quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

“Ao pôr do sol” É eleita a música que marca os 400 anos de Belém

Telespectadores da TV Liberal, internautas e frequentadores dos shoppings de Belém elegeram a canção “Ao pôr do sol”, dos compositores paraenses Firmo Cardoso e Dino Souza, como a música que mais marcou os 400 anos de Belém dentro do projeto Belém 400 Anos, desenvolvido pela emissora e que já elegeu o peixe frito com açaí como a comida que mais representa a capital paraense e seu povo. Belém completará 400 anos de fundação em 12 de janeiro de 2016.
O resultado foi divulgado pela TV Liberal ontem de manhã, depois da contagem dos votos pelo aplicativo “Você na TV Liberal, pela internet, por meio do portal G1 Pará, assim como pelas urnas espalhadas em três shoppings de Belém.
A música vencedora ficou marcada na voz do cantor Teddy Max, falecido em 2008. Familiares do cantor fizeram uma campanha na internet, mobilizando amigos para votar. “A gente ficou pilhado na votação”, disse Clébber Max, filho de Teddy, que também é cantor.
A escolha da música que representa os 400 anos de Belém recebeu 97.094 votos durante os sete dias de eleição. “Ao pôr do sol” teve a preferência dos eleitores da internet, desbancando “Flor do Grão Pará”, de Chico Sena, que chegou a liderar nos primeiros dias de votação. Nas urnas e no aplicativo, a vencedora foi a música de protesto “Belém, Pará, Brasil”, de Edmar Rocha, mas a diferença foi insuficiente para desbancar o total de votos recebidos por “Ao pôr do sol”.
Também concorriam as composições “Chamegoso”, de Alfredo Reis; “Sinhá Pureza”, de Pinduca; “Pecados de Adão”, de Eloi Iglesias; “Uirapuru”, de Waldemar Henrique; “Bom dia Belém”, de Edyr Proença e Adalcinda Camarão; “Foi assim”, de Ruy Barata e Paulo André Barata; e “A força que vem das ruas (Belém Belém)”.
Para o compositor Firmo Cardoso, que compôs a canção ao lado de Dino Souza na Praia do Carananduba, em Mosqueiro, a escolha de “Ao pôr do sol” coroa o trabalho que eles começaram com Teddy Max e mais a produção de Pinduca. Firmo também parabenizou as Organizações Romulo Maiorana (ORM) pela iniciativa.
Símbolo - Ontem mesmo o Projeto Belém 400 Anos, da TV Liberal, lançou uma nova enquete. O público escolherá qual o símbolo dos 400 anos de Belém. Concorrem o bairro da Cidade Velha, o Círio de Nazaré, o Forte do Castelo (Forte do Presépio), o túnel das mangueiras e o Ver-o-Peso.
A votação já está valendo pelo aplicativo Você na TV Liberal, pelo portal G1 Pará e pelas urnas espalhadas nos shoppings da capital paraense. A votação acontecerá até a próxima terça-feira, 22. (Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário