segunda-feira, 3 de agosto de 2015

MPE investiga governo por falta de transparência

MPE investiga governo por falta de transparência (Foto: Diário do Pará/Arquivo)
Governador está sendo investigado pela falta de transparência em sua gestão (Foto: Diário do Pará/Arquivo)
A falta de transparência nos gastos dos recursos públicos por parte do atual Governo do Estado está na mira do Ministério Público Estadual (MPE). O órgão instaurou inquérito civil para apurar o cumprimento da lei que obriga os gestores a divulgar, em portal específico na internet, todos os dados sobre receita e despesa das obras oficiais. A ação foi instaurada no início deste ano.
De lá para cá, o Estado foi questionado, oficialmente, sobre as medidas para cumprir a lei e chegou a responder ao MPE, informando que tem disponibilizado os dados no portal da auditoria geral do Estado.Nesta segunda fase da investigação, a página será avaliada por técnicos do MPE. O trabalho começou na semana passada.
“Não basta ter o portal. É preciso que ele esteja atualizado e que as informações sejam de fácil acesso aos eleitores”, afirma Elaine Castelo Branco, promotora de Justiça de Direitos Constitucionais Fundamentais, Defesa do Patrimônio Público e da Moralidade Administrativa.Um problema já observado está nas placas indicativas das obras.
Na última terça-feira, a reportagem do DIÁRIO visitou as obras dos hospitais Regional de Castanhal e Abelardo Santos, em Icoaraci. Em ambos, as placas informam o valor e dias totais necessários para a conclusão das obras, mas não indicam a data de início e previsão de término, o que impede o contribuinte de saber se as construções estão seguindo o cronograma.
Essa é uma das manobras dos governantes para ludibriar a sociedade. E é contra esse tipo de atitude de Simão Jatene que o MPE está trabalhando.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário