quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Estado cria estratégias contra crise e desemprego

7 1

O governo estadual definiu ontem algumas medidas do conjunto de ações que será anunciado às 16h da próxima terça-feira, dia 25, pelo governador Simão Jatene, para conter o desemprego e criar oportunidades de trabalho neste período de crise econômica. As principais são a desoneração de alguns tributos, simplificações de licenciamentos e a qualificação profissional. Reunidos na sede da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, no bairro do Umarizal, em Belém, oito secretários estaduais e quatro dirigentes de órgãos, coordenados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Adnan Demachcki, decidiram que haverá desoneração de ICMS para todos os insumos da cadeia da piscicultura e para a produção do frango paraense e ainda diferimentos do ICMS para a industrialização do açaí e cupuaçu. Quanto ao mercado de trabalho, serão qualificados trabalhadores já empregados, para que sejam mantidos no emprego, e desempregados, para que consigam uma vaga.
O governador determinou a edição de ações imediatas, na esfera estadual, visando estimular a economia, manter o nível de empregos ou no mínimo reduzir o número de desempregados. “O cenário econômico nacional é crítico seja para a iniciativa privada como para o poder público, mas o governador Simão Jatene tem as rédeas nas mãos’’, destacou Demachki.  A expectativa é de que as elas surtam efeito já neste segundo semestre. Somente nos cinco primeiros meses deste ano, o Pará perdeu 11,2 mil postos de trabalho, reflexo da crise econômica nacional que ocasionou no mesmo período a perda de 252 mil postos de trabalho em todo o País. Mas, mesmo sofrendo drásticas reduções na transferência dos repasses federais e desoneração de exportações, por exemplo, o Estado tem aumentado os investimentos (crescimento de 16% nos últimos quatro anos)  e pago em dia sua folha de pessoal e encargos, graças à ampliação da receita própria.
O Pará tem resultado primário positivo está entre os oitos Estados brasileiros a manter o seu equilíbrio fiscal com a melhor performance na relação dívida/receita líquida corrente. ‘’Temos grande responsabilidade sobre isso e não queremos penalizar o povo trabalhador’’’, frisou Demachcki, na presença dos oito secretários estaduais e de quatro dirigentes de órgãos da administração direta, na sede da Sedeme.
Participaram da reunião o secretário de Desenvolvimento de Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza de Melo; Nilo Emanoel Rendeiro de Noronha, da Fazenda (Sefa); de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Luiz Fernandes Rocha; de Integração de Políticas Sociais, Izabela Jatene; de Turismo (Setur), Adenauer Góes e Heitor Pinheiro, da Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Também estiveram presentes o secretário adjunto de Comunicação, Samuel Mota; Justiniano de Queiroz Netto, secretário extraordinário de Estado do Programa Municípios Verdes; Antonio Saboia de Melo Neto, Procurador-Geral do Pará, o presidente do Banpará, Augusto Costa, a diretora do Cred Cidadão, Tetê Santos e o presidente da Jucepa, José Cláudio Carneiro Alves.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário