quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Casarão da antiga Faculdade de Direito será reinaugurado

Casarão da Trindade, que será reinaugurado hoje, marca a gênese do ensino do Direito na região amazônica Casarão da Trindade, que será reinaugurado hoje, marca a gênese do ensino do Direito na região amazônica
A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Pará, reinaugura hoje o Casarão da Trindade, onde, por muitos anos, funcionou a antiga Faculdade de Direito do Pará. O prédio, que abriga desde 1982, a seccional da OAB-Pará, será aberto para visitação a partir das 18h, oportunidade em que haverá concerto da Orquestra Jovem Vale Música, regida pelo maestro Miguel Campos Neto.
Entre os convidados estão o presidente do Tribunal de Justiça do Pará, desembargador Constantino Augusto Guerreiro. O presidente da OAB-Pará, Jarbas Vasconcelos, lembra que o convite às autoridades e à sociedade apresenta a história do chamado “Casarão da Trindade”. Desta forma, a diretoria da Ordem, ao modernizar e valorizar o importante prédio do patrimônio cultural do Pará, renova o compromisso com a história e a memória de várias gerações de advogados que se formaram pela antiga faculdade e também dirigiram a entidade.
De acordo com a assessoria de comunicação social da OAB, “é incerta a data de construção do centenário Casarão da Trindade”. No início do século passado, ele já existia: em 1901, o Casarão foi adquirido pelo Instituto “Teixeira de Freitas” para abrigar a Faculdade Livre de Direito. Para sua aquisição, foi decisiva a colaboração do então governador Augusto Montenegro, que atendeu à reivindicação da diretoria do Instituto “Teixeira de Freitas”.
O governador solicitou ao Congresso Legislativo Paraense crédito especial de 50 Contos de Réis destinado à aquisição do prédio próprio, exigência do governo federal para autorizar o funcionamento da Faculdade Livre de Direito, oficialmente instalada em 31 de março de 1902.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário