quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Famílias do Pará atendem exigências

Thiago Vilarins
Da Sucursal
Mais de 98% das crianças e gestantes beneficiárias do Bolsa Família no Pará, que foram acompanhadas durante o primeiro semestre deste ano, cumpriram as condicionalidades de saúde do programa. O percentual representa 434.826 (98%) crianças de até sete anos com as vacinas em dia e 15.579 (98,8%) grávidas com o pré-natal também em dia. Em todo o Brasil, os percentuais são ainda maiores. Correspondem a 99,2% tanto para as crianças quanto para as gestantes - 5,5 milhões e 234, mil, respectivamente.
O Ministério da Saúde, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), registrou dados de 645.478 famílias no Estado do Pará, número que representa 80,2% do total com perfil para acompanhamento. No País são 8,9 milhões de famílias (73,9% do total). “Os números mostram que de fato as famílias estão tendo acesso ao serviço básico de saúde. As condicionalidades reforçam esse direito àqueles que são historicamente excluídos”, destaca Rodrigo Lofrano, coordenador-geral de Acompanhamento das Condicionalidades do MDS.
Dentre os municípios paraenses, todos apresentaram mais de 96% de cumprimento das condicionalidades de saúde do programa. Em 18 deles, 100% das crianças acompanhadas estavam com a vacinação em dia. Em 86, todas as gestantes estavam com o pré-natal em dia. O acompanhamento de saúde é feito a cada seis meses e é um compromisso das famílias que integram o programa e do poder público para ampliar o acesso dos beneficiários a direitos sociais básicos.  Os recém-nascidos e as crianças de até 7 anos devem ser pesados, medidos e ter o calendário de vacinação atualizado. Mulheres entre 14 e 44 anos ou que estejam grávidas também devem ser assistidas.
Desde ontem, quando começou o novo período de pagamento do Bolsa Família, mais de 10 milhões de famílias, sendo 804.720 do Pará, começaram a receber mensagens no extrato de saque informando sobre o início do acompanhamento de saúde no segundo semestre. “As equipes de saúde já estão mobilizadas para fazer o registro das informações”, explica Lofrano.
Lofrano lembra que as famílias que mudaram de cidade devem acompanhar as condicionalidades no novo endereço. 
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário