sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Operação apreende 600 metros cúbicos de madeira em Juruti

Madeira ilegal foi localizada em um porto escondido de Juruti (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Juruti)Madeira ilegal foi localizada em um porto escondido de Juruti (Foto: Divulgação/Polícia Civil de Juruti)
As Polícias Civil e Militar e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) apreenderam 600 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente no município de Juruti, oeste do Pará. A apreensão faz parte da operação “Pacoval II”, deflagrada na manhã desta sexta-feira (28).
A operação visa coibir toda e qualquer extração ou transporte em desacordo com o projeto de manejo. As toras de madeira foram encontradas em uma balsa num porto escondido da cidade.
O gerente da empresa foi intimado para prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia Civil ainda nesta tarde.
(Pararijos NEWS)

Feira do pescado acontece neste sábado

Feira do pescado acontece neste sábado (Foto: Divulgação/Agência Pará)
(Foto: Divulgação/Agência Pará)
Neste sábado, 29, o estacionamento do Centur, no bairro de Nazaré, recebe mais uma Feira do Pescado. A previsão é colocar à venda mais de sete toneladas de pescado e produtos derivados da pesca, de um total de 30 itens. A programação inicia às 8h e prossegue até as 14h.
O objetivo das feiras é oferecer pescado a preços acessíveis a partir da venda direta das indústrias para o consumidor. 
Como maior produtor nacional de pescado, o Pará é responsável por 34,41% da produção brasileira. 
(DOL/Pararijos NEWS com informações da Agência Pará)

Passarela na Augusto Montenegro será retirada neste sábado

Motoristas e pedestres terão que redobrar a atenção neste sábado (29), já que a partir das 7h, começará as obras de retirada da passarela localizada em frente ao Estádio Olímpico Mangueirão, na Rodovia Augusto Montenegro em Belém.
Foto: Uchôa Silva/ComusFoto: Uchôa Silva/Comus
A retirada da passarela é em decorrência das obras do BRT. A travessia dos pedestres neste trecho será feita exclusivamente em frente ao Conjunto Natália Lins. 'Nesse sábado começaremos com a retirada da cobertura da passarela e, por conta disso, não há necessidade de interrupções no trânsito. O importante é alertar os pedestres que já há um semáforo no Natália Lins, e as pessoas devem utilizar esse local para uma travessia segura', explica o assessor técnico da Semob e fiscal da obra do BRT Belém, Luiz Saboia.
Já a estrutura da passarela será retirada somente de madrugada, a partir da próxima quinta-feira (3). 'Optamos por fazer de madrugada para evitar transtornos, mas informaremos aos motoristas os desvios que serão necessários de acordo com a necessidade de interdição da via', disse o assessor técnico da Semob.
(Pararijos NEWS)

Prefeitos protestarão contra Simão Jatene


Prefeitos protestarão contra Simão Jatene (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)
Em São Félix do Xingu, prefeitura pode perder investimentos, porque Governo do Estado ainda não assinou título de doação de várias áreas (Foto: Cristino Martins/Agência Pará)
Em protesto contra a falta de compromisso do Governo do Estado em investir em áreas básicas, como saúde, educação e segurança, prefeituras municipais devem fechar as portas durante todo o dia 16 de setembro. A paralisação é uma articulação da Associação dos municípios do Araguaia, Tocantins e Carajás (AMATCarajás), da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep) e representantes de associações e consórcios do Estado.
A paralisação tem como objetivo mostrar à sociedade que os municípios não têm mais dinheiro para arcar com recursos que o governador Simão Jatene não tem repassado. Uma sessão especial na Assembleia Legislativa em torno do assunto está marcada para essa mesma data. Segundo Válber Milhomem, prefeito de Bannach e presidente da AMATCarajás, os municípios esgotaram completamente os seus recursos. “Sou cobrado todos os dias pelos prefeitos da região Sul e Sudeste do Pará. As administrações municipais estão conseguindo efetuar apenas o pagamento dos servidores”. 
Uma das demandas das associações se refere aos repasses atrasados referentes ao Programa Estadual de Atenção Básica à Saúde (Pabinho), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as Unidades de Pronto de Atendimento (Upas), além de vigilância em saúde e assistência farmacêutica, uma dívida de quase R$ 100 milhões.

PERDAS
O prefeito de São Félix do Xingu, João Cléber (PMDB), afirma que a cidade pode perder investimentos milionários por conta da demora na assinatura do título definitivo de área urbana (légua patrimonial) por parte do Governo do Estado ao município. A doação foi autorizada por meio de decreto legislativo ainda em 2013, mas até hoje não foi sancionada pelo governador Simão Jatene. 
A consequência é a impossibilidade de dar andamento a obras como construção de terminal rodoviário e mais de mil casas populares com valores do programa federal Minha Casa, Minha Vida. “Só que estes recursos estão parados porque nenhum órgão libera verba se não tivermos o documento que comprove a titularidade definitiva da área em que serão construídas estas obras. Estamos sem garantia jurídica. Ao todo, mais de R$ 100 milhões estão engessados à espera do documento definitivo de posse de área urbana”. A organização do protesto ainda não tem o número dos municípios que irão aderir à paralisação.
(Carolina Menezes/Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Paciente tentou aumentar pênis e acabou mutilado

Paciente tentou aumentar pênis e acabou mutilado (Foto: Miami Police Department)
(Foto: Miami Police Department)
Dois médicos falsos mutilaram o pênis de um paciente, de 55 anos, que queria ter o órgão aumentado. Eles foram presos em Miami, nos Estados Unidos, segundo a rede de televisão CBS.
Para deixar seu pênis mais grosso e maior, o paciente procurou Nery Carvajal-Gonzalez, 48 anos, para fazer a cirurgia. Ela já tinha feito pequenas intervenções cirúrgicas no homem, como preenchimento de nádegas.
Este procedimento deu errado e o paciente sofreu um vazamento. Mas, mesmo assim, o homem decidiu fazer o aumento peniano com Nery.
E, mais uma vez, a cirurgia não deu certo. As substâncias usadas para deixar o pênis maior desfiguraram o órgão genital permanentemente.
A "médica" então procurou Mark Schreiber, 60 anos, outro falso cirurgião, conhecido como Doctor Mark, para tentar corrigir o problema.
Ficou pior. Agora o paciente está com o pênis ainda mais deformado.
Mark já passara dois anos preso por exercício ilegal da medicina e voltou para a cadeia.

(Band/Pararijos NEWS)

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Motociclista é atendido após duas horas de espera

Motociclista é atendido após duas horas de espera (Foto: Ney Marcondes)
(Foto: Ney Marcondes)
Após esperar cerca de duas horas esperando por socorro, o motociclista Luis Conceição, 42 anos, foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O motociclista foi atingido por um veículo particular na avenida Almirante Barroso, no bairro do Marco , em Belém, na manhã desta quinta-feira (27).
Segundo um amigo da vítima, Luis foi encaminhado para o PSM do Guamá e já foi atendido. Luis sofreu apenas ferimentos leves, e o motorista que o atingiu se comprometeu em ajudá-lo com as despesas médicas.
O trânsito na via flui normalmente.
(DOL/Pararijos NEWS)

Preso superintendente do Incra em Santarém

Luiz Bacelar Guerreiro Júnior, superintendente do Incra em Santarém, foi presoLuiz Bacelar Guerreiro Júnior, superintendente do Incra em Santarém, foi preso
Dez pessoas foram presas ontem durante a operção Madeira Limpa, da Polícia Federal. O superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Santarém, oeste do Pará, Luiz Bacelar Guerreiro Júnior, está entre os servidores públicos que tiveram mandados de prisão cumpridos pela Polícia Federal. Ele foi preso na manhã de ontem e encaminhado à sede da PF no município durante a operação.
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), ele permitia que empresários do ramo da madeira explorassem ilegalmente assentamentos da região. “Não só dos assentamentos, mas das unidades de conservação que rodeiam esses assentamentos utilizando, inclusive, a mão de obra desses assentados, ao mesmo tempo em que impedia que os benefícios que deveriam ser destinados, e que são direitos dos assentados, não acontecessem. Obstava de uma forma dolosa que esses benefícios chegassem até os assentamentos deixando as comunidades absolutamente rendidas a uma situação de completo abandono”, afirmou a procuradora da República, Fabiana Schneider. As informações são do G1, portal de notícias da Rede Globo.
Além de Bacelar, outro servidor do Incra foi preso na operação. Em nota, o Incra reafirmou o apoio ao trabalho da força policial, aos órgãos de controle e da justiça, e informou que, mesmo antes das conclusões iniciais do inquérito policial, decidiu preventivamente pelo afastamento imediato dos servidores indiciados, bem como a abertura de procedimentos administrativos internos para averiguar responsabilidade dos envolvidos nas acusações.
(Pararijos NEWS)

Artistas e vereadores celebram Dia do Carimbó

Apresentações de carimbó marcaram a sessão especial realizada ontem na CâmaraApresentações de carimbó marcaram a sessão especial realizada ontem na Câmara
Artistas e vereadores se uniram, na tarde de ontem, para comemorar o Dia Municipal do Carimbó, celebrado em 26 de agosto, durante sessão especial em alusão à data realizada na Câmara Municipal de Belém (CMB). O evento incluiu apresentações de integrantes da banda sinfônica da Guarda Municipal e de artistas da terra que integram grupos como Carimbó de Bolso e Curuperé. A lei que institui o Dia do Carimbó, de autoria da vereadora Marinor Brito (PSOL), foi sancionada em 26 agosto de 2004.
A data foi escolhida por ser o dia do aniversário do Mestre Verequete, considerado o Rei do Carimbó. O artista paraense morreu em 3 de novembro de 2009. “Ele é um símbolo de resistência da cultura popular, por ter dado imensas contribuições junto com outros nomes importantes do carimbó paraense, como Mestre Lucindo e o próprio Pinduca, que é mais contemporâneo. Escolhemos essa data para fortalecer as raízes culturais do nosso povo e estamos fazendo questão de homenageá-lo com essa sessão simbólica”, disse Marinor Brito durante a sessão.
Para a vereadora, o dia em alusão ao carimbó deveria ser pautado no calendário educacional da rede municipal. “Gostaríamos que a data fosse debatida em todas as escolas municipais e em eventos culturais, para fortalecer os artistas que se envolvem com o carimbó, entre eles cantores, compositores, músicos e dançarinos”, destacou.
(Pararijos NEWS)

Bicolor contabiliza sete desfalques

O desgaste físico é outra preocupação de Dado CavalcantiO desgaste físico é outra preocupação de Dado Cavalcanti
Em Belém desde as primeiras horas de ontem, o elenco do Paysandu já se reapresentou ontem à tarde para o início da preparação para o confronto de volta com o Fluminense-RJ, pela Copa do Brasil. Amanhã, os dois times voltam a se enfrentar para decidir a vaga para as quartas de finais da competição. O Papão vai tentar reverter a vantagem conquistada pelo clube carioca no jogo de ida, 2 a 1 para o Fluzão, no Maracanã.
Mais uma vez, o técnico Cavalcanti terá os sete desfalques dos jogadores que já defenderam outras equipes no torneio nacional: o goleiro Marcão, o zagueiro Fernando Lombardi, o volante Gilson, os meias Valdívia e Edinho e os atacantes Welinton Júnior e Everaldo, este último lesionado. Em contrapartida, terá a presença do volante Fahel, ausente no Maracanã cumprindo suspensão automática. Mas, mais do que ausência e tão difícil quanto o adversário, os bicolores terão que superar o desgaste físico.
As duas partidas na Cidade Maravilhosa, contando com a vitória de anteontem sobre o Botafogo-RJ, pela Copa do Brasil, foram em ritmos mais fortes do que normalmente têm sido. Nos minutos finais do jogo no estádio Nilton Santos, o que mais se via do lado alviazul eram jogadores reclamando de câimbras. “Vários jogadores sentiram câimbras.
(Pararijos NEWS)

Sessão na Câmara termina com ovos e prisões


Sessão na Câmara termina com ovos e prisões (Foto: Francesco Costa)
Sessão na câmara tem ovos, prisões e arquivamento. (Foto: Francesco Costa)
Ovos, prisões e arquivamento marcaram a sessão na Câmara Municipal de Parauapeba, na última terça-feira (25). O auditório estava cheio de populares e servidores públicos, que se dividiam em apoio e oposição ao prefeito Valmir Mariano (PSD) que estava por um triz de ser afastado da chefia do Poder Executivo.
O afastamento foi proposto pelo cidadão Paulo André Lima de Souza, morador do bairro Casas Populares II, que protocolou na Secretaria da Câmara . Em um pedido bem embasado sob a alegação de crime de improbidade administrativa, Paulo cita as diversas investigações contra o prefeito e as diversas prisões de membros do alto escalão. O cidadão diz que a cada dia que o prefeito continuar à frente da prefeitura será um prejuízo imenso para todos os munícipes. O documento foi lido na íntegra durante a sessão. A leitura durou mais de 90 minutos. Chuva de ovos
Logo no início da votação da representação, duas pessoas foram presas no Plenário da Câmara Municipal de Parauapebas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Civil. Os detidos jogaram ovos na mesa diretora da Câmara Municipal e a sessão foi suspensa por cinco minutos.
(Foto: Francesco Costa/Portal Pebinha de Açúcar)
Oito vereadores votaram a favor da representação que pedia o afastamento do prefeito. Dois foram contra, dois se abstiveram e outros dois não estavam presentes.
Segundo o anunciado pelo presidente da Casa de Leis, Ivanaldo Braz, para a aprovação da Representação que pedia o afastamento do Prefeito Valmir Mariano, seria necessário a votação favorável de 2/3 (dois terços) da Câmara Municipal, que significa um número de 10 vereadores, como apenas 8 votaram à favor, o pedido foi arquivado.
Essa não é a primeira polêmica na Câmara Municipal de Parauapeba. O vereador Odilon Rocha (SDD-PA), do município de Parauapebas, disse que um vereador consegue viver com R$ 10 mil por mês.
(DOL/Pararijos NEWS com informações do Portal Pebinha de Açúcar)

Estado vai incentivar desenvolvimento

 
Governador Simão Jatene lançou o “Pacto pela Produção e Emprego” no EstadoGovernador Simão Jatene lançou o “Pacto pela Produção e Emprego” no Estado
O Governo do Pará publicou ontem, no Diário Oficial do Estado, decretos relacionados às medidas anunciadas na quarta-feira, para estimular a produção, melhorar a competitividade e gerar empregos, no programa batizado de “Pacto pela Produção e Emprego”. Um dos decretos, o de número 1.353, institui o Sistema Integrado de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (Side), que visa fortalecer e implementar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, por meio do planejamento estratégico e ação integrada dos diversos órgãos públicos e programas de governo.
E, para racionalizar os gastos públicos, um outro decreto (o de número 1.347), cria o Sistema Integrado de Governança do Estado do Pará (Sigov), que prevê medidas administrativas para reduzir despesas e maximizar recursos. Além desses, são mais de 30 ações para estimular o setor produtivo, conceder incentivos fiscais e qualificar profissionais, entre outras.
Conforme o governo estadual, o Sistema Integrado de Governança do Estado do Pará (Sigov) é um instrumento estratégico para implementação, acompanhamento e controle das medidas necessárias ao atendimento pelo Estado das seguintes exigências e atividades: as contidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nº 101/00 com as alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 131/09, regulamentadas pelo Decreto nº 7.185/10 e pelas portarias do Ministro da Fazenda; as necessárias para elaborar bimestralmente e quadrimestralmente, assim como acompanhar e avaliar mensalmente os Relatórios Resumidos da Execução Orçamentária
(Pararijos NEWS)

Joelma “esquece” a aliança



Após anunciar que deixará a banda Calypso em dezembro e que rompeu o casamento de 18 anos com o guitarrista da banda, Chimbinha, a cantora Joelma participou do lançamento do CD e DVD “Banda Calypso - 15 anos”, ontem, em uma livraria em São Paulo. Sem Chimbinha e sem aliança no dedo, Joelma recebeu o carinho de centenas de fãs, que fizeram questão de prestigiá-la e de prestar apoio pelo momento delicado por que passa a cantora. A tarde de autógrafos foi marcada pela emoção, com Joelma chorando ao abraçar vários apaixonados por seu trabalho. As informações foram divulgadas pelo site Ego, da Globo.com.
Ontem, a cantora Natália Sarraff, filha de Joelma de um relacionamento anterior ao casamento com Chimbinha, disse ter sido pega de surpresa pela decisão da mãe. “Fiquei mais surpresa com a separação deles do com a saída dela da banda, mas acho que uma decisão puxou a outra”, diz Natália. Ela afirma desconhecer o motivo do fim da união: “Coisa boa não foi. Acredito que ele tenha aprontado algo bem cabeludo”, especula Natália.
Seja qual for a razão, Natália diz estar de braços abertos para acolher a mãe e ajudá-la no que precisar. “Quando saiu o anúncio do fim do casamento, ela me mandou uma mensagem dizendo que estava bem e para eu não me preocupar. Agora, com ela dizendo que vai sair da banda, eu mandei um torpedo, mas ainda não tive resposta”, comenta ela, que não torce para Joelma e Chimbinha reatarem. “Espero que não voltem. Sem ele, ela será verdadeiramente feliz”, afirma.
Ontem à noite, a coluna Retratos da Vida, do jornal “Extra”, publicou na internet uma entrevista com Chimbinha em que ele reafirma a intenção de se reconciliar com Joelma: “Estou disposto a mudar para resgatar meu casamento e a felicidade da minha família”, disse o músico em um dos trechos.
Chimbinha também negou ter traído Joelma, com quem foi casado por 18 anos: “Boatos, pelo próprio conceito, não são verdade: são especulações. Não existe traição”.
Cantora chora diante das manifestações de carinho e apoio
Maria Souza Lima, de 35 anos, ficou 18 horas na fila ao lado de amigos para garantir a senha que dava direito a encontrar a cantora, que participou de uma tarde de autógrafos em uma livraria em São Paulo. “Chegamos ontem, dormimos na rua. Ficamos no frio, cantando e dançando”, disse ela, que afirma estar chateada com Chimbinha. “Ver a Joelma sofrendo não dá. Vi nos site que ele traiu ela. Não desejamos o mal, mas que ele ache seu caminho e seja feliz”.
Já Marcos Rodrigues Camargo levou, além de palavras de incentivo, um quadro para a cantora autografar. Ele, que há dois anos fez uma tatuagem para homenagear a Calypso, não escondeu a tristeza pelas notícias recentes. “Fiz a tatuagem pois amo muito a banda. Estou chateado demais. Vou guardar o quadro com a assinatura dela de lembrança”, disse.
Durante o evento, Joelma chorou algumas vezes e abraçou carinhosamente um bebê que foi com a mãe para vê-la. Neste momento, com a criança no colo, a cantora, que é mãe de três filhos, revelou pensar em aumentar a família. “Quero ter mais um filho”, disse ao Ego.
(Pararijos NEWS)

“A louca da academia”


Aos 31 aninhos, Roberta Souza resolveu participar do “Miss Bumbum Brasil 2015” -representando o Pará- porque estava desempregada: “Resolvi ver no que ia dar, né? Sou secretária, mas vinha trabalhando em eventos como recepcionista e tradutora”. Fluente em inglês, sonha trabalhar como modelo: “Todo mundo fala que eu devo. Eu me acho bonita, mas só quando estou arrumada e produzida”.
No Réveillon, Berta (como gosta de ser chamada) ficou apavorada ao ver suas fotos de biquíni. “Quando vi aquilo pensei que precisava dar um jeito na minha vida. Estava desempregada, gorda e solteira. Aí me tornei a louca da academia desde 11 de janeiro. Perdi onze quilos e 13% de gordura nos três primeiros meses”, conta ela, que fica três horas por dia na academia de segunda a segunda. Além disso, anda de bike, skate e surfa: “Tomei gosto pela atividade física, viciei mesmo!”
Fã de tatuagens, ela tem vários desenhos espalhados pelo corpo. “Tenho meu cachorro na coxa, escrevi ação e reação na costela, três tulipas no ombro, um aviãozinho de papel no pescoço, e tatuei a assinatura do meu pai, meu avô e escrevi mãe debaixo do peito”. Ela também tem tatuados o símbolo do Corinthians o ano do nascimento nos dedos da mão e desenhos no pulso, que significam “eternidade, felicidade, morte e amor”, enumera ela, que começou a se tatuar aos 18 anos.
Berta emagreceu tanto que perdeu todas as roupas: “Eu tinha 103cm de bunda, agora tenho 95cm!”. Depois que emagreceu, ela quis dar uma repaginada geral e cortou o cabelo bem curtinho e vai colocar silicone nos seios.
(Pararijos NEWS)

Prefeito tem três anos de contas reprovadas

Prefeito tem três anos de contas reprovadas (Foto: Divulgação)
Em 2014, a Justiça afastou Barroso por 6 meses da Prefeitura de Pirabas (Foto: Divulgação)
O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-PA) reprovou, de maneira unânime, as contas das gestões dos anos de 2010, 2011 e 2012 do prefeito de São João de Pirabas, Luís Cláudio Teixeira Barroso (PSDB). As contas de 2010 e 2011 foram julgadas em novembro e dezembro de 2014, respectivamente. As de 2012, em fevereiro deste ano. Barroso já foi condenado a devolver R$ 1.651.905,75 aos cofres municipais, valores ainda não pagos. As cópias de todos os autos foram encaminhadas para o Ministério Público do Estado para providências.
São muitas as ilegalidades encontradas nas contas do prefeito, incluindo descumprimento no percentual de gastos com pessoal e obrigações patronais, utilização irregular de créditos suplementares que ultrapassam o limite estabelecido em Lei Orçamentária e despesas superiores ao orçamento estabelecido. Em 2012, por exemplo, a gestão de Barroso gastou apenas 13,93% das receitas de impostos e transferências com saúde, descumprindo a Lei, que determina que esses gastos atinjam 15%.
Os pareceres de todos os processos de contas rejeitadas tiveram como relator o conselheiro Antônio José Guimarães e, em todos os casos, Barroso foi citado para apresentar defesa, mas se negou a fazê-lo. A prestação de contas de Pirabas do exercício de 2013 tramita no TCM e encontra-se no Ministério Público de Contas dos Municípios (MPCM) para parecer. Depois retornará ao tribunal para receber o voto do conselheiro relator e ir a plenário para julgamento. A prestação de contas de 2014 também tramita no tribunal, ainda faltando ser feito o balanço geral.
No Dia 22 de janeiro de 2014, o Núcleo de Combate à Corrupção e a Improbidade Administrativa do MP realizou uma operação em Pirabas e desbaratou uma quadrilha de empresas especializadas em fraudar processos licitatórios. A estimativa é que cerca de R$ 60 milhões tenham sido desviados dos cofres municipais no esquema de corrupção que funciona desde 2010 e tem como personagem principal Cláudio Barroso, conhecido como “Calça Curta”. 
Foram apreendidos documentos e computadores na prefeitura envolvendo montagem de processos licitatórios fraudulentos que sequer foram concluídos.
A maioria das licitações nem era realizada. O pagamento era feito por serviços não realizados. Em outras situações, não houve entrega nem de obras, nem de equipamentos. Documentos apreendidos pelo MP nas secretarias municipais comprovaram irregularidades na montagem de processos licitatórios, na administração municipal referentes a contratos de prestação de serviços, obras entre outros. Alguns desses processos licitatórios localizados na prefeitura ainda estavam em fase de montagem.

AFASTAMENTO
Em fevereiro de 2014, a Justiça chegou a afastar Cláudio Barroso do cargo. O vice Antônio Menezes, o “Tonhão” (DEM), ficou 6 meses e 10 dias no cargo, até o prefeito retornar por força de decisão judicial em 20 de agosto de 2014. Quando já estava fora do cargo Barroso conseguiu sacar mais de R$ 870 mil dos cofres do município.
A investigação, comandada pelo procurador de Justiça Nelson Medrado e pela promotora Sabrina Daibes, foi concluída em janeiro passado e o MP ofereceu Ação Penal Originária contra o prefeito de Pirabas e mais oito envolvidos em crimes contra o erário, envolvendo dispensa e inexigibilidade de licitação indevidas, peculato, falsidade ideológica, associação criminosa, prestação de contas indevida, entre outros. A ação resultou de procedimento investigatório criminal instaurado após a operação realizada em janeiro de 2014.
Foi requerida a prisão preventiva de Cláudio Barroso, Wotson Valadão de Moura; Pérola Maria Pinheiro Corrêa (ex-tesoureira e Secretária Municipal de Finanças); e Mariano Fonseca da Silva (técnico em contabilidade contratado pelo município através da empresa M.J.L. Assessoria e Representações) ou, ao menos, o afastamento cautelar e a proibição de acesso aos prédios da administração pública municipal. O MP acusa a gestão de Barroso de fabricar 133 licitações fraudadas.
(Luiz Flávio/Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Belém tem mais opções de compras e lazer com novo shoppin

Baseado no conceito da sustentabilidade, o Shopping Bosque Grão-Pará foi inaugurado durante um coquetel para convidados na manhã desta quinta-feira (27), em Belém. Com investimento de R$ 328 milhões, o empreendimento, localizado no cruzamento da Avenida Centenário com a Avenida Paulo Frota, no bairro de Val-de-Cans, tem projeção de 225 lojas, além de cinema, estacionamento para 2.330 carros e praça de alimentação.
Foto: Bruno Magno (ORM News)Foto: Bruno Magno (ORM News)
'A combinação de sangue cearense com o sangue paraense é explosiva. E é com muita energia e confiança que sai o empreendimento. Ele está sendo feito com os nossos sócios e é um dos mais bonitos do Brasil. Eu acredito firmemente no Estado, que tem uma administração séria e competente. Podem investir que vai dar muito certo', destacou o empresário Tarso Jereissati, da Calila Investimentos, responsável pelo empreendimento, que tem apoio do Banco da Amazônia.
De acordo com o presidente do grupo Jereissati Centros Comerciais (JCC), Luiz Collier, o shopping traz uma nova filosofia sobre a sustentabilidade em acordo com a realidade de Belém. 'Espero que seja um polo de lazer, convívio e, sobretudo, onde as pessoas se sintam felizes. A questão da sustentabilidade é algo muito presente em nossos empreendimentos, na nossa filosofia de negócios, sempre procuramos deixar essa marca, já que temos a certificação LEED, que é um selo verde voltado a edificações que seguem os padrões internacionais de sustentabilidade', explicou.
Foto: Bruno Magno (ORM News)Foto: Bruno Magno (ORM News)
O novo shopping foi construído em um terreno de 125.000 m², que conta com 72.000 m² de área construída e destaca espaços verdes, unindo tecnologia, sustentabilidade, entretenimento, diversão e moda. Desenvolvido em conjunto pelos escritórios Laguardalow, de Dallas (EUA), e Paulo Chaves, de Belém, o projeto de arquitetura e ambientação une tecnologia de construção de última geração a formas, materiais e cores próprias da cultura paraense. O mix de lojas conta com marcas internacionais como Zara, referência em roupas masculinas, femininas e infantis; e a loja de decoração Tock&Stok. Ambas instalam suas primeiras unidades no Estado. Outra novidade no mercado regional é a joalheira Pandora, que implanta sua primeira unidade no Norte brasileiro. Além disso, o Bosque tem a segunda unidade do restaurante Roxy.
'A questão fundamental nesse momento é a confiança. A confiança de que é possível, com esforço coletivo, superar esse momento difícil (de crise) e é isso que nós estamos assistindo aqui. O povo paraense, que é a maior riqueza deste Estado, vai fazer deste empreendimento um sucesso', finalizou o governador do Pará, Simão Jatene.
(Pararijos NEWS)

Barracas de coco são remanejadas na Batista Campos

Barracas de coco são remanejadas na Batista Campos (Foto: Divulgação/Agência Belém)
O reordenamento ocorre para a implementação de uma nova via de acesso para os ciclistas. (Foto: Divulgação/Agência Belém)
Os vendedores de coco que exerciam as atividades no perímetro da rua Mundurucus, na praça Batista Campos, em Belém, foram remanejados nesta terça-feira (25) para outros pontos situados na mesma praça.
O reordenamento das barracas foi realizado para a implementação de uma nova via de acesso aos ciclistas no lado esquerdo da rua Mundurucus.
Com a obra, Belém deve ter uma rota cicloviária que percorrerá toda a capital, indo do Portal da Amazônia até a BR-316 via Mundurucus- João Paulo II- BR, ou Mundurucus-José Bonifácio- Almirante Barroso, ou indo do Portal até Icoaraci via Mundurucus - José Bonifácio - Duque de Caxias - Brigadeiro Protásio - Júlio César - Centenário -Augusto Montenegro; ou Munducurus - Teófilo Condurú - Antônio Baena - Duque - Brigadeiro Protásio - Júlio César - Centenário - Augusto Montenegro.
(DOL/Pararijos NEWS com informações da Agência Belém)

UTI neonatal do SUS só chega a 7,64% dos municípios do Pará

No Pará, só 7,64% dos municípios têm hospitais com leitos ou berços de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, menos de um terço deles (40) têm leitos ou berços para cuidados intermediários. Calcula-se que só 24,35% dos municípios têm estabelecimentos de saúde aptos a partos hospitalares conectados diretamente a cartórios de registro de nascimento, sendo que em oito municípios as unidades contam com postos de cartório instalados internamente.
Em 115 (79,86%) dos 144 municípios paraenses há hospitais públicos que fazem partos. Em 99 deles, os hospitais são administrados pelas prefeituras. Na capital, há hospitais de ensino e pesquisa credenciados pelos ministérios da Saúde e da Educação, atendimento específico a usuários de drogas ilícitas em dois endereços distintos e doze hospitais de atendimento ao público, um deles gerido pelo município. Há também leitos e berços de UTI neonatal vinculados ao SUS. No entanto, os estabelecimentos para partos não têm conexão direta com cartórios de registros.
Os números foram divulgados ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas pesquisas de Informações Básicas Estaduais (Estadic) e de Informações Básicas Municipais (Munic). A Estadic investigou as 27 unidades da Federação e a Munic, os 5.570 municípios do país. A partir desta edição, que apura dados relacionados ao ano de 2014, a divulgação de ambas as pesquisas será feita em conjunto, com oito temas (recursos humanos, comunicação e informática, educação, saúde, direitos humanos, segurança pública, segurança alimentar e vigilância sanitária), além da inclusão produtiva, analisada separadamente em um suplemento. Todas as informações podem ser acessadas no portal do IBGE.
Foto: Tarso Sarraf/O LiberalFoto: Tarso Sarraf/O Liberal
Em quase todos os municípios do Estado (95,14%) havia serviço de atendimento de emergência (Risco de Vida 24 Horas) disponível. Em 107 municípios, o serviço é público e municipal, em outras dez o serviço é privado, mas conveniado ao SUS. Em 22 municípios, o paciente é transportado ou referenciado para a saúde pública de outra cidade, há ainda quatro localidades que transportam o paciente, mas para o serviço privado custeado pelo SUS em outro município. As oito cidades restantes têm seus serviços filiados a outros tipos de gestão pública. Em Belém, segundo o IBGE, os pacientes podem ser atendidos pelo serviço público municipal, sem precisar serem levados para hospitais de outras cidades.
Considerando apenas os estabelecimentos públicos conveniados ao SUS, somente onze municípios oferecem serviço de nefrologia (hemodiálise), onze têm leitos ou berços de Unidade de Terapia Intensiva neonatal e 40 contam com estrutura de cuidados intermediários. Além de Belém, outras cinco cidades paraenses abrigam estabelecimentos de pesquisa credenciados pelo governo federal e que participam da formação de estudantes de graduação e pós-graduação.
REPRODUÇÃO
A pesquisa informa que 137 municípios do Pará dispõem de políticas, programas e ações exclusivas para a Saúde. Em 105 deles há iniciativas de promoção da saúde sexual e reprodutiva das mulheres, em todas as fases da vida; em 131 há centros para testagem de HIV e sífilis para gestante e em 65 há promoção do uso da caderneta de saúde do adolescente.
No total, 143 municípios têm Programa de Saúde da Família, 140 dos quais com 682 equipes de atendimento odontológico básico. Cerca de 94 municípios mantêm o Programa de Agentes Comunitários, com 1.186 equipes formadas por enfermeiros (1.257 profissionais), técnicos de enfermagem (1.909 profissionais) e Agentes Comunitários de Saúde (14.284 profissionais). Já o Programa Suplementação de Ferro está em 110 municípios.
TRABALHO
Em 2014, a saúde empregava 21,57% do pessoal ocupado na administração municipal. Dos 62.144 empregados, 3.315 eram médicos. Somente em Belém eram 7.891 funcionários (745 médicos), considerando 5.036 estatutários; 1.106 celetistas; 272 comissionados; e 1.477 sem vínculo permanente. No Pará, 17.778 pessoas trabalhavam na saúde pública, considerando 2.014 médicos. O IBGE calculou, nesse total, 12.573 estatutários; 432 celetistas; 359 comissionados; 13 estagiários; e 4.401 pessoas sem vínculo permanente.
Entre os 144 gestores municipais de saúde, 44 tinham certificado de pós-graduação; 66 concluíram o ensino superior; 10 estavam com a faculdade em curso ou abandonada pela metade; 21 com ensino médio completo; um com o ensino médio incompleto; um com o ensino fundamental completo; e outro que não concluiu nem o fundamental. O gestor estadual era médico, enquanto a gestora da capital era enfermeira e pós-graduada.
Entre os municípios do Estado, 134 (93,06%) tinham estabelecimentos municipais de saúde sob sua responsabilidade - somente em três deles as unidades eram administradas por terceiros. Dois estabelecimentos são gerenciados por empresas privadas e um outro por uma cooperativa pública. Os estabelecimentos estaduais administrados por terceiros são nove, todos sob gestão de Organizações de Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)
(Pararijos NEWS)

Exército Brasileiro prorroga inscrições de processo seletivo

O Exército Brasileiro prorrogou até o dia 30 de agosto o processo de seleção para os profissionais técnicos e os de serviços ligados à saúde. Os candidatos devem ter cursos de graduação, técnicos e profissionalizante, de acordo com sua atuação, e terem até 37 anos. As vagas são para os Estados do Pará, Amapá e Maranhão. Os salários variam entre R$ 1.900 e R$ 5.600,00, mais gratificações.
A inscrição pode ser feito pelo site da 8ª Região Militar, subordinado ao Comando Militar do Norte (CMN). O processo estyá dividivo em quatro etapas: inscrição via internet; avaliação curricular/entrevista; inspeção de saúde preliminar e; teste de aptidão física. A contratação é feita para um período de 12 meses, podendo prorrogar por igual período, totalizando, no máximo, oito anos.
Os profissionais são incorporados nos postos e graduações de Aspirante-a-Oficial, 3º Sargento e Cabo, de acordo com a área de atuação, e passarão por um estágio obrigatório de 45 dias.
Confira o quadro abaixo das vagas e os salários ofertados:
(Pararijos NEWS)
 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Caminhão tomba na avenida Independência

Caminhão tomba na avenida Independência (Foto: Reprodução/ Twitter)
(Foto: Reprodução/ Twitter)
Na manhã desta quarta-feira (26), um condutor que não foi identificado perdeu o controle de um caminhão que trafegava na avenida Independência, sentido Ananindeua-Belém. O veículo, carregado de latas de tinta, tombou  caiu no canteiro central da via.
Segundo informações iniciais, um problema mecânico teria causado o acidente. O condutor estava sozinho e sofreu apenas ferimentos leves.
O veículo segue no canteiro central. Vários curiosos estão no trecho. O trânsito na área stá lento.
(DOL/Pararijos NEWS)

Marabá tem quatro mortes e 300 sacrifícios de cães


Marabá tem quatro mortes e 300 sacrifícios de cães (Foto: Divulgação)
Equipes trabalham para a prevenção da doença (Foto: Divulgação)
A campanha para o combate da Leishmaniose continua a todo o vapor em Marabá, sudeste paraense. Apesar da Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária negar que haja epidemia da doença na cidade, ela informa que o caso é sério.
De acordo com os dados da Secretaria, foram constatados 19 casos em humanos, sendo que quatro pessoas chegaram a óbito. A leishmaniose, ou calazar, é a segunda doença parasitária que mais mata no mundo – apenas a malária é mais mortal.
Os bairros com maior incidência da doença são o Nossa Senhora da Conceição, Coca-Cola e o bairro Araguaia, conhecido como bairro da Fanta, além da Folha 6.
Fernanda Miranda, diretora de Vigilância e Saúde de Marabá, diz que equipes estão trabalhando para controlar a doença. “A leishmaniose está tomando proporções não esperadas. Estamos com uma demanda no Centro de Zoonoses muito grande, não estamos conseguindo fazer o recolhimento dos cachorros no tempo hábil.
Na cidade, foram encontrados cerca 400 animais positivos e em média cerca de 300 já sofreram eutanásia. (Foto: divulgação)
Por isso a ação está sendo realizada, para que os cachorros possam ser levados até a equipe”.
Nesta terça-feira (25), agentes de endemias de saúde estiveram em alguns bairros com o trabalho de educação para educar a comunidade quanto a prevenção da doença para evitar o aumento dos casos. Foram encontrados cerca 400 animais positivos e em média cerca de 300 já sofreram eutanásia, foram sacrificados e tirados de circulação.
(DOL, Pararijos NEWS com informações de Jéssika Ribeiro/Diário do Pará)

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Paraenses irão ao Parlamento Jovem Brasileir


Paraenses irão ao Parlamento Jovem Brasileiro (Foto: Divulgação/Agência Pará)
As estudantes embarcam no dia 20 para a capital federal. (Foto: Divulgação/Agência Pará)
Três estudantes paraenses de escolas estaduais irão representar o Estado no programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), atuando como jovens parlamentares na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), no período de 21 a 25 de setembro. Os estudantes Aline Paloma Andrade dos Passos, 17 anos, e Raiani da Silva Moreira, também de 17 anos, ambas do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Edmundo Queiroz, localizada no município de Marituba; e Otávio Leonan Melo dos Santos, 20 anos, do 3º ano da Escola Estadual de Ensino Médio Coronel Pinheiro Júnior, no município de Tracuateua, embarcarão no dia 20 à capital federal. Ao todo, 78 estudantes de todo o país participarão da programação.
Este ano, inscreveram-se ao Parlamento Jovem Brasileiro 1.785 proposições de estudantes de escolas públicas e particulares no País. No Pará, dos dez pré-selecionados, Otávio, Raiani e Aline tiveram seus projetos de lei selecionados para apresentação e debates na Câmara dos Deputados.
"Participar desse processo do PJB é muito importante para todo estudante. Temos a oportunidade de elaborar um projeto de lei pensando no bem estar das comunidades, da sociedade, porque uma lei só é mesmo lei se traz algo de útil para todos", afirmou Aline Passos.
Aline pretende cursar Direito e elaborou um projeto de lei que propõe a implantação de academias ao ar livre nas escolas e instituições educacionais da rede pública de ensino. Desta forma, a matéria objetiva proporcionar maior qualidade de vida ao estudantes e à comunidade em geral. “O Brasil enfrenta o problema da obesidade em praticamente todas as faixas etárias e o funcionamento de academias nas escolas serviria para se criar, na comunidade escolar, uma cultura de cuidados com a saúde, a partir da prática de exercícios físicos e da alimentação saudável”, observou a estudante.
Raiani Moreira, que pretende prestar vestibular para Odontologia, elaborou um projeto de lei que versa sobre a construção de centros de reabilitação para mulheres vítimas de violência, visando oferecer suporte para ajudar estas cidadãs a superar traumas adquiridos e recuperar a autoestima perdida, como a própria jovem ressalta. “Quando vítimas de violência, as mulheres ficam muito debilitadas e necessitam de espaços específicos para receberem atendimento e, ao mesmo tempo, retomar suas vidas como cidadãs que precisam ser tratadas com dignidade pelo Estado e pela sociedade como um todo”, salientou Raiani.
Já o aluno Otávio Santos foi classificado por desenvolver um projeto para que, alunos de universidade em parceria com escolas públicas e privadas, possam dar aula de xadrez nas penitenciárias.
(DOL, Pararijos NEWS com informações da Agência Pará)

Inglesa apresenta modelo aplicado na Europa

Inglesa apresenta modelo aplicado na Europa (Foto: Cezar Magalhães)
(Foto: Cezar Magalhães)
Os desafios da pesquisa com usuários para compreensão e prospecção de cenários de consumo de tecnologia e conteúdo é o foco das discussões da tarde desta terça-feira (25) no 2º Workshop Global ITV, promovido pela Universidade Federal do Pará, em parceria com o Grupo RBA.
A professora Lyn Pemberton, da University of Brighton, da Inglaterra, abre a programação vespertina do evento palestrando sobre a perpectiva da pesquisas de user experience (UX) na Europa. A docente compartilha a experiência da perspectiva histórica sobre o assunto de interação.
"Uma das preocupações é entender qual a visão que o público tem da TV interativa, o que buscam e esperam", destacou. "Compreendemos que assim como nós, a maioria das pessoas gosta de interação, mas precisávamos de um modelo simples".
Vários fatores são importantes, segundo Lyn para serem avaliados num projeto de TV Digital, que não pode esquecer da interatividade clássica existente na TV, pois ainda é um modelo bastante aceitável. No caso da experiência francesa, o modelo aplicado foi baseado no padrão da perspectiva do Reino Unido. "Na escolha do modelo é importante avaliar o contexto social para se propor a interação, com resultados mais satisfatório".
(DOL/Pararijos NEWS)

PRF apreende madeira ilegal em Paragominas

PRF apreende madeira ilegal em Paragominas (Foto: Divulgação/PRF)
(Foto: Divulgação/PRF)
Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam na madrugada desta terça-feira (25) no quilômetro 165 da rodovia BR – 010, próximo ao município de Paragominas, região nordeste do Pará, 67 metros cúbicos de madeira em tora da espécie “Maçaranduba”,, que estavam sendo transportadas ilegalmente.
Durante a fiscalização o condutor do veículo identificado por Paulo Marcos Teixeira de Almeida, 54 anos apresentou Nota e Guia Florestal onde constava a quantidade de 33 toras de madeira, o que conforme na documentação fiscal corresponderia a 50,9110metros cúbicos.
Ao verificar a carga, a PRF constatou que na realidade, o caminhão estava transportando 42 toras de madeira, totalizando 67, 327 metros cúbicos, divergindo da informação declarada na documentação apresentada.
O condutor afirmou ter carregado o veículo no porto do rio Capim, no povoado de Canaã e teria como destino a cidade de Paragominas.
Caracterizado como crime ambiental, configurado com base no Art.46, parágrafo único da lei 9605/98- Lei de Crimes Ambientais, a carga e o caminhão foram apreendidos no posto da PRF em Ipixuna do Pará , para que as medidas legais ambientais sejam tomadas.
(DOL, Pararijos NEWS com informações da PRF)

TJ concede liberdade a ex-vereador de Parauapebas

O ex-presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Josineto Feitosa de Oliveira, teve o pedido de liberdade provisória concedido pelo Tribunal de Justiça do Pará nesta segunda-feira (24). Ele é acusado de peculato, corrupção passiva, fraude e organização criminosa.
Apesar do habeas corpus, Josineto é obrigado a ficar sem acesso a qualquer órgão da administração pública, não ter contato com réus do caso e não se ausentar do município.      
Ele estava preso desde julho deste ano após a operação ‘Filisteu’, da Polícia Federal e Ministério Público Estadual, que também prendeu os vereadores José Arenes e Odilon Sanção, que no mês de abril questionou o valor do salário de vereador no município. Os dois respondem as acusações em liberdade.
(Pararijos NEWS)

Professores apresentam andamento de projeto


Professores apresentam andamento de projeto (Foto: Divulgação)
Professor Marcos César da Rocha Seruffo apresenta alguns detalhes na execução do projeto (Foto: Divulgação)
O andamento do projeto Global ITV, com a concepção dos testes e atividades em parceria com a RBATV, é o tema da palestra que está sendo ministrada neste momento pelo professores Marcos César da Rocha Seruffo e Marianne Kogut Eliasquevici, ambos da Universidade Federal do Pará. O 2º Workshop Global ITV acontece nesta terça-feira (25), no auditório do Grupo RBA.
No auditório da RBA, pesquisadores, estudantes e comunicadores participam do evento que tem como objetivo principal discutir a realidade e avanços da TV digital, com enfoque no projeto Global ITV.
"Buscamos entender a lógica do consumo midiático, observando - entre outros - os fatores sócio-econômicos, aspectos do acesso à tecnologia e os diferentes tipos de uso da tecnologia", explicou a professora Marianne. "A partir da checagem dos fatores relevantes, partimos para avaliar a qualidade da experiência do usuário".
Para os testes com o Global ITV, os pesquisadores buscaram entender de que forma cada fator vai determinar a experiência do usuário. "A tecnologia do Global, como qualquer outra, deve ser avaliada observando a realidade na qual estará inserida". lembrou Marianne, destacando a dificuldade, já que consideramos a França e Brasil, e dentro do país, realidades tão distintas como Pará e São Paulo.
"Chegamos num protocolo multimetodológico, gerado a partir das necessidades do projeto, com procedimentoa que nos permitissem diretrizes de testes no pior cenário possível", disse a pesquisadora.
Todo o andamento do projeto, importante na atualidade de discussão dos rumos da TV Digital no Brasil e no Mundo, está sendo apresentado com exclusividade, hoje, em evento no Grupo RBA.
(Pararijos NEWS)

Regulamentação de alternativos não avança na CMB


Regulamentação de alternativos não avança na CMB (Foto: Ricardo  Amanajás/Diário do Pará)
(Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
A tentativa de antecipar a votação do artigo (147) que regulamentava o transporte alternativo em Belém foi motivo de divergência na Câmara Municipal, nesta segunda-feira (24). A proposta, entretanto, não foi à diante.
A sessão especial votou o projeto de lei que altera o capítulo da Lei Orgânica de Belém (Lomb) referente aos transportes. O projeto é de autoria do Executivo e foi enviado com pedido de prioridade pelo prefeito Zenaldo Coutinho. O projeto atraiu representantes de diversas categorias profissionais que lotaram a galeria da CMB.
O vereador Iran Moraes (PT) criticou o pedido de urgência do prefeito Zenaldo Coutinho à Câmara. "Causa estranheza, porque esse projeto ficou aguardando votação nesta Casa durante anos", disparou.
Para Mauro Freitas (PSDC), não haveria dificuldades para aprovar um projeto que regulamentaria o transporte alternativo. A aprovação seria fundamental para melhorar o deslocamento dos trabalhadores nos bairros mais distantes. O vereador fez um apelo para que se retirassem as emendas parlamentares, com objetivo de facilitar a votação.
A vereadora Marinor Brito (Psol) também se declarou favorável. "É preciso regulamentar o transporte alternativo para que haja dignidade na prestação do serviço".
VALE TRANSPORTE
Fernando Carneiro (Psol) chamou atenção para o fato de que a votação não dizia respeito apenas à regulamentação do transporte alternativo. "Existem muita coisa escondida na emenda do Executivo. O projeto não faz referência ao transporte público durante 24 horas. Mas lembro que esta Casa aprovou um projeto que regulamentou o funcionamento do comércio por 24 horas". Também afirmou que o projeto não definia a idade média da frota. "Isso abre espaço para que a frota continue velha e para falta de critérios para substituição desses ônibus".
Carneiro apresentou emenda obrigando a prefeitura a intervir nas empresas que não prestassem serviço de forma condizente. “Precisamos corrigir muita coisa nesse projeto”.
Um dos pontos mais polêmicos sobre o Fundo Municipal de Transportes diz respeito ao uso dos recursos obtidos com os vales transportes que não forem usados dentro do prazo de validade. O texto original do artigo 154 estabelecia prazo máximo de 365 dias. Depois, o dinheiro seria revertido para o fundo e usado para implementação de melhorias do sistema, como construção de abrigos e sinalização. Essa "forma de apropriação" dos recursos do trabalhador foi alvo de críticas da bancada de oposição.
(DOL, Pararijos NEWS, com informações da CMB)

Detran suspende emissão de primeira CNH em todo o Pará


Estão suspensos, a partir desta segunda-feira (24), todos os processos para emissão de primeira carteira nacional de habilitação (CNH) que estão em curso e que tenham origem com pedido de transferência de jurisdição. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado, em portaria assinada pelo diretor-geral do órgão, Nilton Atayde. Conforme a portaria, a determinação do Detran tomou com base as investigações realizadas durante a 'Operação Galezia' deflagrada  pela Polícia Civil, no último dia 20, quando foram presas 10 pessoas e cumpridos 42 mandados de busca e apreensão no Pará e no Estado de Tocantins, por envolvimento em esquema de fraudes na obtenção da carteira de habilitação por meio de processos de transferência de jurisdição.
O Detran também determinou o bloqueio de todas as carteiras de habilitação emitidas por meio de transferência de jurisdição, com pedido e autorização em processo de primeira habilitação, através de transferência de candidato na Base de Identificação Nacional de Condutores (Binco) com origem do Estado de Tocantins e destino ao Pará, do período de janeiro de 2011 a agosto de 2015.
O Detran determina ainda que, durante a implantação do sistema biométrico na sede e nos Ciretrans, novos procedimentos de transferências de jurisdição para primeira habilitação deverão ser encaminhados ao Registro Nacional de Condutores Habilitados no Pará (Renach), para análise de requisitos pela Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículo (DHCRV), do Detran. Ainda, segundo o Departamento Estadual de Trânsito do Pará, a Corregedoria Geral do órgão já recebeu determinação para instaurar Processo Administrativo Especial,para apurar todos os processos suspensos e bloqueados, para garantir aos candidatos o contraditório e ampla defesa. Da mesma forma, a Corregedoria Geral do Detran já instaurou Processo Administrativo Disciplinar para apurar a responsabilidade de servidores na fraude e ainda quanto à apuração de quebra dos deveres de ética e obrigações impostas pelas portarias de credenciamento e instruções normativas do Detran aos Centros de Formação de Condutores envolvidos na investigação da Polícia Civil.
Operação Galezia - A ação teve por objetivo apurar fraudes na obtenção de carteiras de habilitação, via pedidos de transferência de jurisdição, requeridos por candidatos de outros Estados, como Tocantins e Mato Grosso, em processo de primeira habilitação ainda em curso, sem que as pessoas interessadas passassem pelas fases obrigatórias para obtenção do documento, como provas teóricas e práticas de direção veicular, impostas pelo artigo 147, da  Lei 9.503/97, e pela Resolução 168/2004, do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Entre os presos, estão servidores do Detran em oito municípios do Pará, donos de Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados pelo órgão estadual, despachantes e uma psicóloga do Estado de Tocantins, que autorizava os laudos médicos aos candidatos.
 (Por: Com informações da Polícia Civil/Pararijos NEWS)

MP vai apurar se houve improbidade de Paulo Chaves

MP vai apurar se houve improbidade de Chaves (Foto: Everaldo Nascimento/Agência Pará)
MP vai investigar se despejo do Boteco foi para favorecer amigos de Paulo Chaves (Foto: Everaldo Nascimento/Agência Pará)
O Ministério Público do Pará instaurou, nesta segunda-feira (24), Procedimento Preparatório (PP) com o objetivo de apurar possível ato de improbidade, atribuído ao secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves.
O MP vai investigar se houve falta de transparência na destinação do espaço do Boteco das Onze, no Complexo Feliz Lusitânia, no bairro da Cidade Velha, em Belém, administrado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Segundo a promotora Elaine Castelo Branco "diversas denúncias veiculadas na imprensa local e em diversos blogs relatam que Paulo Chaves, atual Secretário de Cultura, já foi arquiteto de obras cujos contratantes foram Pedro Berrinson e Amadeus Dias e teria como ato motivador da rescisão contratual, suposto interesse pessoal, pois visaria entregar o espaço aos referidos senhores, hoje reais proprietários".
De acordo com os autos, Berrinson é um dos ex-sócios do Boteco. O outro sócio, que ficou tomando conta do negócio, o paraense Augusto Mesquita chegou a afirmar que havia interesses de Paulo Chaves em favorecer o antigo sócio.
"A conduta do Gestor Público, em tese, se confirmada as denúncias, pode ser enquadrada na Lei de Improbidade Administrativa por ofensa aos princípios da Administração Pública, bem como o possível cometimento de ato de improbidade pelos terceiros beneficiários de possível conduta administrativa ímproba", frisou Castelo Branco.
(Pararijos NEWS, com informações do MP

MEC analisa criação de cursos de Engenharia no PA


MEC analisa criação de cursos de Engenharia no PA (Foto: Divulgação)
Em reunião com Janine, Helder destacou a vocação de Abaetetuba para a produção do pescado (Foto: Divulgação)
Apesar de ter a segunda maior produção de pescado do país, o Pará conta com apenas um curso na área de Engenharia de Pesca, que fica no campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Bragança. Importantes para formar profissionais habilitados para promover o desenvolvimento sustentável do setor pesqueiro, os cursos de graduação e pós-graduação se espalham pelo país.
A partir deste semestre, o Ministério da Educação passa a analisar a criação de cursos de Engenharia de Pesca e de Engenharia Naval, que poderão ser implantados no campus da UFPA de Abaetetuba. Ontem, durante audiência com o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o ministro da Pesca e Aquicultura Helder Barbalho apresentou um balanço sobre as demandas para a implantação de ensino para a área, principalmente nos estados que têm vocação para a produção de pescado, como o Pará e o Mato Grosso.
Participaram do encontro na sede do MEC o coordenador do Campus de Abaetetuba, Eliomar Azevedo do Carmo, o deputado estadual Wanderlan Quaresma (PMDB) e a vereadora Andreia Pacheco (PP). Eliomar apresentou proposta de criação de 56 vagas para os dois cursos (Engenharia de Pesca e Engenharia Naval), sendo 28 vagas por ano para cada um dos cursos, além da criação de 15 vagas anuais para mestrado nestas áreas. 
Helder ressaltou a vocação de Abaetetuba e dos demais municípios do Baixo Tocantins para a produção do pescado. “Abaetetuba é o 6º maior município em população do nosso Estado e é a principal cidade da região, com forte atividade pesqueira. Segundo Helder, são 72 ilhas povoadas na região que, segundo o registro nacional, tem mais de 50 mil pescadores em atividade.

(Diário do Pará/Pararijos NEWS)

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

X-9 escolhe samba para representar o Pará em SP

Compositores paraenses vão disputar a chance de brilhar no desfile da X-9 PaulistanaCompositores paraenses vão disputar a chance de brilhar no desfile da X-9 Paulistana
O samba dos compositores paraenses Rogério Sena, Bruno Sena, Bruno Costa e Silva Júnior, interpretado por Fábio Moreno, foi o vencedor do Festival de Enredos promovido na noite do último sábado, 22, pela agremiação carnavalesca X-9 Paulistana em Belém. A escola está em processo de eleger o samba que embalará os foliões no Carnaval 2016, quando homenageará em seu desfile o aniversário de 400 anos da capital paraense. O eleito local enfrentará outros quatro possíveis sambas criados por compositores paulistas no próximo sábado, 29, momento em que finalmente será conhecido o enredo campeão.
A festa para escolher o samba que representará Belém na disputa foi na sede do Rancho Não Posso me Amofiná. Parentes e amigos dos compositores marcaram presença e cantaram junto durante as apresentações. Para ajudar o público presente, muitos prepararam panfletos com a letra de cada samba. O tema do enredo escolhido pela X-9 para o ano que vem é “Açaí-Guardiã! Do amor de Iaçã ao esplendor de Belém do Pará”. Cada um dos oito sambas foi composto sob este título, abordando assunto sob diferentes óticas.
O que mais agradou os quatro jurados – todos membros da diretoria da X-9 Paulistana – foi o samba que cantou a lenda indígena do açaí, permeando a canção com aspectos culturais, pontos turísticos de referência e fatos históricos que marcaram a capital paraense. Agora, a equipe segue para São Paulo, onde mais uma vez apresentará sua música.(Pararijos NEWS)

Sem Fred e Ronaldinho, Flu está a caminho de Belém



Sem Fred e Ronaldinho, Flu está a caminho de Belém (Foto: JR Avelar)
Fluminense terá dez desfalques para jogo decisivo contra o Paysandu. (Foto: JR Avelar)
O Fluminense embarcou no começo da noite desta segunda-feira (24) com destino a capital paraense para enfrentar o Paysandu, quarta-feira (26), às 19h30, no Mangueirão.
O tricolor carioca terá trabalho para definir o time. Enderson Moreira não poderá contar com dez jogadores para a partida.
Fluminense embarcou para Belém no início da noite desta segunda-feira (24). (Foto: JR Avelar)
Os desfalques são: goleiro Diego Cavallieri (lombalgia), os laterais Wellington Silva (lesão na coxa direita), Giovanni (ruptura no ligamento do joelho direito) e Breno Lopes (fratura no nariz), o volante Rafinha (fratura no pé esquerdo), os meias Gerson e Ronaldinho Gaúcho (fazem recondicionamento físico), e os atacantes Fred (lesão na coxa esquerda), Wellington Paulista (já jogou a Copa do Brasil pelo Coritiba) e Osvaldo (lesão na coxa esquerda).
O provável time para iniciar a partida em Belém deve ser: Julio Cesar, Renato, Gum, Marlon e Gustavo Scarpa; Jean, Edson, Lucas Gomes (Pierre) e Cícero; Marcos Júnior e Magno Alves. O Fluminense tem a vantagem do empate, pois venceu o jogo de ida, no Maracanã por 2 a 1.
O Fluminense realiza um único treino no Mangueirão, terça-feira (25), às 10h.
(Ronald Sales/DOL/Pararijos NEWS)

Pikachu nas Olimpíadas?

Depois de ter jogado muito contra o Flu, Pikachu ganhou elogios de jornalistas de todo o paísDepois de ter jogado muito contra o Flu, Pikachu ganhou elogios de jornalistas de todo o país
Mesmo com a derrota na quinta-feira, o dia seguinte do encerramento dos jogos de ida da quarta fase da Copa do Brasil, pelo menos no Rio de Janeiro, foi todo bicolor. A boa atuação rendeu uma exposição enorme do clube e de seus patrocinadores. O técnico Dado Cavalcanti esteve em um programa da SporTV e o lateral direito Yago em um da Fox Sports. Aliás, Pikachu foi o nome - ou apelido - mais comentado da partida. Mais uma vez seu nome voltou a ser alvo de especulações de que estaria na mira de clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. Flamengo-RJ, Palmeiras-SP e Grêmio-RS teriam voltado a aparecer com interessados no bicolor.
O apresentador do programa “Redação SporTV”, André Rizek, comparou o jogador paraense com Ronaldinho Gaúcho, colocando Pikachu em vantagem. “Hoje, o Pikachu é mais jogador que o Ronaldinho Gaúcho. Se o Ronaldinho está em campo só para bater falta ou fazer um lance de futevôlei dentro da área, o Pikachu faz isso tão bem quanto ele hoje, corre o campo inteiro, defende e ataca. Jogou uma barbaridade.”
No mesmo programa, o jornalista Sidney Garambone comentou que “não entendia porque o lateral, ou ala, do Paysandu, Yago Pikachu, nunca tinha tido uma chance na Seleção (...) se ele jogasse em qualquer dos tais 12 principais grandes clubes do país, duvido que não tivesse tido uma chance.”
O que é fato é que, ontem à tarde, em uma conversa telefônica, o ex-jogador e hoje treinador Charles Guerreiro comentou com o coordenador de seleções da CBF, Gilmar Rinaldi, sobre as características do atleta. “Liguei de tarde para o Gilmar porque, para mim, está óbvio que o Pikachu é um dos melhores laterais do futebol brasileiro no momento. Ele vive uma grande fase e merece ser olhado com carinho”, disse. “Não é porque está em Belém, no Norte, que não pode ser olhado, ainda mais porque ele tem idade olímpica. É um cara de muita qualidade e que passa por um excelente momento”, completou Guerreiro.
Para o treinador, hoje Yago reúne qualidades para estar na Primeira Divisão e em um clube de ponta. “Para mim ele jogaria em qualquer time da Série A, tranquilamente. O Pikachu tem personalidade, experiência e qualidade. Ele sabe o que é defender um clube de massa.”
Sub-20 bicolor estreia na Copa Norte
Enquanto a maior parte da Fiel está com a atenção voltada para o Rio de Janeiro, outra estará de olho e, possivelmente presente, para hoje à tarde, Curuzu. Às 16 horas o time sub-20 do Papão estreia na Copa Norte. O jogo será contra a equipe do São Raimundo-RR, às 16 horas, com ingresso a R$ 10,00.
O técnico Samuel Cândido reforçou com seus comandados alguns erros que foram cometidos no Parazão da categoria. Segundo o capitão do “Papãozinho”, a equipe está pronta para a estreia e ansiosa em busca de uma vitória. “Estamos em uma ansiedade muito grande e ter a oportunidade de participar novamente da Copa Norte e será muito satisfatório para minha carreira”.
Advogados fecham acordo e salvam renda
A expectativa de casa cheia no jogo de volta contra o Fluminense-RJ pela Copa do Brasil, com renda recorde para o Paysandu, ficou ameaçada ontem. Mas, no fim, contornada pelo clube paraense. Uma dívida ainda da década de 1990 poderia levar ao bloqueio de toda a renda da partida da próxima quarta-feira. O ex-jogador Gilson Granzotto, hoje treinador, reclamava na Justiça do Trabalho quase R$ 850 mil, no entanto o departamento jurídico do Papão conseguiu um acordo e o valor foi reduzido para R$ 600 mil, a serem pagos em 24 parcelas de R$ 25 mil. Com isso, o total arrecadado no confronto diante do Tricolor será todo do clube paraense.
Cavalcanti terá elenco completo de novo contra o botafogo
Contra o Fluminense-RJ, quinta-feira pela Copa do Brasil, o Paysandu teve oito desfalques. O goleiro Marcão, o meia-atacante Edinho, o meia Valdívia, os atacantes Everaldo e Welinton Júnior, o zagueiro Fernando Lombardi e o volante Gilson já haviam defendido outros clubes no torneio e não puderam entrar em campo. O oitavo desfalque foi o volante e capitão Fahel, que cumpriu suspensão automática após a expulsão diante do Bahia-BA. Para o jogo de amanhã, contra o Botafogo-RJ, pela Série B, viajaram para o Rio de Janeiro (RJ) Fahel, Valdívia, Edinho, Welinton Júnior e Dão.
Fahel disputa com Augusto Recife uma vaga na equipe, depois do também experiente volante ter sido um dos melhores diante do Tricolor. Hoje de manhã, o técnico Dado Cavalcanti deve comandar o último treino antes do confronto de amanhã com o alvinegro. Ele salientou que pode fazer mudanças, em especial por conta do desgaste físico após o jogo de quinta, mas não adiantou em quais posições e em quais peças isso pode acontecer.
Torcida esgota meia entrada para jogo de volta em dez minutos
O sentimento da torcida do Paysandu após a derrota de 2 a 1 para o Fluminense-RJ, na primeira rodada das oitavas de finais da Copa do Brasil, foi representado na velocidade em que as meias entradas para o jogo da volta, dia 26, foram esgotadas. Ao todo, foi colocada uma carga de 600 bilhetes direcionados para estudantes, volume que foi totalmente vendido em apenas dez minutos. O valor das meias estava fixado em R$ 30,00.
Os demais ingressos estão sendo comercializados ao custo de R$ 60,00 para arquibancadas e R$ 120,00 para cadeira. A partir desta segunda-feira, 24, porém, o preço subirá para R$ 80,00 e R$ 160,00, respectivamente. A partida de volta entre Papão e Fluzão está marcada para as 19h30 desta quarta-feira, no Mangueirão.
Quanto ao jogo de amanhã pela Série B, também será de casa cheia. Mais de 20 mil dos 25 mil ingressos postos à venda foram comercializados ontem. O setor norte do estádio, o mais barato, com ingressos a R$ 20,00, foram os primeiros a serem vendidos. A torcida do Paysandu ficará no setor Oeste Superior.
(Pararijos NEWS)

Vereador tem liberdade provisória concedida

Vereador tem liberdade provisória concedida (Foto: Divulgação/MPPA)
(Foto: Divulgação/MPPA)
O ex-presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, Josineto Feitosa de Oliveira, teve a liberdade provisória concedida nesta segunda-feira (24). Ele é acusado de peculato, corrupção passiva, fraude em licitação pública e organização criminosa. A decisão estabeleceu também o afastamento de Josineto do cargo de vereador. A relatoria do habeas corpus liberatório foi da desembargadora Vera Araújo.
Para a concessão da liberdade, os desembargadores julgadores determinaram medidas cautelares diversas da prisão que deverão ser cumpridas pelo acusado, com base na lei 12.403/2011, como o comparecimento periódico em Juízo até o 10º dia útil de cada mês, mantendo endereço atualizado de todos os imóveis que possua; proibição de acesso e frequência em qualquer órgão da administração pública direta ou indireta, especialmente na Câmara de Vereadores e na Prefeitura Municipal de Parauapebas, excetuando os prédios do Ministério Público Estadual e Poder Judiciário. 
Ele também está proibido de manter qualquer espécie de contato com os demais réus, testemunhas do caso, servidores do Poder Legislativo Municipal, vereadores e prefeito municipal; e proibição de se ausentar da Comarca de Parauapebas.
De acordo com o processo, Josineto estava preso desde o julho deste ano, após desdobramentos da operação Filisteu, deflagrada pela Polícia Federal e Ministério Público estadual em maio deste ano.
Conforme as investigações do MPPA, as fraudes nas licitações públicas teriam ocorrido entre os anos 2013 e 2014. As licitações tinham como objetivo a aquisição de veículos e alimentos para a Câmara Municipal. Também foram presos na mesma operação os vereadores Odilon Sanção e José Arenes (este por porte de arma), que também respondem as acusações em liberdade.
(DOL, Pararijos NEWS com informações do TJPA)

“Só faço sexo por tesão”

A gata recebeu proposta de R$ 250 mil para apenas um programa... recusou.A gata recebeu proposta de R$ 250 mil para apenas um programa... recusou.
Cuem vê o corpaço de Janaina Santucci não imagina que a beldade, de 25 anos, seja mãe de Davi, de 1 ano e dois meses. Capa da revista “Playboy” de julho, a modelo e DJ -que ficou conhecida como sósia de Aryane Steinkopf, mas quer se afastar disso- posou para o site “Ego” após trocar as próteses de silicone dos seios para novas de 500ml cada e mostrou que está ainda mais poderosa no ensaio com temática militar. E a mudança não foi só no corpo.
“Eu acho que trocar as próteses apimentou muito minha relação. Estou me sentindo melhor com meu corpo. Depois que eu tive filho, o seio meio que murchou, não caiu, mas murchou. E não deu nem para esperar o tempo de repouso, rolou (sexo) três dias depois”, diz ela, que namora há seis meses o empresário Leonardo Mendes.
Janaina viu o assédio aumentar após posar para a revista masculina, mas teve de lidar com o ciúme do namorado: “Passei a ser mais assediada depois da revista, por homens e mulheres. Uma disse que o sonho dela era ficar comigo, que nunca ficaria com mulheres, mas que ficaria comigo”, diverte-se Janaina, que garante: “Nunca fiquei com mulher, nem ficaria. Nunca me senti atraída. Eu gosto de outra coisa, gosto do cheiro do homem”. E o que o cara tem de ter para conquistar a loira? “Para me conquistar tem que ser Leonardo Mendes. Com ele não tem hora nem lugar. Já fizemos sexo no estacionamento do aeroporto, já  atrasados para pegar o voo. Temos vontade de transar na poltrona do avião de um voo internacional”, entrega ela.
A modelo também falou sobre o assunto do momento, o “book rosa” (referência da novela “Verdades Secretas”). Ela já recebeu proposta de R$ 250 mil para fazer programa, mas declinou. “Não tenho nada contra quem faz, mas eu não faria. Acho que eu não tenho preço. Eu faço sexo por tesão e vontade, não por dinheiro.”
(Pararijos NEWS)