Google+ Badge

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Comer peixes pode reduzir risco de ter depressão

Comer peixes pode reduzir risco de ter depressão (Foto: Reprodução)
Saúde: comer peixes regularmente pode reduzir em 17% o risco de ter depressão (Foto: Reprodução)
O peixe é um alimento importantíssimo para a saúde, por ser fonte de proteína de alto valor biológico e gordura boa, é importante consumi-lo de duas a três vezes por semana. Um novo estudo traz mais um motivo para você incluir esse tipo de carne no seu dia a dia: pessoas que consumem peixe regularmente tem 17% menos chance de ter depressão.
A descoberta foi feita a partir da análise de 26 estudos que envolveram um total de 150.278 pessoas. Pesquisadores chineses observaram nesses estudos que quanto mais peixe as pessoas consumiam no seu dia a dia, menor a chance de apresentar depressão ao longo da vida. A correlação foi mais forte em homens, chegando a ter 20% menos chances de apresentar o problema. No estudo, eles levaram em conta apenas o quadro de depressão, sem considerar depressão na gravidez ou depressão pós-parto e os estudos envolviam pessoas de diversas populações.
Os estudos não entraram em detalhes quanto ao mecanismo que relaciona o consumo do peixe com a depressão, mas o mais provável é que isso esteja relacionado aos ácidos graxos ômega 3 que atuam nos neurotransmissores serotonina e dopamina, que se relacionam com a sensação de bem-estar no cérebro. Além disso, é provável que pessoas que comam as quantidades recomendadas de peixe também sigam dietas mais saudáveis, o que é benéfico para o corpo e cérebro como um todo. 
(DOL/Pararijos NEWS com informações do site MSN)