terça-feira, 18 de novembro de 2014

Eleições: Justiça homologa resultado e diplomação será amanhã

Todos os candidatos eleitos no Estado do Pará, nas eleições gerais de outubro, serão diplomados no dia 19 de dezembro. A sessão solene de diplomação será às 10h, no Centro de Eventos “Benedito Nunes”, da Universidade Federal do Pará. O resultado final do pleito, com a proclamação dos eleitos, foi homologado no dia 11 de novembro, nos termos do voto do juiz federal Ruy Dias de Souza Filho, responsável pelo relatório geral de apuração. Dentre os nomes dos eleitos divulgados logo após o resultado da apuração, no dia do pleito, houve apenas uma mudança para a diplomação, que irá mexer na composição da Assembleia Legislativa do Estado do Pará: o candidato José Raimundo de Oliveira (Pros), conhecido como Belo, entrará no lugar de Rui Begot (PR), que passa a ser o primeiro suplente do partido.
Durante toda a campanha, Belo concorreu com o registro indeferido por não ter apresentados todos os documentos obrigatórios no registro. Os documentos só foram apresentados no julgamento dos embargos declaratórios. Por conta disso, os 34.282 votos que recebeu nas urnas foram contabilizados em separado. Mas ele recorreu e conseguiu decisão favorável na Justiça Eleitoral, possibilitando que seu registro fosse deferido. Após a nova decisão da Justiça Eleitoral, os votos passaram a constar no cômputo geral, ficando o candidato à frente de Begot, que obteve apenas 25.330 votos.
Conforme o relatório geral de apuração aprovado semana passada e com base em informações da Secretaria Judiciária, ainda existem 16 processos de registro de candidatura sub judice, “podendo haver eventuais e pontuais modificações nos resultados do pleito”.
Outras mudanças, além da que envolveu Belo, foram observadas após a divulgação do pleito, com o julgamento dos processos de registro de candidatura que estavam sub judice, mas elas não chegaram a mexer na composição dos eleitos.

TRE-PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário