quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Estudante paraense é empossada como Jovem Senadora

Estudante paraense é empossada como Jovem Senadora (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
A estudante paraense Raquel Iara Lavareda Jamacaru, 16 anos, da Escola de Ensino Fundamental e Médio Dr. José Márcio Ayres, localizada no bairro do Tapanã, em Belém, teve a redação premiada no concurso nacional Jovem Senador 2014, promovido pelo Senado Federal. Na tarde desta terça-feira (18), Raquel foi empossada no cargo de Jovem Senadora, numa sessão no Plenário do Senado Federal, em homenagem aos finalistas do concurso.
O tema da redação deste ano foi “Se eu fosse senadora”. Raquel Iara participou do concurso junto com outros estudantes do país. Eles discutiram e elaboraram leis, como fazem os senadores da República.
“Se eu fosse senadora buscaria elaborar projetos para trazer essas crianças e esses jovens de volta à escola, porque assim, além de melhorar a educação no país, contribuiria para a diminuição da criminalidade, já que os jovens teriam melhor capacitação profissional e seriam mais preparados não só para o mercado de trabalho, como também para a vida”, declarou Raquel.
Participaram do certame 500 estudantes, de 15 escolas paraenses. Na redação, Raquel acertou no ponto central dos desafios de educadores no Brasil, ao enfocar a evasão escolar, processo que atinge basicamente os alunos do ensino médio nas cidades brasileiras.
A estudante conta que entendeu o concurso como uma oportunidade para externar sua preocupação diante da necessidade de maior mobilização nacional em defesa da educação. “Essa seleção me incentiva a estudar mais e investir na minha carreira, porque assim eu também estou incentivando as pessoas, os cidadãos, a não desistirem de suas reivindicações, de seus direitos”, afirmou.

(Pararijos NEWS, com informações da Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário