quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Pará vacinará contra pólio


A partir do dia 15 deste mês, pais e responsáveis devem levar crianças entre seis meses e menores de cinco anos ao posto de saúde para serem vacinadas contra a poliomielite e atualizar a caderneta de vacinação.
A mobilização segue até o dia 31 deste mês, com o propósito de vacinar 666.157 crianças contra a paralisia infantil, o que corresponde à meta de 95% do público-alvo, informou ontem a Agência Pará.
Para a atualização vacinal não ficou estabelecida meta, segundo informa a nota técnica da Divisão de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), que já recebeu do governo federal 700 mil doses orais contra a poliomielite, distribuídas pela Sespa aos 13 Centros Regionais de Saúde, que por sua vez já estão encaminhando as vacinas aos municípios de abrangência.
A Sespa esclarece que toda campanha de vacinação é executada pelas secretarias municipais de saúde, que têm nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) os principais locais de referência para a imunização.
Sendo assim, no território paraense serão 3.306 locais fixos, como as UBSs, e 74 fluviais que estarão disponíveis para aplicação das vacinas, além dos 360 postos volantes que funcionarão exclusivamente para o Dia D de Mobilização Nacional para as duas campanhas, no sábado, 15 de agosto.
Para as duas campanhas no Pará estarão envolvidos na mobilização 22.380 trabalhadores, entre profissionais de saúde e técnico-administrativos, além de 822 carros, 32 barcos, 18 lanchas, 22 motocicletas, três cavalos e dois búfalos.
Meta é “manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite”
Indicada para crianças de seis meses a menores de cinco anos, a vacina contra a poliomielite será aplicada em gotas. No informe técnico, a coordenadora estadual da Divisão de Imunizações da Sespa, Jaíra Ataíde, explica que o objetivo é “manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite de forma homogênea em todos os municípios, visando evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no País. Para isso, a população alvo deve ser vacinada”.
Em relação à campanha de atualização de vacinas, o informe técnico chama a atenção dos responsáveis pelas crianças para que cumpram, com rigor, o calendário nacional de imunização.
A ideia é que, ao levar a criança para tomar a vacina de pólio, as equipes de vacinação façam uma conferência no cartão para liquidar as pendências existentes.
Atualização - Para a atualização vacinal somente de crianças de seis meses a menores de cinco meses, estarão disponíveis doses de BCG (contra as formas graves de tuberculose); Febre Amarela; Hepatites A e B; Menincocócica C; Oral de Rotavírus Humano; Pentavalente (que previne difteria, tétano, coqueluche, infecções por Haemophilus Influenzae B e Hepatite B); Pneumocócica 10 valente (que protege as crianças de bactérias tipo pneumococo, que causam doenças graves como meningite, pneumonia, otite média aguda, sinusite e bacteremia); Tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e Triviral (sarampo, caxumba e rubéola).
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário