quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Divulgados número de casos de malária no Pará

Divulgados número de casos de malária no Pará (Foto: Divulgação/Agência Pará )
(Foto: Divulgação/Agência Pará )
Comparado ao mesmo período do ano passado, os números de casos de malária no Pará reduziu 30%. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na terça-feira (21). Entre janeiro a setembro de 2015, foram registrados 7.702 casos de malária, sendo que em 2014, neste mesmo período, o número de casos confirmados foi de 10.455.
“As ações de prevenção e combate são realizadas com o apoio de barcos grandes e voadeiras que levam microscopistas para os municípios. Além, é claro, da distribuição de mosqueteiros para prevenção da doença à população, principalmente dos municípios de difícil acesso”, disse Bernardo Cardoso, diretor do Departamento de Controle de Endemias da Sespa.
Para livrar a população da doença no estado também foram implantadas Unidades de Diagnóstico e Tratamento (UDT) em todo o território paraense. São 860 no total. Além disso, as equipes de campo estão equipadas com motos, carros e utilizando microscópios que ajudam a detectar a doença juntamente com as secretarias de Saúde dos 144 municípios. Sem contar com os mosquiteiros que são distribuídos, gratuitamente, para a população.
“No ano passado, de janeiro a dezembro, foram constatados cerca de 13 mil casos e esse ano a previsão é de no máximo 9 mil. Uma redução significativa da doença”, acrescentou Bernardo Cardoso.
Em 4 anos 
O número de casos caiu de mais de 180 mil, em 2010, para cerca de 11,6 mil em 2014. As principais ações que levaram a esse resultado positivo foram a distribuição de 180 mil mosquiteiros impregnados de inseticida à comunidade e a garantia de funcionamento das Unidades de Diagnóstico e Tratamento (UDT), onde são feitos os exames laboratoriais para diagnóstico da malária e distribuídos os medicamentos. 
Desde a década de 90, o controle da malária é focado no diagnóstico precoce e tratamento da doença. A borrifação, que tem como alvo o mosquito, é usada em casos especiais, devido ao risco de contaminação das pessoas e meio ambiente.
(DOL, Pararijos NEWS com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário