sábado, 22 de agosto de 2015

Pará ganha destaque na exportação do boi vivo

Pará ganha destaque na exportação do boi vivo (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
Após celebração de acordo entre Brasil e Turquia, o Pará passa a ter destaque no fornecimento de boi vivo àquele país. Com o estabelecimento do contrato, o boi vivo brasileiro, destinado à engorda, poderá ser exportado através do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI).
Essa certificação é importante porque possibilita um crescimento no número de exportação de boi vivo do país, já que garante a qualidade do produto. O Estado também já havia sido incluído no acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos, líder nessa modalidade de exportação.
A partir do certificado, o mercado deve ser ampliado, segundo informa o superintendente federal da Agricultura do Pará, Josenir Nascimento. O Pará é um dos Estados com uma das maiores infraestruturas em porto de embarque para a pecuária, segundo a Agência de Defesa Agropecuária (Adepará). 
Além disso, o município de São Félix do Xingu é um dos maiores produtores de carne bovina do país, pois possui o maior rebanho do Brasil com mais de 1,7 milhões de cabeças. A partir do acordo, o governo brasileiro será o responsável na fiscalização de inspeção sanitária. 
Demorou três anos para o estabelecimento do contrato, que foi avaliado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Depois disso, os técnicos sanitaristas no Pará deram continuidade às negociações e o acordo foi firmado.
(Wal Sarges/Diário do Pará/Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário