segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Nova zona eleitoral no Pará será implantada em Juruti

(Foto: Frank Walace/Semcom)(Foto: Frank Walace/Semcom)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologou a criação de uma nova zona eleitoral, que será sediada no município de Juruti, oeste do Pará.  Atualmente, o município tem 29.482 eleitores.
O eleitorado de Juruti pertencia a 22ª Zona Eleitoral, que é sediada em Óbidos. E o acesso  entre os municípios é fluvial. Com a criação do cartório, os eleitores não precisarão mais se deslocar para realizarem a votação em outra cidade. “O que vai acontecer agora, é que vai ter um cartório em Juruti, que vai facilitar a vida daqueles eleitores porque além da distância de Juruti para  Óbidos ser muito grande, o acesso também é totalmente fluvial. No caso, dará celeridade no processo de votação. O eleitor de Juruti tinha que ir a Óbidos para fazer tudo que fosse necessário a documentação. E agora terá um cartório instalado com juiz, da própria comarca em Juruti”, explicou o chefe de cartório de Santarém, Márcio Mendonça.
De acordo com Mendonça, a criação da nova  zona eleitoral foi aprovada por unanimidade pelos juízes membros do Tribunal Regional Eleitoral. A previsão, é que na próxima eleição, a zona esteja ativada. “O presidente do tribunal faz o processo de criação de zona eleitoral e é colocado em julgamento.  Foi aprovado por unanimidade pelos juízes membros do Tribunal Regional  Eleitoral. Conforme está na legislação, eles encaminham para o Tribunal Superior Eleitoral, onde o TSE homologou. O processo volta para o Tribunal Regional Eleitoral, para que o TRE proceda com a instalação, parte física, mobiliária e recursos humanos”, explicou Mendonça.
Atualmente, o Tribunal Regional Eleitoral do Pará tem 104 zonas eleitorais.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário