domingo, 18 de outubro de 2015

Ação em escola melhora a vida de comunidade

Ação em escola melhora a vida de comunidade (Foto: Divulgação)
Alunos recebem guardas municipais em sala de aula e conhecem mais sobre assuntos relativos à segurança e comportamento nas escolas (Foto: Divulgação)
As escolas, que ano passado estiveram por várias vezes na página policial, podem ter nos agentes de segurança grandes parceiros para mudar essa realidade. No dia do professor, comemorado ontem, a notícia boa vem de um projeto no município de Marituba, Região Metropolitana de Belém, onde os estudantes estão tendo palestras e trocando experiências com o Grupamento da Ronda Escolar (GRE) da Guarda Municipal, que desenvolve nas escolas o projeto Escola da Paz.
No primeiro semestre a Escola Laura Falcão recebeu o projeto piloto onde 33 alunos participaram das palestras, oficinas e passeio educativo. No segundo semestre, o projeto se estendeu às escolas Emilia Clara, Geracinda Begot, Nadeia Guimarães e Maria do Carmo.
De acordo com a coordenação do programa, o objetivo da Guarda Municipal, que já vem trabalhando com essa proposta desde o ano passado, é desenvolver o trabalho preventivo e de combate às drogas dentro das escolas, através das palestras em sala de aula e de rondas constantes nas proximidades das instituições. 
Os temas trabalhados em sala de aula são: drogas, bulling, família e cidadania, Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e educação no trânsito. Este último será ministrado pelos agentes de trânsito do munícipio.
Para o comandante da Guarda Municipal, Capitão Moraes, essa iniciativa tem sido proveitosa para os alunos e para o bom desempenho da educação escolar.
“Nosso objetivo, além de levar segurança como guardas municipais, é também ampliar o conhecimento desses alunos para coisas que não são rotineiras no ensino da sala de aula, como, por exemplo, dizer não às drogas” diz a comandante da GM.
As mudanças no comportamento dos alunos que participam do projeto são visíveis aos olhos de quem acompanha de perto. É o caso da dona de casa Maria Elidalva, que tem duas netas que participaram do Escola da Paz.
“Ver a  Guarda Municipal participando ativamente na educação dos alunos é muito gratificante. Minhas netas sempre chegavam com coisas novas para contar em casa, deixaram de falar palavrões e serem respondonas”, conta dona Maria, que mora em frente à Escola Laura Falcão há 22 anos.
Segundo os professores, os alunos também se mostraram mais responsáveis com as atividades escolares e estão mais atentos às disciplinas.
O Escola da Paz acontece até dezembro, quando termina o período letivo. Ao final, os alunos farão um passeio coletivo no Museu Emílio Goeldi e receberão certificados. 
(DOL/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário