quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Caroço de açaí pode ajudar cooperativas

Na última semana, Belém recebeu o I Encontro Internacional de Inovação e transferência de tecnologia da Amazônia Oriental. Foram apresentados trabalhos de relevância social e empresarial para empresas, gestores de inovação, pesquisadores e à sociedade em geral.
Durante o evento, a pesquisa sobre reutilização do resíduo do caroço de açaí foi destaque. O estudo, que teve início na Universidade Federal do Pará (UFPA) e Museu Emílio Goeldi (MPEG).  integra a tese de doutorado do Dr. Antônio Mesquita e surgiu ao se detectar que a fibra nunca tinha sido usada com esse propósito. “A fibra do açaí era usada, somente, como co-geração de energia em caldeiras. Hoje temos a aplicação dela no ecopainel, que sem dúvida movimentará a população local com a geração de emprego e renda”, afirma o pesquisador.
Ao final de três anos de pesquisa e vários ensaios da fibra tanto mecânico quanto físico, o resultado é um produto de origem ecologicamente correta, no qual foi agregado fibras de resina do óleo de mamona. O produto, que ainda não é comercializado, tem custo mais baixo que o MDF comum – de fibra de Eucalipto sp. Sem contar que a descoberta simboliza uma nova utilização ao resíduo do fruto, uma vez, que cerca de 1.200 toneladas de caroços são descartados diariamente na região metropolitana de Belém.
O trabalho intitulado “Ecopainel de fibra do açaí: uma inovação tecnológica para o Brasil” irá proporcionar a formação de cooperativas de catadores de caroço de açaí, valoriza-se a matéria prima da Amazônia e ainda se estimulará a economia com o desenvolvimento de oportunidade  de negócios sustentáveis para a população local.
O evento concebido pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Rede Namor) é coordenado pelo Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e formado por diversas instituições de ciência e tecnologia (ICTs) da região.
(Pararijos NEWS, com informações da assessoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário