sábado, 7 de novembro de 2015

Mulheres da região do capim ganham mamógrafo

Mulheres da região do capim ganham mamógrafo (Foto: Divulgação)
Políticos estiveram durante a entrega do aparelho que poderá salvar milhares de vida na região do Capim, no Pará (Foto: Divulgação)
Prevenir o câncer de mama através de exames e diagnósticos precisos era uma realidade até então distante das mulheres da Região do Capim, interior do Pará.

Nesta quinta-feira (5), no entanto, a história começou a mudar com a implantação de um mamógrafo na cidade de Dom Elizeu onde poderão ser feitos os exames de mulheres das localidades próximas.

O aparelho foi adquirido pelo Instituto Prevenir, "A Casa da Mama", de Dom Elizeu, e tem parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, em São Paulo. 
Essa foi uma luta liderada pelo vereador José Pereira, (PMDB), 478 pacientes já foram encaminhadas para fazer tratamento em Barretos e agora a implantação do mamógrafo na cidade facilitará os exames das mulheres da região do Capim. 
A conquista tem o apoio do prefeito Joaquim Nogueira Neto, da deputada Simone Morgado, do deputado Chicão e do senador Jader Barbalho.
Na solenidade que anunciou a conquista do mamógrafo, o senador Jader Barbalho parabenizou o importante serviço que a população ganhou e também vai contribuir com o instituto doando um aparelho chamado "CR" que faz a leitura digital do diagnóstico para agilizar o atendimento. 
A prefeitura de Dom Elizeu também ajuda no deslocamento dos pacientes para fazer o tratamento no Hospital de Câncer de Barretos.
A ideia do vereador Pereira ganhou dimensão regional no sudeste do estado e será implantado por outros voluntários em Marabá e Paragominas. 
Pereira se apaixonou pela luta contra o câncer quando foi em busca de tratamento para ele próprio e conheceu o belo trabalho gratuito oferecido pelo Hospital de Câncer de Barretos. A partir de então ele vem realizando campanhas para ajudar a curar pacientes diagnosticados com a doença. 
Durante a inauguração o Senador Jader Barbalho chamou atenção dos homens para a importância dos exames para prevenir o câncer de próstata e observou também que todos fiquem atentos à campanha Novembro Azul direcionada à saúde masculina. 
(DOL/Pararijos NEWS com informações de Dinan Laredo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário