quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Hospital Regional do Marajó amplia serviços à comunidade e oferece Certidão de Nascimento

A partir de agora, todos os bebês nascidos no Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, sairão de lá com a sua cidadania oficializada. É que o hospital passou a oferecer o serviço cartorário para emissão da Certidão de Nascimento, atendendo uma das diretrizes para a conquista do título Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O HRPM está em busca dessa certificação que é inédita entre os hospitais regionais públicos.
A instituição já se prepara para obter esse reconhecimento, concedido pelo Ministério da Saúde (MS), desde fevereiro deste ano, com várias  prática já foram implantadas para adaptar rotinas e procedimentos realizadas no hospital, a fim de atender os critérios estabelecidos pelo MS.
 O HRPM já institui uma comissão para condução das ações e promoção de diversas atividades junto aos colaboradores e usuários.
Das práticas mais recentemente implantadas, destacam-se a criação do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno Exclusivo (Gaame), que visa repassar informações e orientações sobre a importância do aleitamento materno e esclarecer todas as dúvidas sobre a gestação e pós gestação às usuárias gestantes e, as que já tiveram seus filhos com até seis meses de vida. É misto de apoio emocional e aprendizado
A outra é o serviço cartorário, que emitiu a sua primeira Certidão de Nascimento com o nome do bebê Isaac Victor Martins Oliveira. O pai, Edvan Nunes, 26, motorista, residente em Breves, achou a iniciativa providencial. “Achei a novidade excelente, pois só tenho cinco dias da licença maternidade para resolver uma série de compromisso. Vou ganhar tempo e meu filho já vai sair daqui como um cidadão”, comentou o pai feliz da vida pelo nascimento de seu primeiro filho.
A mãe, Maria da Luz da Rocha Martins, 32, professora, teve Isaac Martins, de parto de Cesário e está muito feliz em sair com a família do hospital, com a Certidão de Nascimento em mãos. “O atendimento foi muito bom e sair daqui com a parte documental do meu filho resolvido é melhor ainda. Só tenho a agradecer”.
Segundo o escrevente do Cartório do 2° Ofício, José Mauro Gomes Braga, 34, o mais novo serviço do HRPM está instalado na sala onde funciona o setor de Humanização, e funcionará, inicialmente, segunda, quarta e sexta-feira, pelo expediente da tarde.
Segundo a presidente da Comissão do IHAC, a nutricionista Elines Pereira, os pais dos bebês devem tirar o documento no hospital em até 72 horas, após o nascimento, e de acordo com o IHAC, os hospitais devem garantir a emissão da Certidão de Nascimento de. No mínimo, 70% bebês nascidos na instituição.
Sobre as reuniões periódicas do Gaame, ela informou que a última aconteceu na sexta-feira passada, 14, e reuniu dezenas de mães e seus bebês, com abordagens de assuntos do aspecto emocional da maternidade. Mas, já houve também encontros que ensinaram, por exemplo, a  massagem terapêutica Shantala, que em linhas gerais age para relaxar o corpo do bebê, alivia as cólicas e melhora a respiração.  “Os temas de cada encontro seguem uma programação, mas também atendemos sugestões das mãezinhas”, explicou Elines Pereira, que não esconde seu otimismo quanto a conquista da certificação da IHAC.
Dando prosseguimento à fases de implementação das ações do IHAC, a nutricionista informa que em outubro foi aprovada a política interna da IHAC e este já foi aprovada a normatização do GAAME, bem como a implantação do serviço de cartório.

Aleitamento - A Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), foi idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações para a infância (Unicef) para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. O objetivo é mobilizar os funcionários dos estabelecimentos de saúde para que mudem condutas e rotinas responsáveis pelos elevados índices de desmame precoce.
O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, garante assistência de média e alta complexidade com as mais variadas especialidades, com equipe multiprofissional capacitada e tecnologia de ponta à população estimada em 270 mil habitantes dos municípios vinculados ao 8° Centro Regional de Saúde (8°CRS), composto por Bagre, Curralinho, Anajás, Portel, Melgaço, Gurupá, além de Breves.
O HRPM possui 70 leitos entre Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, infantil e neonatal , dispõe de centro cirúrgico equipado com tecnologia de ponta, corpo clínico  e equipe mutiprofissional capacitada nas especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, clínica médica, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. O HRPM assegura atendimento de qualidade e humanizado.
Assim como nos demais hospitais regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados do Hospital Municipal e passam por avaliação da Central Regional de Regulação
Serviço: O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: 3783-2127 / 3783-2140.
Vera Rojas
Jornalista DRT: 1090Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing
(91) 3241.1811/9365.3089/83990599.
Pararijos NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário