quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Artistas e vereadores celebram Dia do Carimbó

Apresentações de carimbó marcaram a sessão especial realizada ontem na CâmaraApresentações de carimbó marcaram a sessão especial realizada ontem na Câmara
Artistas e vereadores se uniram, na tarde de ontem, para comemorar o Dia Municipal do Carimbó, celebrado em 26 de agosto, durante sessão especial em alusão à data realizada na Câmara Municipal de Belém (CMB). O evento incluiu apresentações de integrantes da banda sinfônica da Guarda Municipal e de artistas da terra que integram grupos como Carimbó de Bolso e Curuperé. A lei que institui o Dia do Carimbó, de autoria da vereadora Marinor Brito (PSOL), foi sancionada em 26 agosto de 2004.
A data foi escolhida por ser o dia do aniversário do Mestre Verequete, considerado o Rei do Carimbó. O artista paraense morreu em 3 de novembro de 2009. “Ele é um símbolo de resistência da cultura popular, por ter dado imensas contribuições junto com outros nomes importantes do carimbó paraense, como Mestre Lucindo e o próprio Pinduca, que é mais contemporâneo. Escolhemos essa data para fortalecer as raízes culturais do nosso povo e estamos fazendo questão de homenageá-lo com essa sessão simbólica”, disse Marinor Brito durante a sessão.
Para a vereadora, o dia em alusão ao carimbó deveria ser pautado no calendário educacional da rede municipal. “Gostaríamos que a data fosse debatida em todas as escolas municipais e em eventos culturais, para fortalecer os artistas que se envolvem com o carimbó, entre eles cantores, compositores, músicos e dançarinos”, destacou.
(Pararijos NEWS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário