terça-feira, 29 de dezembro de 2015

População aposta em banhos para renovar a energia

População aposta em banhos para renovar a energia (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
Antes do banho de ervas da virada do ano, é preciso livrar o corpo das energias negativas com outros banhos, diz a erveira. (Foto: Ricardo Amanajás/Diário do Pará)
Antes de pisar na areia branca da praia de Algodoal para comemorar a chegada de 2016, o técnico em segurança do trabalho Mauro Amoras, 42 anos, fez questão de dar uma passada nas barracas das erveiras do Ver-o-Peso, para garantir a compra de banhos para a virada do ano. “Vamos iniciar o ano purificados”.

Longe de Belém há pelo menos 10 anos, desde que se mudou para Manaus (AM), Mauro não esqueceu a tradição que é mantida por muitos paraenses. Além de garantir o próprio banho de cheiro que será tomado na beira da praia, ele ainda apresentou as essências aos amigos que estão conhecendo Belém. “Eu espero que esse banho nos traga energias boas e que, em 2016, o povo consiga buscar meios de sair dessa crise”, disse, enquanto aprendia sobre a ordem correta dos banhos.

Para que os banhos possam fazer o efeito esperado, a erveira Edna Barros, 57 anos, explica que é preciso purificar o corpo das energias negativas. Antes que se aplique o banho do ano novo, deve-se tomar o banho do descarrego por 3 dias seguidos antes da virada do ano. “Ele faz o descarrego para deixar o corpo pronto para receber 2016 com muita paz e coisas boas”. Quarta geração da família a lidar com as ervas e banhos cheirosos, Edna conta que, independente da crise, a procura pelos banhos é grande. Vendendo a R$10 a garrafa da essência que deve ser diluída em água para lavar o corpo, ela aponta que as vendas começaram a aumentar ainda na semana do Natal. “Tem gente que não abre mão de tomar o banho”. Morador de São Luís (MA), o professor Tarcísio Queiroz, 28 anos, é um dos que não perde a oportunidade de atrair energias boas por meio dos banhos. “É sempre bom tomar um banho desse pra renovar as energias, atrair coisas boas”, diz Tarcisio.

PROTEÇÃO

Além dos banhos para o corpo, a erveira Beth Cheirosinha também ensina uma maneira de deixar a casa protegida. Seguindo a lógica das misturas para o corpo, é preciso primeiro eliminar as energias negativas do lar para depois lavar o imóvelcom as ervas. “Joga o banho de descarrego dos fundos da casa para a rua e depois joga o banho cheiroso da porta da rua para dentro, que é pra levar pra dentro tudo que é bom”.

Independente do local aplicado, ela também aponta que a procura é grande, sobretudo no final do ano.

(Cintia Magno/Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário