ao irmão que comprou sua primeira prancha. Mas ainda tinha mais. O guerreiro de Guarujá voltou ao mar e fechou a temporada de 2015 também com a vitória na "meca" do surfe. Em uma decisão brasileira, que reuniu os campeões de 2014 e 2015, Mineirinho desbancou Medina e ainda levou a taça da última etapa do ano (14,07 x 8,50). Confira os melhores momentos da final no vídeo acima.
- Basicamente, eu estava buscando o troféu do título mundial, mas é um bônus ser campeão de Pipeline. Não tenho nem palavras. Sou abençoado por Deus. É fantástico ser campeão. Estou feliz em finalizar o dia bem e quero dizer "muito obrigado a todos os brasileiros". É, sou campeão!

Gabriel Medina fica com a Tríplice Coroa Havaiana
Medina não saiu de mãos vazias. O surfista de Maresias, que fez história no ano passado como o primeiro brasileiro campeão do mundo no surfe, levou a Tríplice Coroa, competição que reúne os três principais eventos do ano no Havaí, sendo duas válidas pelo QS (divisão de acesso), em Haleiwa e Sunset Beach, e a última pelo CT (elite), em Pipeline.
Dia de fortes emoções para Mineirinho
Há dez temporadas brigando pelo título da elite do surfe mundial, Mineirinho começou a quinta-feira vencendo o australiano Josh Kerr nas quartas de final (5,50 x 4,43). Pressionado pela vitória de Mick Fanning sobre Kelly Slater (9,50 x 6,17), o brasileiro tinha a obrigação de terminar na frente do então líder do ranking para continuar sonhando com o título. O brasileiro fez a última bateria da semifinal já sabendo que só precisava vencer para ser campeão. Isso porque, minutos antes, o australiano tricampeão mundial foi eliminado por Gabriel Medina na briga para chegar à final. Medina venceu por 11,33 a 10,36, com um aéreo no apagar das luzes.
Adriano, então, encarou o havaiano Mason Ho para chegar à decisão no Havaí e ao tão esperado título mundial do circuito. Marcando bem o rival, o brasileiro fez 6,83 a a 3,83 para vencer e comemorar muito com a torcida brasileira presente nas areias de Pipeline. O paulista vibrou muito e dedicou a taça a Ricardo dos Santos, surfista morto em janeiro deste ano, e ao irmão Angelo de Souza.
Na final, o Brazilian Storm entrou em ação em dose dupla. Com um 7,67 e 6,40, Mineirinho somou 14,07 e superou Medina (8,50) para levar também a inédita conquista da etapa de Pipeline - a meca do surfe. No ano passado, o título ficou com o australiano Julian Wilson, derrotando justamente Gabriel Medina.
- Eu disse para o Gabriel na água que sem ele eu nunca seria campeão. Ele me mostrou o caminho para chegar até aqui. Muito obrigado, Gabriel, por me mostrar como ser campeão mundial. Muito obrigado, Simone, Charles por tornar Gabriel ainda mais campeão como pessoa. Dividir esse momento com ele na final é fantástico, é uma benção - disse Mineirinho. (Pararijos NEWS)

Estaleiro Maguari é investigado por fraude na Transpetro


A Polícia Federal cumpriu cinco dos seis mandados de busca e apreensão no Pará dentro da 22ª fase da operação Lava-Jato. Os mandados foram expedidos pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki. A operação acontece em sete Estados e no Distrito Federal desde as primeiras horas da manhã desta terça-feira (15).
Foto: Bruna Lima (O Liberal)Foto: Bruna Lima (O Liberal)
Dois mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas residências de Marcos Moraes Gueiros e Paulo Érico Moraes Gueiros, donos do estaleiro Rio Maguari, localizado na estrada da Maracacuera, em Outeiro. Os policiais apreenderam documentos e o telefone celular de Marcos Gueiros na residência do empresário no condomínio Greenville II, no bairro Parque Verde.
Também foi cumprido mandado de busca e apreensão contra Fábio Ribeiro Azevedo Vasconcelos, engenheiro do estaleiro Rio Maguari. Além deles, a PF tinha ordens de busca e apreensão destinadas a três pessoas jurídicas na região metropolitana de Belém. O sexto mandado não foi cumprido porque o endereço do alvo estava incorreto.
O esquema
Os nomes dos três estão ligados a uma denúncia do Ministério Público Federal em Araçatuba, interior de São Paulo, sobre um esquema de fraude em licitação para a contratação de 20 comboios compostos por barcaças e empurradores para o transporte de etanol da Transpetro, subsidiária da Petrobras.
A denúncia do MPF descreve que a licitação de 2010 foi direcionada para que a Transpetro fosse impedida de contratar a proposta mais vantajosa e, portanto, mais barata aos cofres públicos. Os fraudadores definiram o consórcio vencedor e o local onde seriam construídas as barcaças antes do resultado da licitação.
Entre os indícios de fraude encontrados pelo MPF estão a divulgação do menor preço alcançado na licitação um dia antes da abertura dos envelopes de preços. Outro indício foi o anúncio público de que o estaleiro ficaria em Araçatuba na data de abertura da licitação, entre os meses de março e agosto de 2010. O MPF estima que a fraude tenha sido de mais de 200 milhões de dólares.
Leia aqui o processo na íntegra!
'Catilinárias'
Batizada de operação 'Catilinárias', a investigação tem com alvo principal o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O ministro Teori Zavascki expediu 53 mandados de busca e apreensão referentes a sete processos da operação Lava Jato. Segundo a PF, o objetivo é evitar que os investigados destruam provas importantes e apreender bens que podem ter sido adquiridos em decorrência da prática criminosa.
As buscas ocorrem em endereços funcionais, sede de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos. Além dos seis mandados para o Pará, o STF expediu mandados para São Paulo (15), Rio de Janeiro (14), Pernambuco (4), Alagoas (2), Ceará (2) e Rio Grande do Norte (1). (Pararijos NEWS)

Homem confessa ter matado subtenente da PM em Santarém


Foto: Divulgação/SegupFoto: Divulgação/Segup
Foi preso na tarde de ontem (14), em Rurópolis, sudoeste paraense, o responsável pelos disparos que causaram a morte da subtenente da Polícia Militar Silvia Sousa, em Santarém. O criminoso teria sido identificado na troca de informações entre policiais de Santarém e de Rurópolis. Sebastião de Sousa Barbosa Neto já tem passagem pela polícia por crimes praticados em Santarém e Juruti.
De acordo com as informações do superintendente da Polícia Civil do Baixo Amazonas, delegado Gilberto Aguiar, o criminoso confessou ser o autor do crime. Após o assassinato cometido, o bandido teria seguido para o quilômetro 145 da BR Santarém-Cuiabá, sentido Rurópolis. Pouco antes, ainda em Santarém, escondeu, na casa de um traficante, a arma roubada da policial e a motocicleta usada no latrocínio. A polícia já apreendeu a motocicleta.
Antes do latrocínio, juntamente com um comparsa, o criminoso assaltou uma farmácia em Santarém. O assalto foi registrado pelo sistema de vídeo do estabelecimento, o que ajudou na identificação de Neto. Ele também é acusado de ter incendiado um carro da PM em Juruti.
A Polícia Civil ainda vai decidir sobre o destino do responsável pelo homicídio da subtenente, se ficará preso naquela região ou seguirá para Belém.  (Pararijos NEWS)

ORM lançam hoje o 69º Rainha das Rainhas 2016

Dayane Dourado “reina” até o final de janeiro, quando será eleita a nova Rainha  Dayane Dourado “reina” até o final de janeiro, quando será eleita a nova Rainha
Um coquetel às 18h de hoje no auditório de O LIBERAL marcará o lançamento do 69º Concurso Rainha das Rainhas 2016, promoção das Organizações Romulo Maiorana. O certame é o maior concurso de fantasia e beleza do Norte e Nordeste e um dos maiores e mais tradicionais do Brasil, criado em 1947 pelo extinto jornal “Folha do Norte”, adquirido, em 1966, pelo jornalista Romulo Maiorana, então superintendente do Grupo Liberal. O certame tem a coordenação do jornalista Adenirson Lage e direção de marketing do jornalista Guarany Júnior. Será disputado pelas candidatas apresentadas pelos clubes sociais paraenses no dia 29 de janeiro do próximo ano, às vésperas das folias carnavalescas, como já é tradição no carnaval paraense.
No ano passado, os jurados elegeram Dayane Dourado Marcos, representante da Tuna Luso Brasileira, Rainha do Carnaval 2015. Ela desfilou com a fantasia “Abracadabra”. O primeiro concurso Rainha das Rainhas do Carnaval, disputado em 1947, teve como vencedora a candidata Odete Chaves Braga, que representou o Clube dos Aliados com a fantasia “Laveski”.
O Concurso Rainha das Rainhas do Carnaval teve como primeiro coordenador o jornalista Ossian Brito, que ficou à frente do certame até o seu falecimento.
A Assembleia Paraense é o clube social de Belém que mais tem título do Rainha das Rainhas do Carnaval. Ao todo, o clube elegeu 14 Rainhas, seguido pelo Clube do Remo, com 13; Pará Clube com 6; Bancrevea e Clube de Engenharia, empatados com 5 Rainhas cada um.
HISTÓRICO
Até então irradiado ao vivo pela Rádio Jornal Liberal, em 1976, o Rainha das Rainhas do Carnaval foi transmitido ao vivo pela televisão aberta, em razão da inauguração da TV Liberal Canal 7, afiliada à Rede Globo de Televisão. A inauguração do Canal 7 marcava uma nova era não apenas no certame, como na expansão do Grupo Liberal, hoje, Organizações Romulo Maiorana.
O concurso Rainha das Rainhas do Carnaval foi criado pela família Maranhão, proprietária do jornal “Folha do Norte”, para apaziguar os ânimos políticos entre o jornal e o então governador Zacharias de Assumpção, convidado de honra do evento para o qual foi feito todo um trabalho de marketing e publicidade. O objetivo do concurso foi alcançado e, a partir de então, passou a ser realizado todos os anos, sendo assumido pelo jornalista Romulo Maiorana em 1966.  (Pararijos NEWS)

"É uma vitória da democracia", afirma Helder

(Foto: Reprodução)
O ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, classificou como uma "vitória da democracia" a decisão de ministros do STF de que o Senado terá decisão final no afastamento da presidente Dilma Rousseff, caso a abertura de impeachment seja aceita pela Câmara.
A declaração foi feita na tarde desta quinta-feira (17), durante evento com Dilma no Rio, quando o resultado no Supremo ainda era parcial.
Barbalho e a presidente participaram de cerimônia de assinatura do início da obra de dragagem do porto do Rio, obra que faz parte do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento).
Barbalho, que passou do ministério da Pesca para a pasta de Portos na última reforma ministerial, faz parte da ala do PMDB que apoia a presidente.
Ele trabalhou, na manhã desta quinta, para reconduzir o deputado federal Leonardo Picciani (PMDB-RJ) à liderança da bancada do partido, perdida após manobra do presidente nacional do partido e vice-presidente da República, Michel Temer.
O ministro teria convencido duas deputadas do Pará, Simone Morgado e Elcione Barbalho, a votar por Picciani. Na semana anterior, elas haviam optado pela condução de Leonardo Quintão (PMDB-MG) ao cargo.
Ele negou que o Planalto tenha pressionado seus ministros peemedebistas, com ameaças de cortar cargos e reverter acordos, para se engajarem pessoalmente nas negociações para o retorno de Picciani, que é contra o impeachment, à liderança da bancada na Câmara.
"As duas deputadas tiveram a oportunidade de conversar com o líder e entender a importância de dar condição para que o governo possa avançar com a pauta na Câmara. Nesse sentido é estratégico que o líder esteja à frente da bancada", disse ele.
"De forma alguma [sofremos pressão do Planalto]. Temos que ter apenas a sensibilidade de que temos uma agenda determinante para o país."
Sobre a decisão do STF, ainda parcial no momento em que ele falava com os jornalistas, Barbalho disse que ela precisa ser respeitada.
Ele classificou como vitória o fato de o Supremo ter decidido que o Senado definirá, por maioria simples, se a presidente será ou não afastada por 180 dias no caso de a Câmara aceitar o pedido de abertura do processo de impeachment.
"É uma vitória da Justiça, da democracia e da preservação constitucional do país", disse.
Após a assinatura das obras de dragagem do porto, Barbalho e Dilma ainda farão outra agenda no Rio: a inauguração do Museu do Amanhã, na Praça Mauá. Dilma fez um breve discurso na primeira solenidade, em que falou das características do setor logístico do país e destacou a necessidade de investimentos em portos.
A presidente foi protocolar em sua fala e não falou com os jornalistas. Sua comitiva era acompanhada pelo recém-conduzido líder da bancada do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani. Além dele, estavam o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), o ministro da Ciência e Tecnologia, Celso Pansera (PMDB), o ministro da Cultura, Juca Ferreira (PT), e os deputados federais Luís Sérgio (PT) e Jandira Feghali (PC do B).
(Folhapress/Pararijos NEWS)

Justiça bloqueia WhatsApp por 48 horas

Petreson Farias: algumas horas felizes, com as pessoas finalmente olhando nos olhosPetreson Farias: algumas horas felizes, com as pessoas finalmente olhando nos olhos
As principais operadoras de telefonia móvel do Brasil foram intimadas pela Justiça nesta quarta-feira a bloquear o aplicativo de mensagens WhatsApp em todo o território nacional por 48 horas. O bloqueio vale a partir da zero hora desta quinta-feira. O recebimento da determinação judicial foi confirmado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal, o SindiTelebrasil, que representa as operadoras Vivo, Claro, Tim, Oi, Sercomtel e Algar. O nome do autor da ação também não foi informado pelo Sinditelebrasil.
O sindicato informou que todas as operadoras afiliadas têm condições técnicas de realizar o bloqueio, mas não soube dizer como Claro, TIM, Vivo, Oi, Sercomtel e Algar Telecom vão implementar a suspensão. A Sinditelebrasil também não soube dizer que o bloqueio será implementado nas redes Wi-Fi mantidas pelas prestadoras de telefonia móvel.
O Tribunal de Justiça de São Paulo afirmou que a decisão partiu da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo e corre em segredo de justiça em uma ação criminal. Segundo o TJ-SP, o WhatsApp não atendeu a uma determinação judicial de 23 de julho de 2015. A empresa foi notificada mais uma vez em 7 de agosto, com uma multa fixada em caso de não cumprimento. (Pararijos NEWS)