segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Dom Teodoro se despede da capital e vai para Ponta de Pedras

Dom Teodoro Mendes foi homenageado com uma missa pelos católicos de Belém (Foto: Fábio Costa / O Liberal)Dom Teodoro Mendes foi homenageado com uma missa pelos católicos de Belém (Foto: Fábio Costa / O Liberal)
A comunidade católica da capital paraense se despediu oficialmente ontem do bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Teodoro Mendes, que a partir do próximo domingo, 16, assume a função de bispo coadjutor da Diocese de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó. Na manhã de ontem, foi celebrada uma missa solene na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Alberto Taveira Corrêa, em homenagem ao bispo auxiliar. Centenas de fiéis participaram da cerimônia, que foi marcada pela comunhão da alegria - devido ao novo desafio recebido por dom Teodoro -, e tristeza, em virtude da despedida. Após atuar por quatro anos como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, dom Teodoro deixa um legado de evangelização e pastoreio episcopal nas comunidades da capital, trabalho que o tornou muito querido entre os fiéis católicos, principalmente na região das ilhas da Região Metropolitana.
De pé, os cristãos que lotaram a Basílica na manhã de ontem aplaudiram o bispo auxiliar após o seu pronunciamento de agradecimento. Durante a missa de despedida, dom Alberto Taveira contou um  pouco da história que levou o cabo-verdense Teodoro Mendes ao cargo de bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém. “A  missa de hoje teve esse sabor de despedida a quem fez muito bem a todos nós, e vai fazer muito bem à diocese de Ponta de Pedras”, disse. Ainda de acordo com o arcebispo de Belém, dom Teodoro é o primeiro bispo africano na história das Américas. “Isso é uma honra para a Arquidiocese de Belém e para o estado do Pará”, assevera.
Ao final da missa, o bispo auxiliar agradeceu a acolhida, e pediu aos fiéis que rezem por ele.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário