quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Pará realiza 2º Casamento Comunitário Homoafetivo

Pará realiza 2º Casamento Comunitário Homoafetivo (Foto: Agência Pará)
Durante a cerimônia, 22 casais oficializarão sua união na presença de familiares e também de autoridades (Foto: Agência Pará)
Uma cerimônia vai unir 22 casais no 2º Casamento Comunitário Homoafetivo, na tarde desta sexta-feira (11), em Belém. Os noivos oficializarão sua união na presença de familiares e também de autoridades.
De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), que promove as cerimônias, a oficialização visa garantir os direitos dos diversos movimentos sociais de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), o respeito pela diversidade e a tolerância entre os grupos majoritários e minoritários e ainda promover a segurança jurídica e o reconhecimento aos direitos dos casais homoafetivos.
Em 2012, o Estado do Pará promoveu o primeiro casamento civil comunitário homoafetivo do país.
Antes, esse tipo de união era firmada apenas por um contrato estável. Mas, com a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de maio de 2011, os casamentos civis de casais do mesmo sexo passaram não só a entregar certidões, como garantir direitos, com o reconhecimento e devidos benefícios assegurados.
Para o gerente de Proteção à Livre Orientação Sexual da Sejudh, João Augusto Santos, a cerimônia representa mais uma conquista para a comunidade LBGT do Pará.
“Será um momento de celebração ao amor, igualdade, diversidade e cidadania”, disse.
(DOL/Pararijos NEWS com informações da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário