segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Playboy reagiu à prisão com tiros de pistola, diz polícia

Delegados de diferentes corporações detalharam na tarde deste sábado (8) a operação que terminou com a morte de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy, no Conjunto de Favelas da Pedreira, Zona Norte do Rio, neste sábado.
Segundo Fabrício Pereira, da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil, Playboy tentou resistir a tiros de pistola. Ele afirmou que uma pistola Glock foi apreendida na casa onde o traficante morreu e, na residência de sua namorada, foi encontrado um Fuzil 762.
Foto: Reprodução (TV Globo)Foto: Reprodução (TV Globo)
Segundo a polícia, a operação começou por volta de 12h. Ainda de acordo com Pereira, Playboy estava com quatro homens armados e reagiu no momento em que a equipe da Core chegou à casa de sua namorada. "Ele estava com quatro seguranças e tentou atirar", disse ele. Nenhum dos seguranças, entretanto, foi preso.
Durante a coletiva, o Comando de Operações Especiais (Coe) da PM anunciou que vai ocupar o Complexo da Pedreira por tempo indeterminado. A determinação é da Secretaria de Segurança junto ao Comando da Policia Militar. A ocupação já começa neste sábado (8).
"As ações visando a prisão de marginais e a apreensão de armas continuarão", afirmou Antônio Goulart, da inteligência da Polícia Militar. A ocupação já estava prevista desde ontem, em caso de sucesso na operação de captura do Playboy. "O complexo é bastante extenso. Uma estimativa de 400 homens, no mínimo, seria bom", disse o coronel.
A Polícia Federal afirmou que investiga Playboy e sua quadrilha há um ano. A corporação levantou locais onde o bandido poderia estar. "Outros serao presos em breve", afirmou João Luiz Araujo, delegado da Polícia Federal. A presença de policiais e agentes do estado na folha de pagamento de Playboy, segundo a PF e a PM, "não é impossível de ocorrer". "A investigação vai continuar", afirmou.
Condenado a 15 anos
Um dos traficantes mais procurados do Rio de Janeiro, Celso Pinheiro Pimenta, conhecido como Playboy, morreu neste sábado (8), após ser baleado em uma operação no Morro da Pedreira, na Zona Norte.
Condenado a 15 anos e 8 meses de reclusão por tráfico, roubo e homicídio qualificado, Playboy era foragido do Sistema Penitenciário. Ele tinha recompensa oferecida por sua captura, pelo Disque Denúncia, de R$ 50 mil.
A ação Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Polícia Federal contou com 80 policiais, carros blindados, um helicóptero e o apoio de policiais da Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil e da inteligência da PM do Rio. Segundo informações da Globonews, Playboy tentou fugir após a chegada dos policiais, mas ele acabou morto após um segundo confronto. Ele chegou a ser levado para o Hospital Geral de Bonsucesso, no Subúrbio.
O criminoso era um dos chefes do Morro da Pedreira, e o último remanescente da quadrilha de Pedro Machado Lomba Neto, o Pedro Dom, que durante anos aterrorizou moradores do Rio de Janeiro, invadindo residências para assaltar, segundo o Disque Denúncia.
Pedro Dom, um jovem de classe média que mergulhou no crime, foi morto pela polícia na Lagoa, Zona Sul, em 2005. Playboy atuava também na comunidade da Lagartixa, em Costa Barros, na Zona Norte.
Ainda segundo o Disque Denúncia, Playboy teria comandado o grupo de cerca de 50 criminosos de uma facção criminosa, que saíram do Caju para tomar o comando do tráfico de drogas das Vilas do João e Pinheiros, no Complexo da Maré, Zona Norte, dominadas pelo Terceiro Comando Puro (TCP).
Encontro com coordenador do Afroreggae durante entrevista
O traficante foi entrevistado pela revista Veja, em fevereiro, num encontro que teve a presença do coordenador do Afroreggae, José Júnior. Neste sábado, José Júnior publicou um trecho inédito do vídeo da entrevista em seu Facebook. Segundo ele, Playboy pediu para que a gravação só fosse divulgada quando ele morresse ou se entregasse. No vídeo, o traficante diz que era "um ser humano que tentou ser trabalhador, mas as circunstâncias não permitiram".
Criminoso roubou depósito
Entre os crimes mais ousados que teriam relação com Playboy nos últimos meses está o roubo de 193 motos de dentro de um galpão terceirizado do Departamento de Transportes Rodoviários do Rio (Detro), na madrugada do dia 31 de dezembro, em Fazenda Botafogo, Zona Norte.
No depósito, ficavam motos rebocadas por irregularidades. Cem criminosos participaram da invasão ao local, e não houve reação por parte dos funcionários do galpão porque mulheres e crianças foram usadas como escudo pelos bandidos.
O caso é investigado pela 40ª DP (Honório Gurgel), e, segundo a polícia, o assalto teria sido comandado por Playboy. Além de ser investigado por roubos de carros na região de Costa Barros e na Pavuna, Playboy também é suspeito de estar envolvido com a invasão de uma piscina da Vila Olímpica de Honório Gurgel, na Zona Norte do Rio.
Festa Rio 450 anos
A Polícia Civil investiga ainda uma grande festa realizada na véspera do aniversário de 450 anos do Rio, em março de 2015, no Morro da Pedreira, em Costa Barros, no Subúrbio da cidade. E segundo investigações, a comemoração teria sido organizada por Playboy.
Na época, o secretário José Mariano Beltrame disse que não ia "valorizar marginal", a respeito da festa promovida por Playboy, e afirmou ainda que pretendia prender outro traficante, o Pezão, da VilaCruzeiro, na Penha, no Subúrbio.
"Não vou valorizar marginal. Esse Playboy surgiu há uns dois anos e está sendo valorizado. Primeiro vamos prender o Pezão, da Vila Cruzeiro. Temos a certeza que ele também vai ser preso. Já prendemos bandidos no Paraguai, no Nordeste, em todos os lados. Nossa meta não é prender um ou outro. Nossa meta é reduzir a criminalidade, como estamos fazendo em Acari, um importante núcleo de armas pra os bandidos da Zona Norte", disse Beltrame, na ocasião.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário